sexta-feira, 9 de março de 2012

Um homem apaixonado por Mogi


JúliaGuimarães

Vindo de Portugal, Julio Simões chegou a Mogi das Cruzes em meados do século passado imbuído de uma enorme vontade de vencer. Visionário, provavelmente já acreditasse que seria um vencedor. Porém, o que não poderia supor é que se tornaria um grande apaixonado por Mogi das Cruzes, onde formou a família, construiu seu império e de onde nunca saiu. O enorme amor do empresário pela Cidade é relatado por gente que conviveu com ele, no trabalho ou na intimidade.


O empresário Tirreno Da San Biagio, diretor do Jornal O Diário, conheceu Julio Simões ainda em 1952, logo que o imigrante português chegou à Cidade. Ontem, Tirreno lamentou o falecimento do amigo e, entre suas considerações, destacou justamente a contribuição do empresário para Mogi das Cruzes. "Ele nunca se iludiu por viver fora daqui. Tudo o que construiu ficou em Mogi. Ele fez pela Cidade muito mais do que muitos mogianos já fizeram".


O empresário Henrique Borestein também conheceu Julio Simões ainda durante a juventude, há mais de 50 anos. Em seu depoimento, ele afirmou que a trajetória de vida do amigo, que nunca abandonou suas raízes, é um exemplo. "Julio foi um desbravador, que se tornou também um dos principais empreendedores do País, sem nunca perder o vínculo com suas origens."


Os amigos José Antonio Cuco Pereira, Nildo Alabarce e Antonio Andere ainda revelaram como o empresário era em seu cotidiano, com destaque para as várias ações de generosidade, mantidas sobre o mais absoluto sigilo sem qualquer publicidade. "Ele parecia ser aquele sujeito durão, mas no fundo tinha o coração boníssimo", disse o vice-prefeito Cuco.


Em entrevista a O Diário, o presidente da Câmara de Mogi, vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, informou que a Casa vai elaborar uma moção de pesar em consideração ao legado deixado pelo empresário na Cidade. Esta será apenas uma das inúmeras homenagens póstumas que Julio Simões terá.


Ontem mesmo, a diretoria da Associação Comercial de Mogi das Cruzes divulgou nota oficial de solidariedade pelo falecimento do empresário. "É um orgulho para Mogi ter uma empresa daqui entre as maiores do País. Isso é resultado da dedicação do senhor Julio e da sua visão estratégica para identificar as demandas do mercado produtivo e montar uma estrutura para atendê-las", disse a presidente Tânia Fukusen.


O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), através dos representantes da Diretoria Alto Tietê, também lamentou a morte de Julio Simões. "O Centro Logístico Intermodal que a JSL construiu há pouco tempo em Itaquaquecetuba, é uma mostra do potencial que esse grupo apresenta. Não há dúvidas de que a empresa construída pelo empresário Julio Simões foi fundamental para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes e cidades vizinhas e para tornar a Região conhecida em todo o Brasil", destacou Werner Ludwig Stripecke, diretor do Ciesp Alto Tietê, em nota oficial divulgada ontem.


Fonte:O Diário de Mogi