terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sucessão já agita os bastidores do Clube de Campo de Mogi

A eleição está marcada para o dia 10 de outubro próximo, mas a abertura de prazo para a apresentação de chapas, com término em 10 de setembro, já movimenta os bastidores do Clube de Campo de Mogi. Reuniões estão acontecendo fora e dentro do Clube e os tradicionais conchavos, característicos dos pleitos da entidade, já começam a ser notados, principalmente nas conversas de bastidores. A eleição poderá contar com até três chapas, segundo apurou a coluna. Uma delas, a Renovação, é formada por dois antigos integrantes da atual diretoria, Aparecida Meniquelli e Julio Maldonado. O papel de oposição radical deverá ser exercido por outra chapa, a ser formada por insatisfeitos com os rumos da entidade nos últimos tempos. Ainda não há informações sobre quem assumirá tal posição, mas já se especula que o grupo do ex-presidente João Braga estaria se articulando para o pleito. Enquanto isso, a situação tenta encontrar o seu caminho, já que o atual presidente, Afonso de Moraes, por motivos pessoais, não pretende concorrer à reeleição. Uma reunião já aconteceu no último final de semana e outras estão programadas para que a solução seja encontrada até quinta-feira. Pelo andar da carruagem, não será surpresa se o atual vice-presidente, Francisco Pieri, o "Chicão", vier a ser o candidato situacionista. Vale esperar e conferir.


Paraíso


Os números reais não são divulgados, mas sabe-se que o Paradise Golf & Lake Resort registrou, nas férias de julho, uma diária média 30% acima do valor de 2010, o que fez com que a meta de receitas fosse superada em 58%.


Adeus


Cíntia Abravanel, filha de Silvio Santos, passou o final de semana em Mogi. Acompanhou a derradeira apresentação da peça "Pinóquio", no Cemforpe, que marcou também o fim do Centro Cultural Grupo Silvio Santos. Suas atividades se encerraram por conta de uma "reestruturação interna" nas empresas do Homem do Baú.


Petebistas

Internado por conta de um procedimento cirúrgico, Walter Bolzani Jr. diz que o empresário Ronaldo Alabarce "é o cara" para concorrer à Prefeitura pelo PTB, mas que ele ainda terá de dizer ser irá ou não se candidatar. Garante que continua presidente do partido e que, durante sua ausência, quem assume é o vice, Virgílio Medeiros. Gilberto Moro fica como secretário e articulador político.


Candidatos

O advogado Gustavo "Tatau" Ferreira liga para a coluna e garante que o partido que ele preside em Mogi, o PP de Paulo Maluf, irá sim lançar candidato a prefeito nas eleições municipais do próximo ano. Será o ex-vereador Austelino  Ferreira Mattos, que renunciou a seu mais recente mandato na Câmara. O presidente do Sincomércio, Airton Nogueira, deve disputar uma vaga no Legislativo.


Fonte:O Diário de Mogi



Semáforos surpreendem motorista



No primeiro dia de operação dos semáforos instalados na rotatória da Praça Kazuo Kimura (Habib’s) - o início do funcionamento dos equipamentos ocorreu ontem por volta das 12 horas - houve congestionamento de carros devido à falha na sincronização das máquinas instaladas na Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, no sentido Mogilar - e na própria rotatória no sentido avenidas Francisco Rodrigues Filho e Yoshitero Onishi, no Bairro Nova Mogilar.


O problema foi resolvido logo em seguida por Paulo Castillo, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Transportes, que novamente esteve no local acompanhando o fluxo de veículos para aferir os semáforos e instalar os tempos dos ciclos de funcionamento dos equipamentos.


No entanto, apesar da ação rápida do técnico da Prefeitura de Mogi, a fila de carros na Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho chegou a ter aproximadamente 500 metros de comprimento e ficou parada até a entrada de veículos do Mogi Shopping na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, travando de vez o trânsito nesta localidade. O fluxo de veículos no local voltou ao normal somente 30 minutos depois. No entanto, por volta das 18 horas, a situação se repetiu.


"É por ainda ocorrer este tipo de problema que vamos manter os equipamentos em funcionamento, mas sempre atentos aos índices e às filas de carros que se formarem nesta via e na Avenida Francisco Rodrigues Filho, no sentido Bairro-Centro", explicou Castillo.


Mesmo após o fluxo de carros ficar normal no local, muitos motoristas passavam xingando os funcionários da Administração Municipal, fazendo gestos negativos com a cabeça e com as mãos em sinal de desaprovação ao novo sistema viário na rotatória da Praça Kazuo Kimura.


"Bastaria um pouco de educação e bom senso para resolver o problema. Aliás, é um fato inédito em minha carreira de mais de 20 anos trabalhando com o trânsito, esta instalação de semáforos em uma rotatória, que já é um dispositivo justamente para reduzir os acidentes", disse, citando o trabalho que desenvolve em São Paulo como integrante da equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo.


A operação de ontem contou novamente com o apoio de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, que auxiliavam os motoristas mais desatentos e desabituados a se orientar pelos semáforos recém-instalados. "Muitos ainda têm o hábito de passar direto, olhando apenas para a via e verificando se esta está livre", declarou.


