quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Consumir mais água pode evitar doenças


Aumentar o consumo de água. Esta é a recomendação dos médicos para evitar maiores problemas por causa do calor excessivo. Os profissionais alertam que, apesar dos meses do verão serem úmidos devido às pancadas no final da tarde, a alta temperatura contribui para a desidratação, principalmente de crianças e idosos, aumentando a secreção pulmonar e os riscos de proliferação de viroses e aparecimento de alergias. No entanto, a época é propícia para aqueles que sofrem com doenças respiratórias, pois as precipitações mais frequentes deixam o ar mais limpo.


"Notamos que de janeiro a março, existe uma baixa na incidência de problemas respiratórios. Isso porque as chuvas limpam o ar e a umidade sobe. Os relâmpagos e raios, tão temidos, também ajudam bastante, porque a descarga elétrica aumenta o ozônio na camada de ar atmosférico, o que traz benefícios para o ser humano, porque é bactericida", ressalta o cirurgião torácico e pneumologista Olavo Ribeiro Rodrigues.


Ainda de acordo com o especialista, nesta época, as pessoas se expõem muito à radiação solar, que causa câncer de pele e outras doenças. "O protetor solar é essencial, mas principalmente a ingestão de água deve ser ininterrupta. Nesta época, a herpes labial e o famoso cobreiro são comuns. Já a perda de líquido, pelo suor, causa desidratação e ressecamento da secreção pulmonar. Por isso, beber água é essencial", reforça. As viroses, comuns nesta época, tendem a se proliferar com o Carnaval e viagens em família, quando um grande número de pessoas se junta. "E a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas é outro perigo, pois o álcool deprime a imunidade e nos deixa suscetível a doenças, como o resfriado comum", diz Rodrigues. (M.L.)


Fonte:O Diário de Mogi