sexta-feira, 9 de março de 2012

Reconhecimento Mogiano é premiado em concurso nacional sobre práticas de gestão


Projeto surgiu da necessidade de facilitar o acesso da população beneficiária de programas sociais
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Tartaroti: "Trabalho com o único objetivo de servir à população"
O mogiano Rafael Tartaroti, gestor público e técnico da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, teve um trabalho desenvolvido para o poder executivo da capital premiado no Concurso Nacional de Boas Práticas de Gestão. O projeto "Direito à informação: uma estratégia para tornar acessível à situação de benefícios dos programas de transferência de renda" ficou em primeiro lugar na categoria Metrópole entre os projetos analisados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Entre os dias 21 e 23 de março, ele receberá a premiação em Fortaleza, no Ceará. O projeto surgiu da necessidade de facilitar o acesso da população beneficiária de programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Renda Mínima, por exemplo, a informações rápidas sobre o benefício. "Antes da implementação do projeto, não havia disponível informação rápida e personalizada para cada família, gerando transtornos e ônus no recebimento dos benefícios", explicou. 
O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) não gerava relatórios completos, capazes de dar suporte aos funcionários no fornecimento de orientação para cada família. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, Tartaroti desenvolveu um projeto para o atendimento na Central 156, onde dados de cidadãos que já foram ou ainda são beneficiados destes programas ficam disponíveis em um "link de consulta". Este link é restrito a atendentes da central e aos técnicos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), e começou a operar em janeiro do ano passado. Em apenas um mês, o sistema conseguiu diminuir o número de chamadas para informações do Programa Bolsa Família em 63%. "As chamadas tiveram redução porque não há mais repetição de ligações de beneficiários que buscam orientação e não têm resposta imediata. É preciso somente uma chamada para obter a informação essencial sobre seu benefício", disse. 
O gestor público comemora o prêmio. "Para mim, é muito importante este prêmio, pois é um reconhecimento que o trabalho está no caminho certo. Tudo que venho produzindo está gerando bons frutos, não só para mim e para a Prefeitura de São Paulo, mas, principalmente, para a população paulistana, que é o que justifica e motiva o trabalho de um gestor público. Trabalho com o único objetivo de servir à população, acolhendo seus anseios e atendendo suas expectativas". 
Tartaroti é formado em Gestão Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Administração Pública pela TCM. Em janeiro, fez um curso de aperfeiçoamento em Public Administration - University of La Verne, nos Estados Unidos.

Fonte:Mogi News