De acordo com Castillo, pequenas mudanças ainda serão feitas no local. "Vamos instalar um semáforo no canteiro central da Avenida Francisco Rodrigues Filho para que o motorista que está na rotatória no sentido Centro-Bairro possa visualizar melhor a sinalização. Além disso, mudaremos o ponto de ônibus da Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho para outro local", informou.


Ele revelou que, em acordo com o Mogi Shopping, será utilizada uma baia de acesso desativada do centro de compras para que os ônibus com destino ao Terminal Estudantes possam estacionar.


Já os veículos que seguem no sentido César de Souza devem ganhar um ponto em frente à Rua Loraci Della Nina Tavares, na pista da Avenida Francisco Rodrigues Filho, no sentido Bairro.


Fonte:O Diário de Mogi

Decisão sobre lixão sai em 90 dias



Noventa dias. Esse é o prazo que o Governo do Estado terá para dizer se as falhas apontadas num relatório entregue ontem pela Prefeitura de Mogi das Cruzes são suficientes para arquivar o processo de licenciamento, e acabar de vez com as pretensões da Construtora Queiroz Galvão de instalar um lixão no Distrito Industrial do Taboão, ou se eventualmente podem ser sanadas, ainda que isso demande tempo. A boa notícia é que antes desse parecer da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), está descartado o agendamento de uma nova audiência pública para apresentação do projeto pelo empreendedor, como garantiu o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas.


"Vamos discutir agora, a partir da documentação entregue pela Prefeitura, se o processo continua ou não", ressaltou Covas, que ao lado do presidente da Cetesb, Otávio Okano, recebeu o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) e assessores no início da tarde de ontem.


O pedido de arquivamento do processo do lixão foi entregue ao secretário junto com os relatórios técnico e jurídico elaborados pelo Município, os quais apontam 38 itens de inviabilidade técnica, seis vícios de procedimento ambiental e 12 omissões nos estudos técnicos. "A Cetesb, através do Daia (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental), terá de 60 a 90 dias para responder se os erros apontados podem ser sanados ou se o processo deve ser arquivado", adiantou Covas.


O presidente da Cetesb explicou que a documentação entregue pela Prefeitura será analisada ponto a ponto e, se necessário, técnicos do Estado irão a campo para fechar a conclusão se o empreendimento é viável ou não. A princípio, Okano disse que hoje as possibilidades são 50% de arquivamento do processo e 50% de continuidade da tramitação, mas ele ponderou que a inexistência de uma certidão atualizada de uso e ocupação do solo pode ser a principal vantagem a favor de Mogi das Cruzes.


"Não dá para, de antemão, falar que a possibilidade de um fato ocorrer é maior do que a do outro. Vamos colocar na mesa, analisar cada apontamento. Esse é um caso que requer estudo para uma decisão final. Não cheguei a ver, mas uma das coisas que está ali (na documentação da Prefeitura) é a questão da certidão de uso e ocupação do solo. Sem a certidão fornecida pelo Município você não pode fazer a implantação de nenhum empreendimento", avaliou Okano.


A declaração do presidente da Cetesb foi seguida de um esclarecimento feito pelo prefeito Bertaiolli, de que a certidão de uso e ocupação do solo anexada pela Queiroz Galvão no processo de licenciamento está vencida há seis anos e não há chances de ser renovada até porque o zoneamento municipal não permite mais a instalação de um lixão no Distrito do Taboão.


Ainda de acordo com o presidente da Cetesb, caso o parecer do Estado seja pela inviabilidade do projeto do aterro, o único caminho que restará à Queiroz Galvão será recorrer para a Justiça se insistir no lixão. "Do ponto de vista técnico, o caminho seria buscar uma outra área, um outro local para instalar o aterro porque se o projeto em análise for considerado inviável, nós vamos negar a licença. Faremos um parecer desfavorável a implantação do empreendimento", frisou Okano.


Isenção
O secretário Covas disse ontem que o processo de discussão de um aterro na Cidade é muito complicado e é natural que a classe política e a sociedade civil se organizem. Ao Estado, por sua vez, cabe unicamente a análise técnica. Segundo ele, a Cetesb não pode ser vulnerável a pressões políticas. "Não é uma questão política que vai determinar se o empreendimento está em acordo ou desacordo com a legislação ambiental", assegurou.


Covas ressaltou que o arquivamento do processo de licenciamento do lixão, como pleiteia a Cidade, dependerá do tipo de erro que é apontado pela Prefeitura de Mogi. "Pode ser um erro que basta o empreendedor sanar a informação para que o processo continue, ou podem ser erros que justificam o arquivamento do processo. A Prefeitura diz que há 38 pontos de irregularidade técnica, seis vícios de procedimento e 12 omissões nos estudos. Agora, a Cetesb vai verificar se isso realmente é encontrado no processo", completou.


Fonte:O Diário de Mogi

Obra deverá começar amanhã



As obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas devem ser iniciadas amanhã. A previsão foi feita no fim da última semana, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante visita à Baixada Santista. A expectativa é de que, nesta quarta-feira, o tucano compareça a um dos seis municípios que serão cortados pelos 43,8 km da supervia, entre as regiões do ABC Paulista e do Alto Tietê, para o lançamento oficial dos serviços. A construção das pistas está estimada em R$ 1,9 bilhões e a previsão de conclusão é de 36 meses.


