Adriano Vaccari

Fundada em 1911, na rua Barão de Jaceguai, Primeira Igreja Batista passou por várias reformas até a construção do prédio atual
A Câmara de Mogi das Cruzes vai conceder hoje o Título de Honra ao Mérito à Primeira Igreja Batista pelos relevantes serviços prestados à sociedade no ano em que ela comemora cem anos de fundação na cidade. A sessão solene está marcada para as 19 horas no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). O título é a mais alta honraria concedida pelo Legislativo a pessoas físicas.
O presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), autor do decreto que autoriza a concessão da comenda, disse que a homenagem se faz necessária em razão da atuação da igreja, que tem se destacado na sociedade não apenas no amparo espiritual, mas também promovendo ações sociais.
"Além disso, a Igreja Batista foi a precursora dos evangélicos em Mogi, quando instalou aqui o primeiro templo de uma denominação evangélica. Hoje, a força que os evangélicos têm na cidade se deve ao trabalho dos batistas", afirmou o vereador.
Segundo ele, Mogi possui atualmente mais de 55 mil membros de igrejas evangélicas espalhados em mais de 300 templos de várias denominações. "Toda esta história teve início com a Primeira Igreja Batista. A honraria é um reconhecimento pela sua atuação ao longo deste um século".
O prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (DEM), disse que estará presente na solenidade, pois a chegada dos batistas marca também o início das atividades da primeira igreja evangélica no município. "É uma comemoração importante para o povo evangélico e também um marco para a cidade", disse.
O pastor da Primeira Igreja Batista em Mogi da Cruzes, Victor Penner, lembrou que, além da obra de evangelização que os batistas vêm desenvolvendo ao longo destes anos, a igreja também se destaca como um balizador de ética, moralidade e de princípios cristãos que sempre nortearam e conduziram os seus preceitos de fé.
Após a solenidade de entrega do título, haverá uma programação especial para comemorar o aniversário da igreja, que foi fundada oficialmente no dia 12 de junho de 1911, na rua Barão de Jaceguai, no mesmo local onde funciona até os dias de hoje. A casa passou por várias reformas até a construção do atual prédio, de linhas modernas, erguido em 1998. A Primeira Igreja Batista deu origem a mais quatro igrejas e uma congregação.
Fonte:Mogi News