sábado, 16 de julho de 2016

Alto Tietê fecha 300 postos de trabalho durante o mês de junho

Nos últimos 12 meses, acumulado é de 9.250 postos encerrados; neste ano, 3.850 foram fechados na região
Alto Tietê fecha 300 postos de trabalho durante o mês de junho
O nível de emprego industrial no Alto Tietê voltou a apresentar resultado negativo em junho. A variação ficou em -0,54%, o que significou o fechamento de aproximadamente 300 postos de trabalho na área de abrangência da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que engloba oito municípios - Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano
Foto: Salvador Scofano/Divulgação


Variação do mês passado ficou em -0,54% entre oito municípios do Alto Tietê
O nível de emprego industrial no Alto Tietê voltou a apresentar resultado negativo em junho. A variação ficou em -0,54%, o que significou o fechamento de aproximadamente 300 postos de trabalho na área de abrangência da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que engloba oito municípios - Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
Com o último resultado, o nível de emprego industrial no Alto Tietê acumula uma variação de -6,15% no ano, o que corresponde ao fechamento de aproximadamente 3.850 vagas. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -13,61%, o que significa 9.250 postos de trabalho encerrados.
O resultado apurado em junho deixa o Alto Tietê no 11º lugar no ranking das 35 regiões industriais do Estado de São Paulo. Embora as demissões tenham superado o índice verificado no mês anterior, as demissões no Alto Tietê ficaram abaixo da média estadual, que foi de -0,73%.
"Não há o que comemorar, principalmente porque o índice de demissões voltou a crescer em junho na comparação com o mês anterior. Foram 300 demitidos contra 100 em maio. Isso confirma as projeções de que, mesmo num ritmo mais lento, postos de trabalho continuarão a ser fechados porque a indústria está com seus níveis de operação muito baixos e demanda reduzida", avalia José Francisco Caseiro, diretor do Ciesp Alto Tietê. "Apesar da elevação na confiança, não temos nada de concreto. A atividade da indústria paulista caiu mais de 10% neste ano e muito ainda precisa ser feito pelos nossos governantes para que um processo de recuperação comece e possibilite estancar o quadro atual de demissões", acrescenta o dirigente.
Em junho, o nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp Alto Tietê foi influenciado pelas variações negativas de Produtos Químicos (-1,79%); Veículos Automotores e Autopeças (-0,80%); Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-0,84%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-0,74%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.
Quando comparados os meses de junho dos anos de 2015 e 2016, o cenário atual é melhor, pois em junho de 2015 o resultado foi negativo em 0,81%.

Fonte:Mogi News