quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Salesópolis quer reforçar turismo



IVAN CARVALHO
Especial para O Diário


O prefeito de Salesópolis, Antonio Adilson de Moraes, aproveitou o aniversário da Cidade, que completou ontem 174 anos de fundação e 155 de emancipação político-administrativa, para anunciar as prioridades deste ano eleitoral. A principal meta é desenvolver infraestrutura para melhorar as áreas turística e habitacional. Além disso, o chefe do Executivo pleiteia, junto ao Governo do Estado e à Prefeitura de Caraguatatuba, a criação da primeira estrada ecológica do Brasil.


De acordo com o prefeito, o ecoturismo passa a ser uma das principais prioridades. "Para ter uma ideia, mais de 15 mil pessoas passaram por dia em Salesópolis durante o Carnaval. Todos os hotéis e pousadas estavam lotadas. Acabou o estoque de alimentos e bebidas em vários mercados e pequenos comércios. Como não temos outra alternativa a não ser o turismo, esta será uma de nossas prioridades", disse o prefeito.


A tentativa de pavimentar a Estrada da Petrobrás, que liga o município à divisa de Caraguatatuba e São Sebastião, no Litoral Norte do Estado, pode se tornar grande atração turística. A intenção de Moraes é transformar esta ligação na primeira estrada ecológica do Brasil, mas para isso, será necessário um convênio com o Governo do Estado, Petrobrás e Prefeitura de Caraguatatuba. "Como a Estrada corta o Parque Nacional da Serra do Mar, nosso objetivo é desafogar o trânsito da Rodovia dos Tamoios e autorizar a entrada de carro leves (sem caminhões ou ônibus). Hoje, esta via é usada apenas como trilha de jipes e para motocross. Queremos montar a estrada mais verde do País", comentou.


Salesópolis conta com mais de 35% de moradias irregulares, o que corresponde a mais de 4 mil pessoas em situação de risco ou sem autorização judicial para permanecer no local. "Nossa meta é conseguir a reordenação social da Cidade, com regularização de casa e loteamentos irregulares, além da criação de novas moradias. Aguardamos investimentos do Estado para iniciar estas obras", explica o chefe do Executivo.


O transporte coletivo rural também foi lembrado pelo prefeito, que estuda a ampliação de acessos para escoação da produção agrícola.


Para realizar todas estas mudanças são necessários recursos estaduais e federais, pois a Cidade conta com 98% de área protegida pelo Código Ambiental Brasileiro. "Para construirmos um poço precisamos ter licença. Por isso, não temos como adquirir recursos próprios, precisamos da ajuda do Governo para a Cidade se desenvolver", contou o presidente da Câmara de Salesópolis, vereador Paulo Arouca Sobreira (PSDD).


O que já está previsto no orçamento deste ano é o término da ampliação da Santa Casa, entrega da nova creche - prevista para funcionar em 15 dias -, construção de outra unidade de educação infantil, pavimentação de 45 quilômetros de ruas e investimento urbano (paisagismo).


Festa


Como de costume, o aniversário da Cidade é comemorado junto com a Festa de São José Padroeiro, realizada anualmente de 10 a 19 de março. A abertura do evento acontecer às 17 horas, na Avenida XV de Novembro, com desfile cívico.


Fonte:O Diário de Mogi