quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Saúde União pode instalar clínica para dependentes químicos



Vereador Mauro Araújo afirmou que o Ministério da Saúde deve concretizar o projeto em Mogi
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Ney Sarmento / PMMC


Vereador Mauro Araújo revelou o projeto de trazer a clínica por meio do governo federal ontem, durante sessão na Câmara Municipal
O governo federal planeja instalar uma clínica para tratamento de dependentes químicos em Mogi das Cruzes. A informação foi divulgada pelo vereador Mauro Araújo (PMDB), durante a sessão de ontem na Câmara Municipal. 
Segundo o parlamentar, o projeto deverá ser concretizado pelo Ministério da Saúde por intermédio do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR). "Ela será completa, com condições de receber crianças, adolescentes e mulheres", disse o peemedebista. "Vamos até Brasília acompanhar os trabalhos e verificar quando a cidade será contemplada", disse.


"A unidade de tratamento vai eliminar os gastos que a Prefeitura tem com mandados judiciais e será uma forma de oferecer uma alternativa para estas pessoas", destacou o parlamentar. Em três anos, a Prefeitura viu os gastos com internações por meio de determinações judiciais crescerem de R$ 11,3 mil, em 2009, para R$ 115,2 no ano passado. 
Caso o projeto se concretize, a cidade ganhará uma Unidade de Acolhimento, programa destinado a pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar. A medida faz parte de um conjunto de ações integradas do governo federal, lançadas no fim do ano passado, que visa a aumentar a oferta de tratamento de saúde para dependentes químicos. Está prevista a criação, até 2014, de 400 unidades para atender o público adulto e de 166 pontos exclusivos para o acolhimento infantojuvenil, com idades entre 10 e 18 anos. Cada um dos centros oferecerá tratamento continuado para até 400 pessoas por mês. 
"O Ministério da Saúde precisa intervir, porque eu nunca vi um governo faltar com a palavra como fez o do Estado", disse Araújo, ao lembrar da promessa do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, que prometeu instalar uma clínica semelhante à proposta do governo federal, mas a ideia não saiu do campo das intenções.


Fonte:Mogi News