Alckmin anunciou o início das obras na última sexta-feira, quando esteve em Santos para entrega de 60 ônibus das linhas de concessão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Ontem, a Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado informou que o evento está "previsto" na agenda do governador. Porém, de acordo com o órgão, até o momento, a cerimônia não está oficialmente confirmada e ainda não há qualquer definição sobre o horário ou o local do possível evento.


Consultada, a Assessoria de Imprensa da Concessionária SPMar, responsável pelas obras dos trechos Sul e Leste do Rodoanel, informou, no final da tarde de ontem, que a empresa aguarda a confirmação da agenda de Alckmin para marcar a cerimônia de lançamento da obra. Caso o início dos serviços seja confirmado para amanhã, haverá uma pequena antecipação no cronograma previsto pela empresa. O próprio governador Geraldo Alckmin, em visita a Guararema, no início do mês de junho, fez uma previsão de que a construção das pistas seria iniciada em setembro.


O Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas vai passar pelos municípios de Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. As intervenções previstas para o município de Suzano possuem destaque especial no projeto. A Cidade vai abrigar o maior viaduto de toda a rodovia, que terá 11 km de extensão. O elevado é tecnicamente chamado de "Encontro Leve Estruturado" e será erguido como uma alternativa de engenharia para diminuir os impactos ambientais nas várzeas dos Rios Tietê e Guaió.


O trecho Leste será interligado ao trecho Sul, na Avenida Papa João XXIII, em Mauá, e se estenderá até a Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. A obra terá o mesmo padrão do restante da via, que terá duas pistas com quatro faixas de rolamento, sendo que cada uma terá 3,60 metros, com o acostamento de 3 metros e faixa de segurança de um metro. A velocidade diretriz da via será de 120 quilômetros por hora.


Acessos


Estão previstos apenas quatro acessos ao Trecho Leste, sendo três localizados na região do Alto Tietê. As alças ficarão no ponto final do Trecho Sul,  em Mauá; na Rodovia Henrique Eroles (SP-66) em Suzano, na Ayrton Senna (SP-070), em Itaquaquecetuba, e na Presidente Dutra (BR-116), em Arujá. Haverá praças de pedágio em todas estas áreas. As cobranças serão de responsabilidade da própria SPMar que, em novembro de 2010, venceu a licitação para administração do Trecho Sul (já construído) e construção e
administração do Trecho Leste.


Fonte:O Diário de Mogi

Prefeitura e PM mantêm blitze



VANDALISMO Combate a pichações é uma das ações do grupo
Alexandre Barreira


Nos dois últimos finais de semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com a Polícia Militar (PM), tem realizado blitze por várias partes da Cidade com o objetivo de orientar e prevenir as pessoas que circulam à noite no Município.


De acordo com o coronel Eli Nepomuceno, secretário municipal de Segurança, as ações preventivas são concentradas em algumas situações específicas, como o combate ao vandalismo - principalmente a pichações -; orientação ao motorista para que evite parar em fila dupla ou estacionar em locais proibidos; utilização de som alto em veículos que venham a atrapalhar a ordem pública; brigas e desordens; entre outros problemas.


"Nos dois finais de semana em que realizamos as blitze, houve uma boa aceitação por parte dos cidadãos que foram abordados. Além disso, não ocorreram nestes dias flagrantes de pessoas embriagadas ao volante", registrou Nepomuceno.


Segundo o secretário, as operações contaram com o apoio de policiais militares e funcionários da Guarda Municipal, do Departamento de Fiscalização e de agentes de trânsito. "Temos realizado operações em alguns locais específicos, como a Praça Norival Tavares; Avenida Francisco Rodrigues Filho - nas proximidades do Rancho Vacaloca -; no Largo do Carmo; e na Avenida Cívica", destacou Nepomuceno, reforçando que cerca de 50 pessoas participam das blitze nestes locais.


Nas proximidades do Rancho Vacaloca, de acordo com o secretário, serão feitas alterações importantes no trânsito que, inicialmente, estão em fase de orientação aos motoristas. "Vamos proibir em definitivo o estacionamento de carros na Avenida Francisco Rodrigues Filho, no sentido Bairro-Centro, em frente e nas proximidades da casa de shows. Temos orientado os proprietários de veículos para que não estacionem mais sob a pena de serem multados", informou. "No sentido contrário da mesma Avenida, também nas proximidades do Rancho Vacaloca, orientamos o proprietário a sinalizar a via com cones para delimitar a entrada dos veículos no estacionamento do local e isso, no último final de semana, já foi realizado", completou. 
O secretário informou que estas medidas foram necessárias devido ao aumento no número de reclamações que chegam até a Secretaria de Segurança por meio do serviço 0800. "São em média de 15 a 20 reclamações por dia", atestou, salientando que as operações ocorrem nas noites da sexta-feira, sábado e domingo, tendo início por volta das 22 horas e se estendendo até às 3 horas do dia seguinte.




Fonte:O Diário de Mogi

Vetado aumento a aposentado



Para mostrar rigor fiscal e impedir pressão por aumento de gastos, a presidente Dilma Rousseff vetou a possibilidade de conceder reajustes acima da inflação para aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefício com valor superior ao do salário mínimo no ano que vem.


