sexta-feira, 9 de março de 2012

Educação Mogi tem mais de 15 mil crianças estudando em período integral


Ontem, o prefeito mogiano acompanhou o primeiro dia de aula em tempo integral de uma escola em Jundiapeba
Daniel Carvalho

Os estudantes de unidades de tempo integral fazem, durante todo o dia, uma série de atividades e recebem alimentação completa
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) prestigiou na manhã de ontem o primeiro dia de aula em período integral dos alunos da Escola Municipal João Antonio Batalha, na Chácara dos Baianos, em Jundiapeba.


Na unidade, recém-municipalizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, cerca de 200 alunos passarão a ficar o dia inteiro na escola e receberão cinco refeições balanceadas e nutritivas. Com a nova escola, são mais de 15 mil alunos atendidos em período integral na cidade, entre educação infantil e ensino fundamental.


A escola é a 99ª a atender em período integral. Em toda a cidade, são atendidos 15.036 alunos durante todo o dia desde os 4 meses até os 10 anos de idade. 
"Só estamos implantando o período integral nos bairros da cidade onde as mães mais precisam. Es-ta foi uma das escolas que eu fiz questão de mu-nicipalizar e, agora, ofere-cer período integral. Estamos trabalhando muito para oferecer aos nossos filhos uma educação que possa dar a eles uma oportunidade de vida que nós não tivemos", disse Bertaiolli. Até o fim de 2012, mais de 16 mil alunos deverão ser atendidos pelo programa.


Na João Antonio Batalha, o programa será implantado gradativamente. Inicialmente, os alunos terão oficinas esportivas, além da formação básica. "Vamos implantando aos poucos várias atividades para as crianças, como basquete e futebol. Depois, teremos música, informática e inglês", explicou o chefe do executivo. 
Os alunos que têm aulas de formação básica pela manhã entrarão às 7 horas e sairão às 15 horas e os do período tarde chegarão à escola às 9 horas e sairão às 17 horas. Na unidade, os alunos terão café da manhã, lanche, almoço, outro lanche e jantar.


As amigas Rafaela, Letícia e Daina, alunas do 2º ano, estavam ansiosas pelo início das aulas. "Vamos aprender muitas coisas. Vamos ter aula de esportes, vai ser legal", comemorou Daina.
Mãe de seis filhos, Audenice de Souza Lima Neres tem três deles matriculados na escola: Vitória, de 10 anos, Kaylane, 8, e Geovane, 6. "Será muito bom e, com eles se alimentando aqui, também vai ajudar no orçamento em casa", disse. 
A escola oferecerá a mesma qualidade que em toda a rede municipal de ensino, mas em tempo integral. "Entendemos que o ser humano não é só cabeça, trabalhamos a formação de nossas crianças do ponto de vista humano, seja em período parcial ou integral. Aqui, não teremos só atividades para ocupar o tempo das crianças, mas oportunidades para que elas possam se desenvolver por completo", disse Maria Geny Borges Ávila Horle, secretária municipal de Educação.


Fonte:Mogi News