sábado, 23 de julho de 2011

Potencial Taiaçupeba caminha para se tornar polo turístico nos próximos 10 anos

Além da beleza natural do distrito mogiano, várias ações colocadas em prática desde 2009 vêm atraindo visitantes
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Taiaçupeba já tem vários roteiros elaborados para atrair visitantes por meio do ecoturismo
Distante da capital São Paulo apenas 70 quilômetros, o distrito mogiano de Taiaçupeba tem aquele típico clima de interior, de acordo com o coordenador municipal de Turismo, Fábio Barbosa. Ele acredita que o local tem um grande potencial turístico e com o trabalho que vem realizando em Taiaçupeba, em torno de dez anos o distrito se tornará de vez um ponto turístico importante no Estado, por causa da bela natureza que possui. 




O prazo estipulado por Barbosa é para que algumas adaptações sejam feitas no local. Ele explicou que esse trabalho de estimular o turismo em Taiaçupeba vem acontecendo desde 2009, quando a equipe da Coordenadoria de Turismo introduziu o assunto na comunidade local. "Em um primeiro momento, tivemos de falar com a população sobre a importância em transformar o distrito em um local apropriado para receber visitantes".


O coordenador contou que chegou a levar um grupo de moradores atuantes de Taiaçupeba para o distrito de São Francisco Xavier, na cidade de São José dos Campos. A ocasião era para que eles tivessem a oportunidade de acompanhar como funciona o turismo na localidade, que assim como Taiaçupeba também é uma região próxima da serra do mar. "É essencial que a comunidade entenda qual é o processo, que no caso do distrito é mais lento, pois muitas mudanças precisam ser feitas ainda para que o local comece a desenvolver de vez as atividades turísticas", disse 
Segundo o coordenador, Taiaçupeba precisa de mais investimentos, principalmente no que se refere à hospedagem, pois não conta com pousadas. Barbosa salientou que os empresários necessitam enxergar o potencial turístico do distrito, que tem belas cachoeiras e trilhas, ideais para o ecoturismo. "Faz parte do nosso trabalho incentivar as pessoas a investir no local, trazendo restaurantes e hotéis", disse. 
O distrito já tem roteiros elaborados pelo Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social Sustentável (Gads) a pedido da Prefeitura. Barbosa ressaltou que isso é um importante passo para que mais pessoas passem a investir em Taiaçupeba. O primeiro roteiro foi instituído com o Parque das Neblinas, uma área verde onde são realizadas diversas atividades, além dos lugares que estão localizados em propriedades particulares. 
Outra atração realizada no distrito é o Adventure Camp, evento conhecido nacionalmente, com participação de atletas que fazem uma corrida de aventuras.


Fonte:Mogi News