Esse foi apenas um dos 32 artigos que a presidente retirou da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), atendendo recomendação da equipe econômica. "Não há como dimensionar previamente o montante de recursos a serem incluídos na PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) para 2012, uma vez que, até seu envio, a política (de reajuste) em questão poderá ainda não ter sido definida", justificou o Palácio do Planalto ao vetar o artigo.


Com o veto, os aposentados e pensionistas do INSS receberão a variação da inflação, medida pelo INPC.


A decisão da presidente, publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), foi aplaudida por alguns, pois segura o aumento dos gastos em um ano que promete ser mais difícil para o País por conta da crise econômica em economias desenvolvidas.


"Achei a decisão correta. Tem que preservar o poder de compra, mas não repassar ganho real. Não tem como sustentar isso no logo prazo", explicou o economista Marcelo Caetano, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e especialista em previdência. Ele ressaltou que num cenário de instabilidade econômica mundial, a presidente Dilma precisa mostrar compromisso fiscal.


Para o senador Paulo Paim (PT-RS) e para o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins, o veto à negociação de um aumento real só demonstra a falta de sensibilidade política.


"Era uma emenda que permita uma negociação. Não havia garantia concreta de nada", afirmou, indignado, Paim. "Eu não vetaria isso. O ideal é estabelecer o diálogo. Todo ano de crise é a mais coisa. O aposentado sempre acaba pagando a conta", acrescentou o senador, lembrando que recentemente o governo anunciou medidas de desoneração de impostos para o setor empresarial.


Martins frisou que foi pego de surpresa com a notícia. "Os aposentados estão de luto. Na LDO havia a previsão de negociação, mas não estava nada definido. Na Era Collor, os caras pintadas iam para rua. Na Era Dilma será a vez dos caras enrugadas", disse o presidente da Cobap.


Em 1º de setembro já está marcado um encontro entre as 22 federações de aposentados do País para avaliar o que poderá ser feito para pressionar o governo a conceder reajustes acima da inflação. Todos os anos esses aposentados e pensionistas tentam, sem sucesso, ter a correção de seus benefícios equiparados a do salário mínimo, que atualmente é inflação acumulada mais o crescimento do PIB de dois anos antes.


Na LDO de 2011, formulada no ano eleitoral de 2010, também foi aprovada com um artigo que permitia a negociação de ganho real para os aposentados e pensionistas que recebem mais que um salário mínimo. Na ocasião, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vetou o artigo, mas, apesar das pressões dos beneficiários do INSS, o reajuste dado foi de apenas 6,47% - a variação do INPC acumulada em 12 meses.


Desde 1997, o governo federal tem garantido ao aposentado a correção do benefício pela inflação.


A presidente Dilma também derrubou da LDO, conforme antecipou o Grupo Estado, o estabelecimento de uma meta para reduzir o déficit das contas públicas para o equivalente a 0,87% do Produto Interno Bruto (PIB) já no próximo ano. Também foi retirado do texto artigo que estabelecia que os gastos do custeio não poderiam crescer acima dos investimentos.


Além disso, ao contrário do que gostaria o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o Tesouro Nacional não terá que pedir aval do Congresso Nacional para emitir títulos da dívida pública e não haverá reserva de recurso - equivalente a 1% da receita líquida - para pagamento de emendas parlamentares.


Foi vetado ainda artigo que assegurava, mesmo sem mencionar valor, o compromisso de pagamento de despesas como é o caso de ressarcimento a Estados exportadores que perderam receitas com a Lei Kandir.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma entra em colisão com MP e PF



PROMESSA Dilma assegura que o governo vai se dedicar a coibir os crimes onde eles ocorrerem


BRASÍLIA


Pressionada pela base aliada, a presidente Dilma Rousseff entrou em rota de colisão com setores do Ministério Público e da Polícia Federal ao criticar ontem os excessos da "faxina" que atingiu a cúpula do Ministério do Turismo, atingindo integrantes do PT e do PMDB.


Em discurso breve, porém duro, a presidente afirmou que "o País é composto de cidadãos de bem, que abominam o crime e prezam a legalidade". Acrescentou que o governo vai se dedicar a coibir os crimes onde eles ocorrerem. Ao mesmo tempo, Dilma avisou que fará tudo para coibir "abusos, excessos e afrontas à dignidade de qualquer cidadão que venha a ser investigado".


Embora não tenha se queixado diretamente de ninguém no discurso, Dilma tem demonstrado insatisfação com o comportamento da PF e do MP no caso que envolveu a prisão de servidores do Ministério do Turismo ligados a líderes políticos e a divulgação de fotografias dos detidos sem camisa. As prisões provocaram a ira de parlamentares da base aliada no Congresso.


Segundo Dilma, o seu governo quer "uma Justiça eficaz e célere, mas sóbria e democrática, senhora da razão e incontestável em suas atitudes e providências".


Em entrevista ao "Estadão" ontem, em Macapá, o Procurador da República Celso Leal, representante do Ministério Público pelas investigações sobre as fraudes no Ministério do Turismo, saiu em defesa da Operação Voucher. Para ele, não houve excessos na ação que prendeu 36 pessoas na semana passada, entre elas a cúpula do Ministério do Turismo - como o secretário-executivo, Frederico Silva Costa, e o secretário Nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins.


