quarta-feira, 21 de março de 2012

Forças políticas


Divulgação
 
A reunião da comitiva mogiana para reivindicar melhorias ao Fórum de Mogi surtiu resultado e uniu forças políticas em torno de um bem comum: a cidade. Durante o encontro com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivan Ricardo Sartori, foi anunciada a instalação da 5ª Vara Cível, já autorizada de fato, mas que não funcionava ainda na prática. É uma reivindicação antiga que vai melhorar as condições do atual Fórum Distrital de Mogi. Aliás, Sartori já foi juiz em Mogi e conhece bem as necessidades do município.
Prefeituráveis
Num só encontro estiveram três possíveis adversários que se enfrentarão nas urnas nas eleições de outubro: o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) e o presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marco Soares. Além deles, o juiz diretor Luiz Renato Bariane acompanhou a reunião.


Distrital
A instalação de mais uma vara é uma oportunidade para a cidade se livrar do estigma de ser uma das únicas do Estado de São Paulo a ter um Fórum Distrital. A tendência é de que o novo Fórum de Brás Cubas seja transformado em criminal e o do centro, apenas cível. Hoje, o Fórum de Mogi é de entrância final, enquanto o de Brás Cubas é de entrância intermediária, o que deixa os juízes que trabalham nos dois Fóruns em níveis diferentes na carreira.


Acúmulo de funções
Além disso, os juízes julgam ações acumuladamente tanto nas esferas cível como criminal. Arujá e Campinas, que também funcionavam neste modelo antigo, hoje já padronizaram o funcionamento com o modelo existente no Estado de São Paulo. 
Democrático
Ontem, após o encontro, um dos participantes ainda chegou a dizer que Gondim era o mais democrático dos políticos por ter chamado todos para a audiência com o presidente do TJ.


Fonte:Mogi News