sexta-feira, 4 de maio de 2012

reclamação: Mães pedem mais vagas em escolas


Famílias que se mudaram recentemente para Jundiapeba dizem que não há infraestrutura suficiente para todos
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Famílias se mudaram recentemente para apartamentos do distrito adquiridos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida
Algumas mães que moram nos empreendimentos recém-entregues do programa Minha Casa, Minha Vida, no distrito de Jundiapeba, estão enfrentando dificuldades para matricular as crianças em escolas próximas aos apartamentos. Algumas estão há alguns dias sem levar os filhos à unidade escolar por causa da distância. A Secretaria Municipal de Educação informou que está atendendo as famílias do programa conforme a disponibilidade de vagas nas instituições de ensino do bairro.


A dona de casa Beatriz Pereira de Araújo, de 29 anos, contou que está há alguns dias sem levar os três filhos às escolas Doutor Álvaro de Campos Carneiro e Vereadora Astrea Barral Nebias. Ela morava às margens do rio Jundiaí e se mudou para a nova casa na sexta-feira passada. "A distância para levar meus filhos ficou grande. Se eu for levá-los a pé, vou precisar de 50 minutos. Para chegar a tempo, é preciso sair de casa às 6 horas". 
Beatriz está preocupada com a situação e afirmou que muitas mães vivem o mesmo impasse. "A Prefeitura nos prometeu que haveria vagas para transferir todas as crianças. Ontem (quarta-feira), uma assistente social informou que as escolas que ficam perto dos apartamentos vão atender as famílias que moravam em bairros distantes", contou. Outra questão levantada pela dona de casa é o medo de ter o benefício do programa Bolsa Família cancelado por causa da falta das crianças nas aulas. "Desde sexta-feira, os meus filhos não estão indo à aula. O Bolsa Família é bloqueado se a criança tiver duas faltas. Queremos uma solução rápida para o nosso problema", ressaltou.


A questão de falta de vagas em escolas e outras unidades de educação e de saúde foi um dos pontos debatidos em uma reunião na Câmara feita no início de abril, que reuniu vereadores e representantes da Coordenadoria de Habitação e da Secretaria de Planejamento e Urbanismo. "É muito bom oferecer casas populares, mas é preciso que a infraestrutura venha junto. É necessário ter um planejamento melhor, pois as famílias que moram nestes apartamentos já fazem parte da população que mais precisa do poder público. E existem mais apartamentos para serem entregues em Jundiapeba", avaliou o vereador Mauro Araú-jo (PMDB).


Resposta
A Secretaria de Educação informou que as famílias que estão sendo transferidas estão tendo prioridade em relação à distância das escolas de suas residências. 
Sobre o caso específico de Beatriz de Araújo, a pasta municipal infor-mou que a filha de 6 a-nos dela foi transferida para a Escola Municipal João Gualberto Mafra Machado e os dois filhos, de 8 e 9 anos, estudarão em período integral na Escola Municipal Professor Mário Portes.


Fonte:Mogi News