sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Número de leitos de UTI é duas vezes maior


Número de leitos de UTI é duas vezes maior
Diário de Suzano ed.: 9426 - 01 de fevereiro de 2013

A Prefeitura de Suzano, juntamente com o interventor da Santa Casa, Marcelo Godofredo, abriu a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) da unidade 2 da entidade, para atender convênios e particulares. Agora, somando os dez leitos que já existiam na unidade 1, para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os dez que foram abertos na 2, a cidade conta com 20 leitos de UTI.
“Um município que tem aproximadamente 300 mil habitantes não poderia ter apenas uma UTI. O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) detectou essa carência e hoje os pacientes de convênios e particulares podem ser atendidos na unidade 2, o que também vai gerar receita para ajudar nas despesas da unidade 1”, explicou a secretária de Saúde, Valéria Riccio Genovezzi Fernandes. 
Segundo ela, a UTI é moderna, com equipamentos avançado e é operada por uma equipe médica altamente capacitada.
A abertura da UTI foi uma medida de urgência para dar conforto aos suzanenses, que em uma situação de emergência, tendo seu convênio médico, já pode se dirigir à unidade 2. Esse novo benefício também diminuir a demanda na unidade 1. 
“Quando assumimos a gestão a UTI estava desativada e fizemos um forte trabalho para ativá-la o quanto antes”, encerrou o interventor. O espaço estava fechado desde novembro, porque havia irregularidades tanto em equipamentos como na rede de gases, por exemplo. 
2011 Em junho de 2011, a UTI Neonatal da Unidade I da Santa Casa chegou a ser parcialmente interditada a pedido do Ministério Público (MP) devido a morte de 19 bebês e pela suspeita de deficiência nos serviços e condições estruturais. A ala só foi reaberta em abril de 2012, após readequação e ampliação.

Fonte:O Diário de Suzano