Segundo o procurador, quem critica não conhece a investigação. "É interessante que as críticas partem de pessoas que não têm conhecimento, não têm acesso aos autos", disse. "Não acho que houve excesso. Porque todos os que foram presos, de uma maneira ou de outra, tinham envolvimento com a fraude", afirmou. "Toda investigação ocorreu de forma adequada", ressaltou o procurador, que atua em parceria com a Polícia Federal no Amapá.


Ele foi o autor do parecer do MPF que sustentou perante à Justiça os pedidos de prisão preventiva dos investigados.


A Operação Voucher começou após uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificar fraudes num convênio de R$ 4,4 milhões do Turismo com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi).


A entidade teria, segundo as investigações, repassado os recursos para empresas de fachada e os serviços jamais foram executados. Outro convênio, no valor de R$ 5 milhões, também não teria sido realizado. Os dois receberam o dinheiro oriundo de emenda parlamentar da deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP). Antes do Ibrasi, o esquema, segundo a investigação, entrou em ação por meio da entidade Conectur, que funciona numa igreja evangélica.


Numa entrevista exclusiva ao "Estadão", o dono da Conectur, o pastor Wladimir Furtado, afirmou que a deputada tentou assumir um convênio de R$ 2,5 milhões, transformando sua entidade numa espécie de "laranja".


No discurso, Dilma destacou que "o Brasil tem se afirmado cada vez mais como um País que constrói a sua Justiça e que a realiza e pune aqueles que cometem ilícitos". Ela afirmou que, nos últimos anos, o País passou a ter "um Ministério Público com independência e autonomia e uma Polícia Federal mais bem equipada, com um estratégico setor de inteligência, com um Judiciário eficiente e preocupado com a celeridade de suas decisões e com governos dedicados a coibir ações do crime".


"Onde ocorrerem malfeitos, onde o crime organizado atuar, nós iremos combater com firmeza, utilizando todos os instrumentos de investigação e punição, sempre contando com a isenção do Ministério Público, com a eficiência da Polícia e com o poder de decisão do Judiciário", afirmou Dilma.


Fonte:O Diário de Mogi

Bibo presidente?


Divulgação



O segundo semestre de 2011 nem bem começou e alguns vereadores da Câmara de Mogi já se mobilizam na articulação e formação de blocos para a eleição da Mesa Diretiva de 2012. Entre as negociações e alternativas está a apresentação do nome do vereador Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR), para a presidência, no próximo ano, conforme prevê acordo entre representantes dos principais partidos, de que caberia ao PR comandar a Câmara no próximo ano.




Damásio fora 
A manobra política tem por objetivo inviabilizar a possível candidatura do presidente do diretório municipal do partido e secretário de Desenvolvimento de Mogi, Marcos Damásio, para a presidência da Câmara. Damásio, que já havia manifestado diversas vezes o interesse de retornar à Casa de Leis ainda neste ano para assumir a presidência em 2012, ano eleitoral, é a "pedra no sapato" de alguns vereadores. Sua saída, ou não, da Secretaria de Desenvolvimento, depende de uma reunião com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). 


Noiva da vez 
Bibo, que já foi presidente da Casa de Leis entre os anos de 2005 e 2006, quando enfrentou a pressão popular na polêmica do Lixão da Queiroz Galvão, é, ao lado de Damásio, um dos mais antigos representantes do PR na Câmara, e, portanto, a "noiva da vez", caso o presidente do diretório municipal permaneça na Prefeitura. 


Segurança
O secretário de Segurança Eli Nepomuceno confirmou ontem à coluna que irá utilizar pelo menos 108 guardas municipais para fazer a segurança em 36 locais (arena de eventos) da cidade durante a realização dos Jogos Abertos, previstos para ocorrer entre os dias 7 e 19 de novembro. A proposta de Nepomuceno é utilizar ao menos três guardas em cada arena para dar suporte ao efetivo de policiais militares que serão designados pelo comando do 17º Batalhão. 
Divulgação





Tropa de choque 
Por causa do volume de visitantes e espectadores, em torno de 20 mil pessoas, segundo estimativa da organização dos Jogos Abertos, o secretário de Segurança de Mogi e representantes da Polícia Militar da cidade afirmam que há grande possibilidade de oficiais da Tropa de Choque ou da Cavalaria, elite da corporação, serem designados para atuar aqui durante as competições. 




Furgão
Outro reforço para a segurança dos Jogos Abertos será a utilização do novo sistema de monitoramento da Prefeitura de Mogi. Além das câmeras da Ciemp, haverá um furgão com câmera embutida. Este serviço, que ainda está em processo de licitação, tem por objetivo monitorar toda a movimentação no entorno das arenas esportivas e também nos 133 alojamentos. Viaturas da Guarda Municipal darão suporte às rondas, segundo Nepomuceno. 


Camelôs 
O comércio ambulante irregular, o chamado camelô, continua resistindo ao programa Atividade Delegada, empregado pela Prefeitura de Mogi em parceria com a Polícia Militar para combater a venda de produtos piratas ou de comerciantes não licenciados. 
Divulgação





Tapete
Na tarde de sábado, véspera do Dia dos Pais, os calçadões e as lojas do centro comercial estavam abarrotados de consumidores em busca do presente de última hora, assim como de vendedores ambulantes. Quem passou no centro mogiano por volta das 16 horas pôde contar ao menos oito ambulantes irregulares. Os produtos estavam expostos no chão, formando um verdadeiro tapete de produtos piratas. 




