sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tribuna Livre Joie de vivre Dirceu Do Valle


Tribuna Livre
Joie de vivre
Dirceu Do Valle

"Du da Chic Chopp", eleito pelo Partido Social Democrático (PSD) vice-prefeito de Águas de Lindoia (SP), aprazível município do interior paulista não muito longe daqui, tomado do espírito cívico que assoma, se não toda, a esmagadora maioria da classe política, renunciou ao convívio com os seus, deixou de lado seus negócios, perdeu noites de sono, tudo, mas tudo mesmo, para participar do "Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas", em Brasília.

João Eduardo de Morais, conhecido em sua terra pelo simpático e boêmio apelido de "Chopp", deslocou-se para a capital federal na busca, pelo noticiado, de verbas, iniciativa idêntica de tantos outros alcaides preocupados em obter uma ajudinha no caixa.

Certamente, como sói acontecer em eventos desse jaez e tal qual os tantos mil participantes ali presentes, acompanhou, contrito, a lenga lenga da conversa dos demais alcaides e vices e, no pacote, assistiu aos discursos de ministros e da presidente Dilma Rousseff.

Encerrado o beija mão com a "presidenta" e seus asseclas, talvez cansado de tanta feiura, tônica inegável do planalto de hoje, noticiou O Estado de S. Paulo que considerável parcela dos presentes foram ao footing - afinal, ninguém é de ferro - atraídos, evidente, pelos encantos da noite brasiliense, tidos para muitos como verdadeira ilha da fantasia, pedaço do Paraíso na Terra.

"Chopp", bon vivant pelo que se presume até pelo apelido que carrega, deslumbrou-se com Brasília. À noite, cumprida a agenda, passeou. Visitou bares. Frequentou casas noturnas. Parou em esquinas para papear com as moçoilas que, sem nada melhor para fazer, ficavam ali, prostradas, tomando sereno à espera de um príncipe encantado. E, por fim, para desestressar, porque a carne é fraca, extravasou nas casas de strip-tease.

Entretanto, no meio de tantos, a Imprensa, maldosa que só ela, decidiu pegar no seu pé. Falsa puritana, gosta dos circunspectos, desgostando dos hedonistas, em especial os confessos.

Deixando de lado todas as boas intenções de "Chopp", foca em filigranas, mixarias, questiúnculas das menores, destacando coisa à toa perto das praticadas por tantos outros hóspedes do Distrito Federal, qual seja, ter feito via crucis do prazer a bordo de carro oficial e na companhia do motorista da Prefeitura.

"Chopp", azarado, foi pe-go - ou quase! - com a boca na botija. Mais azarado só seu chauffeur, que, com a espinhela caída depois de tanta estrada, ainda por cima vai apanhar da patroa. 
E agora, perguntasse à senadora e sexóloga Marta Suplicy (PT) sobre o episódio, política experiente que é, responderia do alto de seus anos de mandato ao neófito colega: "Relaxa e goza".


Dirceu do Valle, é advogado e professor de pós-graduação da PUC/SP

Fonte:Mogi News