quinta-feira, 2 de junho de 2011

tradição: Começa hoje a Festa do Divino

tradição:
Começa hoje a Festa do Divino
Quermesse será aberta ao público às 18h30. Evento deve receber cerca de dez mil pessoas
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
Abelhinhas já produziram mais de cinco mil doces para serem vendidos na quermesse e continuarão a produção durante o evento
A Festa do Divino Espírito Santo começa hoje em Mogi. As comemorações religiosas terão início às 18 horas, em frente ao Império do Divino Espírito Santo, localizado na Praça Coronel Benedito de Almeida. De acordo com o festeiro Antônio Lúcio de Lima, a ocasião vai contar com a presença do bispo Dom Airton José dos Santos, que irá abençoar os festeiros e as bandeiras do Divino. Paralelamente às celebrações religiosas, a quermesse será aberta ao público às 18h30, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar.
O festeiro afirmou que os preparativos estão todos concluídos para a festa que segue até o dia 12, com previsão de que entre oito e dez mil pessoas passem por dia no evento. Na quermesse haverá cerca de 30 barracas, sendo algumas de expositores e patrocinadores do evento e outras que irão comercializar alimentos, principalmente aqueles tradicionais, como o afogado e os doces típicos da festa.
Em relação a esses doces, a Casa da Festa, onde são produzidas as guloseimas, está a todo ´vapor´. As famosas abelhinhas, que são voluntárias da festa, já produziram mais de cinco mil quilos de doces, tendo como maior produção os doces de abóbora e batata.
Segundo a coordenadora dos doces de tacho, Maria de Macedo, as abelhinhas continuarão a produção durante os dias do evento, isso porque as iguarias precisam ser repostas nas barracas, pois as vendas são significativas. "Como em todos os anos, os doces produzidos serão consumidos até o fim da festa. Certamente, terão dias em que estaremos fazendo as guloseimas de manhã para que sejam comercializadas à noite na quermesse".
Os outros doces, como o sagu e o arroz, também muito procurados pelos visitantes, são feitos diariamente, pois esses alimentos, ao contrário dos doces de batata e abóbora, precisam ser comercializados logo depois do preparo.



Programação 
A programação da festa é grande e envolve a parte religiosa e folclórica. Destaque para a alvorada, que será nos dias 4 e 12 de junho, a partir das 5 horas. Os fiéis sairão do Império do Divino Espírito Santo e percorrerão as ruas centrais de Mogi, pedindo bênçãos para a cidade. Durante a quermesse, todos os dias haverá shows com apresentações de grupos de catira, duplas e conjuntos sertanejos, grupos de Congada e Moçambique.
A quermesse será realizada no antigo CIP, que fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, no Mogilar. A entrada principal é pela avenida Cívica.

Fonte:Mogi News