Impugnação
Representantes do diretório estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) percorreram ontem cartórios eleitorais de vários municípios de São Paulo para ingressar com pedido de impugnação contra o Partido Social Democrático (PSD). A direção acusa a legenda, a ser criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de cometer crimes de falsidade ideológica eleitoral. 






Alto Tietê 
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a denúncia do PTB reúne listas de apoiadores do PSD em 17 municípios, entre eles três da região: Caconde, Garça, Novo Horizonte, Severínia, São José do Rio Preto, Santa Mercedes, Jacupiranga, Mogi das Cruzes, São Pedro, Tanabi, Pacaembu, Monte Azul Paulista, Campinas, Arujá, Hortolândia, Ferraz e São Bernardo do Campo.




Nem pensar
O colunista do jornal Tribuna do Norte, Cláudio Humberto, publicou no fim de semana a seguinte notícia: "PR e PMDB discutiam a ideia de jerico de exigir de Dilma, num pacto de boa vontade, que ela ´reabilite´ os deputados Valdemar Costa Neto (SP) e Eduardo Cunha (RJ). Quando soube, ela gritou: ´Nem tentem!´" 




Hospitalizado
O presidente do diretório municipal do PTB, Walter Bolzani, completa hoje uma semana de internação no Hospital Bandeirante, na capital. Fumante compulsivo, Bolzani, que já foi chefe da Fiscalização durante a primeira administração do prefeito Junji Abe (DEM), está em tratamento de problemas de circulação. No fim de semana, ele foi submetido a uma angioplastia e hoje passará por um procedimento cirúrgico para colocação de stents.


Fonte:Mogi News

Alteração Prefeitura vai mudar ponto de ônibus


Os usuários do ponto de ônibus da avenida Manoel Bezerra Lima Filho, na altura do Center Castilho, devem ficar atentos. Até o fim dessa semana, o ponto deve ser transferido dali para outros dois locais: na mesma via, perto do shopping, e na avenida Francisco Rodrigues Filho.


A diretora de Transportes Miriam Carrasco Benites explicou que a decisão foi tomada com base no congestionamento causado pela parada de ônibus no local atual. Ela acrescenta que a instalação do conjunto de semáforos na praça Kazuo Kimura acelerou a iniciativa. "Acredito que a mudança seja feita essa semana. Estamos estudando para ver se será necessária alguma interferência para instalar as baias", explicou. Ela garante que o usuário não vai enfrentar problema algum. "Teremos um ponto antecipado no shopping e outro na avenida Francisco Rodrigues Filho. Teremos faixa de pedestres para a segurança dos passageiros", acrescenta.


No total, 23 linhas municipais serão afetadas pela mudança. "Temos ainda as linhas intermunicipais que utilizam o ponto. O problema é que a parada dos ônibus acaba fechando a passagem. Fazendo a alteração, causamos mais dinamismo. Até porque não eram todos os ônibus que paravam no local, mas, mesmo assim, tinham que aguardar os que faziam a parada", esclarece Miriam.


Opinião
A estudante Juliana de Oliveira, 14 anos, conta que a mudança pode atrasar o percurso que realiza em alguns minutos. "Saio da escola e levo em média cinco minutos para chegar aqui. Com a mudança do ponto para perto do shopping vou passar a levar 10 minutos. Pego o ônibus do Jardim das Bandeiras e se perdê-lo só consigo pegar outro depois de meia hora", conta.


O aposentado José Manoel de Lemos, 68, utiliza o ponto diariamente. Ele acredita que a medida é benéfica. "Tudo que for feito pensando no bem-estar da população é bom", afirmou. (L.N.)


Fonre:Mogi News

Praça Kazuo Kimura Semáforos congestionam ruas


Primeiro dia de funcionamento dos equipamentos para disciplinar o tráfego complicou tudo
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Motoristas enfrentaram lentidão no trânsito no primeiro dia de funcionamento dos semáforos; para os pedestres, travessia no trecho da rotatória ficou muito mais fácil
O primeiro dia de funcionamento do conjunto de semáforos na praça Kazuo Kimura, popularmente conhecida como rotatória do Habibs, teve trânsito complicado, insatisfação e queixas dos motoristas que trafegaram pela região. Ao meio dia e meio, a fila de veículos na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho chegava a aproximadamente 300 metros. Durante toda a tarde, testes foram realizados para sincronizar o tempo da abertura e fechamento dos equipamentos. 
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, Paulo Castilho, informou que estava fazendo ajustes para ordenar o tempo de cada equipamento. Segundo ele, o congestionamento na hora do almoço foi causado por erros no equipamento. "Percebemos pelos testes que fizemos, durante a semana passada, que a avenida Francisco Rodrigues Filho fica bastante carregada entre 8 e 8h30. Depois, às 13 horas e por volta das 17h40. Isso se justifica por causa do horário de entrada das crianças nas escolas da área e também pela hora do almoço. No entanto, o trânsito complicado dura em média 20 minutos", disse.


Castilho afirmou que está planejando implantar seis ciclos diferentes baseado no horário e fluxo das avenidas. "Vamos criar os ciclos com tempos diferentes para atender cada avenida", define. Em média, o tempo de verde de cada equipamento é de 60 segundos. "Na avenida Yoshitero Onishi, o trânsito fica carregado à tarde, no horário da entrada da faculdade. Mas percebemos que isso é causado também por causa da entrada do estacionamento da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes). Teremos de avaliar também o semáforo da avenida Narciso Yague Guimarães para fazer as adequações necessárias", relatou.


