domingo, 6 de maio de 2012

Minha Casa Minha Vida Só 1,5% das famílias estão em seus imóveis


Das mais de 85,2 mil famílias cadastradas nas prefeituras do Alto Tietê, apenas 1,2 mil estão morando nas unidades oferecidas pelo programa
Bras Santos
Da Redação
Mayara de Paula

Mogi é a única cidade da região a contar com unidades prontas
Das mais de 85,2 mil esperançosas famílias com renda abaixo de três salários mínimos que em 2009 se cadastraram nas prefeituras da região para conquistar uma moradia por meio do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal, apenas pouco mais de 1,2 mil tiveram o sonho realizado. Isso quer dizer que apenas 1,5% de todas as famílias do Alto Tietê foram beneficiadas. 
Os resultados pouco expressivos do programa na região são constatados um mês após o projeto do governo federal completar três anos de lançamento. De acordo com as prefeituras e a Caixa Econômica Federal, ainda nesse ano outras três mil unidades serão entregues para famílias de Mogi e Suzano que ganham até R$ 1,6 mil.


Mesmo que essas entregas realmente ocorram nos próximos sete meses, o total de famílias atendidas (levando-se em consideração o cadastro preenchido há três anos) não ultrapassará os 5%.


Além da pobreza dos números, outro fato chama a atenção: das dez cidades da região, somente Mogi das Cruzes já entregou casas construídas para famílias de baixa renda. E as entregas previstas para o segundo semestre também acontecerão, em sua maioria, no município mogiano. 
O superintendente regional da Caixa, Cristiano Mendonça Ferraz Luz, por meio da assessoria de Imprensa, destaca a grande dedicação e empenho da instituição para contribuir com a redução do déficit habitacional. Sem entrar no mérito da produção zero em vários municípios da região, ele sustenta que o banco contribuiu com as pessoas para a realização de seus sonhos.


Exemplo
Luz ressalta que Mogi foi a cidade que mais recebeu unidades do Minha Casa Minha Vida e, por isso, tem sido tomada como exemplo para todo o País. "Mogi foi uma das primeiras a adotar medidas e mobilizar esforços para implantar o programa. Esta parceria entre o poder municipal, a iniciativa privada e a Caixa resulta em benefícios para a população e tem motivado outras cidades."


Fonte:Mogi News