sexta-feira, 4 de maio de 2012

Império permanece em praça, Festa do Divino Espírito Santo



DEVOÇÃO Fiéis visitaram ontem o Subimpério montado na Mogidonto
Elton Ishikawa


MARA FLÔRES
Ao contrário da expectativa inicial dos organizadores, a Festa do Divino Espírito Santo de 2012 ainda não poderá contar com o Império dentro da Capela do Divino em construção nos fundos da Igreja Matriz, no espaço onde no passado funcionou a Casa da Criança. Como as obras estão atrasadas em razão das chuvas, o Império vai ocupar, como nos anos anteriores, a Praça Coronel Almeida. A estrutura onde será colocada a imagem e a coroa do Divino começou a ser montada ontem e será liberada oficialmente ao público às 18 horas do próximo dia 17, na abertura da festa.


"Foi esperado até a última hora e a ideia era mesmo colocar o Império na nova capela. Mas, por causa das chuvas, as obras estão bastante atrasadas. Faltam o telhado, piso, então, seria um transtorno montar o Império ali. Diante disso, decidiu-se pela montagem na Praça, como nos outros anos", ressaltou Januário dos Santos, responsável por essa parte da festa.


Segundo ele, a parte das ferragens da estrutura principal do Império, que começou a ser montada ontem, deverá ser concluída dentro dos próximos seis dias e é executada por funcionários da Prefeitura Municipal.


Depois disso, o Império ficará sob os cuidados de Sérgio Vicco, responsável pela ornamentação do espaço reservado para os fieis rezarem e depositarem seus pedidos ao Divino Espírito Santo. É ali, também, o ponto de encontro de festeiros e demais participantes da festa, que começará no dia 17 e vai se estender até 27 de maio, com programação religiosa e folclórica.


"O Império será montado igual ao dos últimos anos, com entrada e saída independentes. Tudo tem que estar pronto para o dia 17, na abertura que será feita às 18 horas", informou Santos. "Sempre é o bispo que corta a fita junto com o prefeito. Esse ano ainda não sabemos quem será", acrescentou, ao fazer referência ao fato da Diocese de Mogi das Cruzes estar sem bispo, já que dom Airton José dos Santos foi nomeado arcebispo de Campinas. As celebrações do Divino, no entanto, deverão ficar a cargo do administrador da Diocese, padre José Eduardo Ferreira.


Apesar desse ano não ser mais possível, na festa de 2013 o Império já deverá ter endereço novo, na Capela do Divino que funcionará permanentemente junto à Catedral, na parte do quarteirão formado pelas Ruas Capitão Manoel Caetano, José Bonifácio e Dr. Paulo Frontin. O projeto, estimado em R$ 350 mil, contempla a construção de uma cúpula e de entrada e saída independentes. No caso, a entrada será pela Rua Dr. Paulo Frontin e, a saída, pela José Bonifácio. A obra é de responsabilidade de Associação Pró-Festa do Divino.


Fonte:O Diário de Mogi