Para o diretor, o principal problema da rotatória foi sanado. "Teremos mais segurança. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Transportes revelou que de janeiro até junho de 2011, ocorreram 26 acidentes na área. Para os pedestres, ficou 100%. Temos as faixas de pedestres e ficou fácil atravessar. Acredito que os problemas que estamos tendo agora acabarão quando os motoristas se acostumarem aos semáforos", acrescentou.


Um ponto focal será instalado no canteiro central entre o cruzamento das avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Francisco Rodrigues Filho. 
"Vamos retirar um dos semáforos instalados na rotatória e colocá-lo no lugar para dar mais visibilidade ao motorista", garantiu Castilho.


O motorista Marcos Moraes, de 52 anos, afirmou que está descontente com as novas instalações. "Ficou muito ruim porque o trânsito aumentou muito e está carregado", disse. O estudante Guilherme Joaquim, 23, acredita que a instalação de semáforos ficou favorável apenas para os pedestres. "Levei cerca de cinco minutos para vir de ônibus do shopping para cá. O trânsito está horrível", destacou.


Fonte:Mogi News

parlamento estudantil Estudantes criam projetos em prol da inclusão social e do meio ambiente


Alunos de escolas públicas e particulares de Mogi elaboraram projetos para participar da 3ª edição do evento
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Quase 50 alunos das redes pública e particular de ensino de Mogi foram escolhidos, entre 60 mil inscritos, para viverem a experiência de serem vereadores mirins
Os vereadores mirins que participam da terceira edição do Parlamento Estudantil mostraram que estão preocupados com a sustentabilidade e a inclusão social. Ontem pela manhã, os 48 jovens parlamentares, das categorias mirim, juvenil e jovem, foram diplomados no plenário da Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, Mauro Araújo (sem partido), acompanhado dos vereadores Protássio Nogueira (DEM) e Jolindo Rennó Costa (PSDB), entregou o diploma a cada aluno escolhido.


O objetivo dos parlamentares reais é integrar as crianças e os adolescentes da cidade ao problema de cada região. Araújo afirmou que, nesta edição, há representantes de vários bairros de Mogi. "Os jovens que estão aqui foram escolhidos entre cerca de 60 mil estudantes das escolas públicas e particulares da cidade. Durante esta semana, eles terão a oportunidade de conhecer e identificar os problemas que cada um enfrenta. Nosso objetivo não é criar futuros vereadores, mas cidadãos melhores", explicou.


Para Costa, o encontro é importante para que os jovens conheçam o trabalho dos vereadores. "É importante ter a população envolvida. Além disso, eles trazem sugestões que podem ser aproveitadas". Os parlamentares visitaram as dependências da Câmara e conversaram com o presidente da Casa de Leis.


A aluna Thais Palanca da Silva, de 14 anos, está participando pela segunda vez do projeto: "Conseguimos enxergar e lidar com os problemas das outras pessoas. Vou tentar me eleger como presidente", acrescentou.


O aluno Alex Sandro Rodrigues Feitosa Junior, da Escola Estadual Professora Helena Urbano Nagib, na Vila Nova Cintra, propôs que centros de referência educacional sejam criados em todos os distritos de Mogi. 
Já a estudante Maria Laura pretende conscientizar os mogianos sobre a preservação do meio ambiente. "A ideia é que 10% das construções da cidade sejam áreas verdes, assim, a pessoa teria um desconto no IPTU (Imposto Predial e Território Urbano)". 
Hoje e amanhã, cada vereador mirim poderá acompanhar a sessão ordinária da Câmara. Na quinta-feira, será a posse dos parlamentares, a partir das 14 horas. Além disso, haverá a votação para eleger o presidente, o vice-presidente e o primeiro e o segundo secretários de cada categoria. Cada aluno apresentará ainda em sessão ordinária o seu projeto de lei para votação. 
Na sexta-feira, será realizada uma sessão solene de encerramento do projeto, com a entrega de certificados aos estudantes.


Fonte:Mogi News

Demora Acesso do Jardim Araci ficará para novembro

Prazo inicial previsto para a conclusão das obras era até o fim deste mês. Por enquanto, motorista terá de conviver com trecho com desvio
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O DER está realizando obras preventivas ao longo da rodovia. Trechos com falhas estão recebendo reparos e manutenção
A passagem subterrânea que dá acesso ao Jardim Araci, na rodovia Mogi-Dutra (SP-88), será entregue em novembro. A nova data foi informada ontem pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que destacou que a entrega precisou ser adiada devido à dificuldade de desvio do tráfego, explosões do solo e interdições controladas. A construção do acesso na ligação da Mogi-Dutra com a avenida Benedicto Pereira de Faria começou em 2010 e custará R$ 5 milhões. O prazo inicial previsto para a obra era até o fim deste mês. 
Atualmente, o trânsito no trecho do acesso é lento, pois o espaço para o tráfego ainda é pequeno e o movimento de trabalhadores, maquinários e equipamentos é intenso. O DER informou em nota que vem encontrando dificuldade na liberação das "áreas de implantação do desvio de tráfego, além da necessidade de interdição total da rodovia por tempo controlado, visto o grande volume de tráfego, e também a execução de explosões com fogo cuidadoso, em face da urbanização do trecho, além de períodos de chuvas de grande intensidade". 


