sexta-feira, 9 de março de 2012

Novo Museu Comissão de gestão será formada



O projeto do Museu prevê um calçadão na frente do prédio
O Museu de Arte Mogiana (MAM) será gerido por uma fundação que cuidará de todo seu projeto. Por enquanto, uma comissão municipal composta por integrantes da sociedade civil e pela Secretaria Municipal de Cultura está sendo formada. O projeto da implantação do museu traz, além de um novo espaço de cultura para a cidade, a revitalização na área central. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD), afirmou ontem, durante a expansão do Mãe Mogiana, que a Prefeitura espera as próximas conversas com a Telefônica para conseguir permissão para adequar o prédio.


O arquiteto e idealizador do projeto, Paulo Pinhal, passou a integrar ontem este grupo. Ele afirmou que a partir de agora, todos os esforços vão se concentrar na conquista do prédio. "Será formada uma comissão com representantes civis e a Secretaria de Cultura, que depois criará uma fundação para gerir o museu. Ela vai definir e ver a funcionalidade. O espaço trará uma valorização urbana, porque aquela região está degradada, além de valorizar o trabalho dos artistas do município", avaliou. 
O prédio que abrigará o MAM fica no cruzamento das ruas Professor Flaviano de Melo, Padre João e Senador Dantas. Bertaiolli explicou que há alguns meses a administração municipal conversa com a Telefônica para conseguir autorização para utilizar o prédio. "Estamos em negociação. A Telefônica já nos respondeu positivamente sobre a questão, mas fez isso com algumas exigências que ainda não sabemos quais são. Montamos um grupo de trabalho junto com o setor jurídico da Prefeitura e a Secretaria da Cultura, que trabalharão com a Telefônica para a concretização do projeto", explicou.


O objetivo de Pinhal é que o MAM promova cursos e workshops, além de ser um ponto de vendas de obras de arte do município. Tudo isso para que o museu consiga se manter sem a ajuda da administração pública. "Temos de fazer estas ações para que o museu possa se autogerir", acrescentou. (L.N.)


Fonte:Mogi News