domingo, 6 de maio de 2012

Saúde Mogi das Cruzes tem 1º caso suspeito de H1N1


Jorge Moraes

Campanha de vacinação mobilizou crianças, idosos e grávidas
O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mogi foi notificada na última semana de um caso suspeito de H1N1, a chamada gripe suína. Trata-se da primeira suposta vítima do tipo mais grave de gripe no município, no decorrer deste ano, sendo que em 2010, nenhum caso H1N1 havia sido notificado. A médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei, evitou dar detalhes sobre o (a) paciente supostamente infectado (a) e se ele (a) ainda permanece internado em algum hospital da cidade ou qual seria seu estado de saúde. Para a médica, não há motivos para "grandes preocupações". "O que posso dizer, no momento, é que trata-se de um caso suspeito e como tal é preciso aguardar análise do laboratório Adolf Lutz. Contudo, não há motivo para alarde ou pânico porque tudo está sob controle", afirmou Tereza Nihei que ontem percorreu vários postos de saúde da cidade para acompanhar o primeiro dia da Campanha Nacional Vacinação contra a Gripe. 
Segundo balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 5.644 pessoas foram imunizadas entre 8 e 14 horas, em 32 postos fixos, dos 51 montados pela Prefeitura em diversos pontos da cidade. Dessas pessoas 3.756 eram idosos, isto é, acima de 60 anos de idade; 1.573 crianças de até dois anos de idade; 423 gestantes, 71 funcionários da saúde e um índio. O volume, segundo administração municipal, representa 9,44% do público alvo da campanha, que no município está estimado em 40 mil pessoas. Nas primeiras duas horas de atendimento, 2.283 pessoas haviam sido vacinadas "São números razoáveis, acredito eu, até por conta do bom tempo que fez pela manhã. Então é bem possível de conseguirmos atingir uma boa vacinação até o final do dia ´D´", comentou Tereza Nihei, se referindo a 25 de maio. A segunda etapa da campanha, segundo adiantou ela, deve abranger as pessoas com doenças crônicas. Dos 51 postos montados pela Prefeitura, estava incluído o PSF do Conjunto Toyama, inaugurado ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). 
Marta Teixeira, de 40 anos, moradora do bairro levou o filho de 2 anos para receber a imunização. "É importante se prevenir e desta vez foi ainda melhor porque não precisei percorrer quilômetros para chegar até o posto", disse. O deputado federal e ex-prefeito Junji Abe (PSD) também foi imunizado no posto do Conjunto Toyama. "Tomo a vacina todos os anos e há muito tempo não fico gripado". (N.A)


Fonte:Mogi News