quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

CIDADES: Em almoço com Jornalistas, Bertaiolli presta contas

6 de dezembro de 2016  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Prefeito ressaltou as obras entregues na sua gestão.  (Foto: Edson Martins)
Prefeito ressaltou as obras entregues na sua gestão. (Foto: Edson Martins)


ELIANE JOSÉ
Num almoço com jornalistas, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) prestou contas sobre os oito anos de governo, confirmou as datas de inauguração de obras, previu que Marcus Melo (PSDB) terá de ser um “bom síndico” para administrar as contas públicas afetadas pela crise econômica e falou sobre o próprio futuro político. Em 2016, R$ 78 milhões a menos foram recebidos pela Prefeitura. Apesar do baque, assegura, “nós estamos deixando absolutamente em ordem as contas, sem qualquer atraso de pagamento e com recursos em caixa” para obras como a conclusão do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio e da Avenida das Orquídeas. Ele se mostrou preocupado com o agravamento da crise brasileira, explicitado pela falência de municípios e estados, e com o descrédito da classe política. “Hoje, até o gato da esquina tem mais credibilidade do que muitos políticos”. Bertaiolli será candidato a deputado federal. Conta que vai sentir saudades de ser prefeito – mas garante que não está nos planos voltar ao cargo no futuro. “Vou sentir saudade, mas ser prefeito esgota, cansa, arrebenta”. Confira alguns pontos da conversa com representantes dos meios de comunicação da Cidade:

Finanças
Não deixamos contas para 2017. Está tudo absolutamente em ordem, sem atraso. Conseguimos na sexta-feira, num encontro com o governador Geraldo Alckmin, R$ 25 milhões para o Hospital Municipal de Braz Cubas, e temos os recursos para a conclusão das obras do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio e a Avenida das Orquídeas. Há dinheiro em caixa, aliás, na Caixa Econômica Federal. Mas, a situação é delicada. O Governo Federal está levando os estados e municípios à falência. O prefeito de Mogi terá de continuar trabalhando, com competência, para atender as demandas da Cidade. Ele terá de ser um grande síndico de Cidade.


O que faltou?
Eu costumo brincar com os amigos que eu acabei com todas as lendas urbanas de Mogi. E, num balanço das obras entregues, fizemos tudo o que planejamos. Quando nós iniciamos o primeiro governo, a Cidade tinha dois grandes problemas: o transporte público estava parado, o ponto final dos ônibus era na lateral da Estação, na Rua Ricardo Vilela. Colocamos duas empresas para funcionar, o transporte ainda não é o ideal, nós sabemos disso, mas já foi pior. Tínhamos 70 ônibus, hoje são cerca de 250, e dois terminais de ônibus. Outro grande problema eram os alagamentos na região de Braz Cubas, canalizamos o Córrego dos Canudos, urbanizamos toda aquela região.

A vida de prefeito
O trabalho no Poder Executivo é de risco, você agrada 50%, desagrada 50%. E hoje, mais do que antes, a administração pública está ‘judicializada’. Muitas pessoas não estão disponíveis para enfrentar a exposição pública. Nós estamos respondendo a oito ações por causa da construção do Parque da Cidade. Porém, terminamos o governo com uma aprovação pública de 90% na Cidade, e uma avaliação ruim e péssima, da administração, de 7%. Isso, num momento do Brasil em que até o gato da esquina tem mais credibilidade do que muitos políticos. Eu não quero mais ser prefeito. Sentirei saudades, adorei ser prefeito, mas esgota, cansa, arrebenta, dói o estômago. Mas, a minha vocação é a política. Eu recebi alguns convites para atuar na gestão pública, mas pretendo estudar no primeiro semestre e me dedicar à campanha para deputado. Não tenho vocação para ser mais um deputado federal que apenas aperta um botão, na hora de voto, em Brasília, eu quero fazer barulho.

Mogi em Brasília
Já há um convite do PSD para ser o candidato do partido, e vou trabalhar para isso. Mogi das Cruzes, em 1990, elegeu cinco dois deputados federais (Valdemar Costa Neto e Mauricio Najar) e três estaduais (Chico Nogueira, Chico Bezerra e Junji Abe). Hoje, possui dois (Luis Carlos) Gondim e (Marcos) Damásio. Mogi perdeu representatividade política.

Basquete x Futebol
Com esse time do basquete, que não possui investimento da Prefeitura, a nossa ideia foi implantar a “inteligência administrativa”, que também está no termo criado por nós, a mogianidade. Quando as pessoas se identificam com a Cidade, elas zelam pela Cidade, cuidam da calçada, da árvore que está em frente de sua casa. O basquete despertou isso nas pessoas, e foi campeão brasileiro e sul-americano. O mesmo pode acontecer no futebol, mas nós optamos, naquela época pelo basquete, porque o futebol é muito mais caro. Mogi vai receber a Copinha no ano que vem, nós esperamos, sem os problemas vividos nesse ano (quando torcedores detonaram o Ginásio Municipal). Mogi pode repetir essa experiência no futebol.

Brasil
Nós estamos vivendo uma crise na política, que não é só no Brasil. E nós precisamos ter cautela com a rapidez com que tudo está acontecendo. Eu temo porque algumas decisões podem provocar uma caça às bruxas, prejudicial. A política, as decisões, a vida, tudo está sendo pautado por um imediatismo, nem sempre benéfico. Hoje, se o juiz Sérgio Moro se candidatar à Presidência, ele ganha, a exemplo do que aconteceu com o Donald Trump, nos Estados Unidos. Vivemos um momento muito instável.

Obras
A inauguração do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, a passagem subterrânea construída entre as ruas Ricardo Vilela e Cabo Diogo Oliver, no sábado, será a primeira de cinco entregas de obras públicas concluídas pelo atual governo. Poderão ficar para o ano que vem a abertura do Fórum do Braz Cubas e a ocupação dos 300 apartamentos do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, edificados no mesmo Distrito.


No dia 16 será possível conhecer o novo prédio da Secretaria Municipal de Educação. O nome do edifício presta homenagem ao historiador José Sebastião Witter (1933-2014), professor emérito da Universidade de São Paulo (USDP), cronista de O Diário e morador durante boa parte de sua vida no Bairro do Shangai. A obra foi construída na esquina da Avenida Narciso Yague Guimarães e Olegário Paiva, e irá centralizar os departamentos da educação, hoje dispersos em outros endereços municipais.

A primeira fase das obras do Corredor Leste, entre Jundiapeba, Braz Cubas e a Vila Industrial, deverá ser concluída na terceira semana deste mês. O trecho da Rua Tenente Onofre Rodrigues liga a Via Perimetral à Rua Campos Salles.

A segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Braz Cubas e a Avenida Kaoru Hiramatsu serão inauguradas no dia 20 de dezembro, e o Parque da Cidade no dia 23.

O prefeito Marco Bertaiolli espera, nos próximos dias, a liberação de órgãos dos governos federal e do Estado para a ocupação dos apartamentos construídos na Porteira Preta e a abertura do Fórum de Braz Cubas.

Fonte:O Diário de Mogi