sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Astral Vereadores divergem sobre proposta de armar a Guarda


Astral
Vereadores divergem sobre proposta de armar a Guarda
Parlamentares ouvidos pelo DAT questionaram a medida que está sendo estudada pela administração municipal
Fábio Miranda
Da Redação
Mayara de Paula

Edirlei: ´Requer verba e treinamento dos agentes´
Em entrevista concedida ao DAT no início desta semana, o secretário de Defesa Civil e Social de Suzano, Luiz Higashi, comentou que um estudo sobre armar a Guarda Civil Municipal (GCM) está em andamento. O assunto surgiu depois que um baile funk a céu aberto na praça Cidade das Flores, em novembro de 2012, terminou em tiroteio e algumas pessoas presas na ocasião.

Vereadores ouvidos pela reportagem divergem sobre essa proposta. Os parlamentares acreditam que apenas autorizar os guardas a usarem armas não resolverá os problemas de segurança em locais públicos e nos prédios municipais. Há certo temor entre alguns parlamentares em ver os agentes armados. 
"Se isso realmente acontecer, a proposta terá que vir respaldada de alguns critérios", destacou o vereador Jessé de Almeida (PR). Ele acha que esse é um tema que precisa de uma discussão maior. "A responsabilidade da GCM é proteger o patrimônio público. Realmente existe a necessidade de armar os guardas? De imediato, não sou a favor, porém é um assunto que precisa ser mais aprofundado", afirmou.

Caso a GCM seja armada, um treinamento será realizado e os profissionais deverão passar por psicólogos para averiguar a capacidade do agente em manipular uma arma de fogo sem colocar em risco a vida das pessoas.

Essas prerrogativas são indispensáveis para que a Polícia Federal emita o porte de arma para os guardas, porém, mesmo assim, o vereador Luiz Carlos Geraldo (PT), o Professo Luizinho, põe em dúvida essa necessidade. "A Polícia Militar, por exemplo, tem uma estrutura muito maior, um exame rígido para admissão, treinamento, e ainda assim acontecem tragédias. Como seria aqui então?", questionou.

Em um primeiro momento, o petista se diz contra a medida, mas admite que o assunto possa ser discutido na Casa de Leis. "Não sou muito favorável, mas estamos abertos a discussões. Esse tema ainda não chegou à Câmara e a nossa bancada ainda não discutiu esse assunto", apontou.

Posição contrária também é observada na opinião de Valmir Calixto Damasceno (PTB), o Dr. Valmir. De acordo com ele, seria impossível manter a GCM armada nos dias atuais. "Do jeito que está hoje, sou totalmente contra. Não podemos simplesmente dar a arma na mão do profissional, precisaria de um preparo muito bom para isso". 
O petebista também usa como argumento a existência da Polícia Militar. "Já temos a PM, por isso sou contra armar a GCM para tentar melhorar a segurança", complementou.

Único vereador ouvido pelo DAT que achou a proposta interessante, Edirlei Junio Reis (PSD), o Professor Edirlei, também mostrou preocupação com o treinamento dos guardas e com a parte financeira. "Se o profissional tiver condições de manusear a arma, seria interessante, mas também tem a questão financeira, se existe verba para comprar as armas".

Entre as cinco cidades mais populosas do Alto Tietê, apenas em Ferraz de Vasconcelos a GCM atua armada. Assim como Suzano, Mogi das Cruzes também estuda o assunto.

Fonte:Diário do Alto Tietê