Melhorias
O departamento informou ainda que julgou necessária a realização de melhorias e acabamentos no entorno do dispositivo para adequação com o pavimento existente na pista e alça de acesso ao bairro. 
Além das intervenções no Jardim Araci, o DER está realizando obras preventivas ao longo da rodovia. Durante a tarde de ontem, a Polícia Rodoviária controlava o fluxo de veículos na pista, já que a concentração de máquinas e equipamentos na rodovia é grande na altura do quilômetro 47, no sentido de quem vai de Mogi para São Paulo. No domingo, a pista precisou ser parcialmente interditada. O DER não informou se serão necessárias novas interdições no trecho. As obras preventivas começaram em julho e devem acabar ainda este ano. Segundo apurou o Mogi News, as equipes devem percorrer vários trechos da rodovia reparando falhas e realizando manutenção de taludes - espécie de parede inclinada que tem como objetivo evitar a erosão e garantir a estabilidade do solo. 


Solo
Atualmente, o grupo trabalha na altura do quilômetro 47, do lado de fora da pista. "Tivemos de furar um pequeno pedaço da estrada para verificar a infiltração no solo e identificar até onde ela chegou", disse um funcionário, que não quis se identificar. O valor da obra é de R$ 1,6 milhão.


Fonte:Mogi News


Não ao aterro Resposta do Lixão sai em 90 dias


Relatórios que contestam viabilidade técnica e jurídica da obra foram entregues ao secretário Bruno Covas
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Acompanhado de uma comitiva, prefeito entregou documentação ao secretário; expectativa é de que o governo barre de vez o Lixão
Em 90 dias, Mogi das Cruzes poderá ver o desfecho positivo do processo de licenciamento do aterro que a Construtora Queiroz Galvão pretende instalar no distrito do Taboão. Esse é o prazo máximo que a Secretaria de Estado do Meio ambiente vai levar para analisar os relatórios elaborados pela empresa Falcão Bauer e a Secretaria de Assuntos Jurídicos que contestam a viabilidade técnica e jurídica do empreendimento. Os documentos foram entregues ao secretário Bruno Covas pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) na tarde de ontem, em São Paulo.


O arquivamento do processo de licenciamento ou a determinação para que a Queiroz Galvão reveja os pontos destacados nos relatórios são as duas possibilidades previstas após a análise dos relatórios. Acompanhado do presidente da Câmara, Mauro Araujo, do chefe de Gabinete, Sérgio Marrano e de advogados da Prefeitura, Bertaiolli apresentou os estudos que, juntos, contabilizam 38 apontamentos de inviabilidade técnica, seis vícios jurídicos e 12 omissões de estudo que deveriam estar detalhados no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).


O presidente da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), Otávio Okano, explicou que as análises vão ser feitas pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental. Havendo o arquivamento do processo, caberia apenas o caminho jurídico à construtora. "Dentro desse processo apenas o caminho jurídico. O caminho técnico seria encontrar outro local para propor um aterro. E se ele for considerado inviável pela Secretaria, nós vamos recusar o licenciamento", disse. Um novo processo seria inviável para a Queiroz Galvão dada à necessidade de uma certidão de uso e ocupação do solo que a Prefeitura não emitirá.


De acordo com o secretário, o resultado do estudo dos relatórios deixa duas opções. "Do ponto de vista jurídico esses vícios anulam o processo ou deixam o processo nulo, ou seja, eles podem ser sanados ou o processo será arquivado. A Cetesb é responsável por todo o processo de licenciamento e vai analisar tudo isso", disse. Com isso, a audiência pública de apresentação do EIA/Rima deve ficar somente para 2012, se o processo não for arquivado. "Não tem sentido marcar audiência com a documentação que a Prefeitura apresenta sendo analisada", disse. Vale lembrar que para que a audiência possa ocorrer, deve ser obedecido um prazo de 20 dias úteis entre a publicação e a data do evento. 
Para o prefeito, os estudos possuem todos os argumentos possíveis para inviabilizar o aterro. "O secretário está completamente consciente da importância deste projeto ser arquivado e que ele é frontalmente contrário aos interesses da nossa cidade. O distrito é industrial e a Falcão Bauer relatou um item muito importante falando não só do processo de inviabilizar a indústria, mas também da desindustrialização do distrito. Uma coisa é nós falarmos e outra é a empresa assinar isso. Então, estamos muito otimistas e temos convicção de que entregamos muitos motivos legais para que esse processo seja arquivado", disse. Ainda de acordo com o prefeito, se o arquivamento não ocorrer, caberá à Prefeitura buscar a esfera jurídica para barrar o aterro.


Segurança
Durante a entrevista coletiva, o prefeito também falou sobre a reunião de hoje, às 15 horas, com o secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto. "É sempre bom, quando o assunto é segurança, que o prefeito fique em cima e acompanhe essa questão. Vamos falar da criminalidade, que, segundo informações que tenho, os índices já baixaram neste mês passado e apresentar ao secretário um balanço da Atividade Delegada em Mogi, que já conta com 40 policiais", informou.


Fonte:Mogi News