sábado, 23 de julho de 2011

Mais um Mogi tem novo caso de meningite

Vigilância Epidemiológica tomou providências e adotou ações preventivas após mais uma notificação da doença
Adriano Vaccari

Rapaz está internado no Hospital Luzia de Pinho Melo e o estado de saúde é considerado regular
A Vigilância Epidemiológica Municipal recebeu ontem uma notificação de meningite meningocócica do tipo C e já tomou todas as providências necessárias para o bloqueio da doença. A vítima é um rapaz de 23 anos que mora no Estado do Piauí e veio para Mogi das Cruzes para trabalhar na construção civil. Ele está internado no Hospital Luzia de Pinho Melo e o seu estado de saúde é considerado regular. 
Como os exames preliminares realizados pelo hospital indicaram tratar-se de meningite meningocócica do tipo C, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde já localizou as pessoas que tiveram contato direto com o rapaz e ministrou o medicamento indicado nestes casos. O material coletado do paciente para uma análise mais detalhada foi coletado e enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Na visita aos comunicantes, a equipe da Saúde também orientou as pessoas que tiveram contato com o paciente para que fiquem atentas aos sintomas e procurem assistência médica rápida em casos suspeitos. Os sintomas iniciais da meningite são febre alta e vômito em jato. Também podem surgir manchas avermelhadas pelo corpo. 
É importante lembrar que todas as meningites são transmissíveis, virais ou bacterianas, e que cada tipo exige uma ação preventiva diferente. Em qualquer caso, algumas medidas de prevenção são importantes, como manter os ambientes sempre muito bem arejados e limpos, evitar aglomerações e lavar as mãos antes das refeições e depois de utilizar o banheiro. 


Notificações
Do início de janeiro até ontem, segundo informações oficiais, foram registrados 21 casos de meningite em Mogi das Cruzes, sendo cinco meningocócicas (incluindo o registro desta sexta-feira). No ano passado, no mesmo período comparativo, a Vigilância Epidemiológica Municipal registrou 31 casos, sendo 14 meningocócicas. É importante lembrar que em 2010 houve surto da doença em Jundiapeba, quando a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ampla ação de bloqueio que garantiu a imunização de 97% da população-alvo (crianças e adolescentes de até 19 anos).


fonte:Mogi News