quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Saúde: Região soma menos casos de Aids

Na comparação entre 2015 e 2016, de janeiro a novembro, houve diminuição de 31,5% no número de pacientes
Foto: Divulgação


Postos de saúde realizam testes de HIV e sífilis
Entre 1º de janeiro e ontem, 267 pessoas foram diagnosticadas com Aids no Alto Tietê. O número é 31,5% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 390 pacientes com a doença foram identificadas. Os dados são das Secretarias Municipais de Saúde de seis municípios da região.
Suzano foi a cidade que registrou a maior redução, sendo 68,7% ao todo. Isso porque em 2015, 16 munícipes descobriram estar com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, enquanto que em 2016 o número caiu para cinco.
Todos os casos de Aids diagnosticados no município são encaminhados ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que realiza o acompanhamento médico e oferece serviços laboratorial, psicossocial, assistência de enfermagem, além da dispensação de medicamentos.
Atualmente, o SAE possui 782 usuários matriculados até novembro de 2016. Por ano o serviço recebe, em média, 80 casos novos, entre pacientes diagnosticados recentemente e transferidos de outros serviços.
Ferraz de Vasconcelos aparece na sequência, com queda de 43,8%. Ao todo foram 58 casos em 2015 contra 33 este ano. No momento, 242 ferrazenses passam por tratamento. A administração municipal oferece atendimento com equipes multiprofissionais.
Já em Itaquaquecetuba, a incidência de Aids caiu 35,8%, passando de 159 novas ocorrências para 102, entre um ano e outro. Os diagnosticados são assistidos pelo Serviço de Assistência Especializado em HIV/Aids (SAE), localizado na rua Duque de Caxias, 187, no centro. O local também oferece testagem rápida para diagnóstico e medicamentos antirretrovirais para tratamento.
Mogi das Cruzes, por sua vez, diagnosticou 75 novos pacientes este ano, contra 114 em 2015, o que corresponde a uma redução de 34,2%.
Atualmente, 500 mogianos estão cadastrados no Programa Municipal de DST/Aids, que trabalha para reduzir a vulnerabilidade da população em adquirir doenças sexualmente transmissíveis, além de garantir tratamento e melhorar a qualidade de vida dos portadores do vírus HIV. O serviço promove ações preventivas, diagnóstico e tratamento por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento.
Seguindo na contramão, Arujá e Guararema apresentaram elevação de 116,6% e 66,6% respectivamente. Já Poá, registrou 34 novos diagnósticos, mesma quantidade contabilizada no ano passado. Veja os detalhes no quadro.
Saiba mais
Município         2015        2016      %
Arujá                    6            13   116,6
Ferraz                 58            33  - 43,1
Guararema            3             5     66,6
Itaquá                159         102   -35,8
Mogi                   114          75   -34,2
Poá                      34           34    00,0
Suzano                 16            5  - 68,7
TOTAL                390          267 - 31,5
Fonte: Prefeituras
Cidades têm ações contra a doença
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado hoje, os municípios da região prepararam uma programação especial
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado hoje, os municípios da região prepararam uma programação especial. O objetivo é instruir a população sobre os métodos preventivos, bem como sobre o tratamento da doença.
Em Ferraz de Vasconcelos será realizado, das 9 às 11h30, atendimento no ambulatório de infectologista no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho. Na ocasião serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis.
Já em Itaquaquecetuba, as 22 unidades de saúde do município, incluindo as com atendimento 24 horas também realizarão testes rápidos. Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode fazer o exame. De acordo com a coordenação do programa de DST/Aids, embora a campanha "Fique Sabendo" se encerre hoje, esse trabalho da Secretaria Municipal de Saúde é feito de forma permanente durante o ano inteiro.
A mesma campanha também está sendo realizada em Mogi das Cruzes, Guararema e Poá. O principal objetivo é incentivar a realização dos testes de HIV e sífilis entre as pessoas sexualmente ativas e reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências. Para isso, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame.
Já em Arujá o Dia D será em 9 de dezembro, com o espetáculo "Labirinto das Sensações", da Cia. Paulista de Teatro. O local da realização ainda será confirmado. Até esta data, todos os postos de saúde da cidade promovem testes rápidos para detecção de HIV e sífilis. (S.L.)

Fonte:Mogi News