terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Patrimônio

Jorge Moraes



A primeira reunião do Conselho Municipal de Preservação Histórico e Paisagístico (Comphap) de Mogi das Cruzes hoje pela manhã, no prédio da Biblioteca Municipal, servirá para traçar as metas para 2012 e dar início às prioridades para o processo de tombamento dos bens históricos da cidade.




Mais ou menos
A quantidade de imóveis identificados como de valor arquitetônico no centro histórico também é outro assunto que poderá ser discutido. Hoje, cerca de 350 estão nesta situação. Há, porém, controvérsias. Há quem acha que o número é maior e há quem acha que é menor.


Lista
Dos 14 imóveis listados pelo Comphap em 2008 para serem tombados como patrimônio histórico, apenas três tiveram estudos concluídos pelo órgão, mas nenhum saiu do papel ainda. No entanto, não estão relacionados no chamado livro do "tombo" em razão de problemas de registro em cartórios municipais.




Modelo
Aliás, Mogi nem tem ainda um "modelo" padrão de ficha ou de livro para o tombamento de imóveis. Todos estes problemas deverão ser discutidos hoje na primeira reunião do ano. Além dos integrantes do conselho, o presidente, João Francisco Chavedar, deve participar.


Daniel Carvalho

No ABC
O delegado regional da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) do Alto Tietê, José Roberto de Almeida, passou a integrar também a diretoria da seção da Uipa de São Bernardo do Campo para os próximos quatro anos como conselheiro. A eleição ocorreu em outubro de 2011, o qual reconduziu João Vicente Necter para mais um mandato à frente da Uipa SBC, a qual a entidade do Alto Tietê é subordinada administrativamente.




Não do bispo
No que se refere às eleições municipais, previstas para outubro próximo, o bispo dom Airton José dos Santos reiterou, nos últimos dias, o seu posicionamento contrário à candidatura de padres a cargos políticos.




Só boatos
"O único caso que temos na Diocese é do padre Gabriel Bina, que, como cidadão, tem desejo de disputar as eleições (a prefeito de Santa Isabel). Ele continua como padre, mas não celebra mais missas. Em Mogi, só há boatos, nada concreto", disse, se referindo aos comentários de que o padre Dorival Aparecido de Moraes teria a intenção de sair também candidato.




Convulsão
O campus Villa Lobos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que realizou neste domingo a segunda fase do vestibular da Fuvest, foi destaque na Imprensa. Durante a prova, um candidato sofreu uma convulsão. Ele foi retirado da sala e, depois de um tempo de repouso, retomou a prova. O estudante teve convulsões após um dos candidatos da sala reclamar da presença da Imprensa no local, que teve, por instantes, a entrada liberada pela Assessoria de Imprensa da Fuvest para fazer imagens.




Sem remédio
De acordo com Leonidas de Oliveira Brandão, coordenador da Fuvest no campus, o estudante sofre de epilepsia e não teria tomado remédio no domingo, daí a convulsão sofrida durante o exame.




Recuperação
O rapaz foi retirado do local da prova e ficou se recuperando em uma sala isolada, mas não foi levado ao médico. Após se restabelecer, o rapaz decidiu voltar para a sala e terminar a prova. A coordenação pediu para a Fuvest dar um tempo extra para o candidato e para os demais da sala onde ele iniciou o exame.
Divulgação





Atribuição de aulas
O processo de atribuição de aulas para 2012 já foi definido pela Secretaria de Estado da Educação. Entre os dias 23 e 31 de janeiro, mais de 200 mil professores devem procurar a escola em que vão atuar ou a respectiva Diretoria Regional de Ensino, de acordo com o regime de contratação do educador. Os docentes podem consultar o calendário completo no portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br).




Titulares
Docentes efetivos e titulares de cargo terão atribuídas as aulas nas escolas já no dia 23, pela manhã. À tarde, o professor que não conseguiu escolher as aulas na escola deve concluir o procedimento na Diretoria de Ensino. Na terça-feira, dia 24, a parte da manhã será destinada a atender os titulares que queiram ampliar a jornada de trabalho. Essa escolha será feita na escola. Quem não conseguiu a ampliação no período diurno, à tarde pode tentar a suplementação na Diretoria de Ensino.




Efetivos
A atribuição dos docentes não efetivos começa no dia 26 de janeiro. A prioridade de escolha é daqueles considerados estáveis, ou seja, professores que já lecionam na rede há certo tempo e conquistaram, por leis diversas, direitos semelhantes aos dos docentes efetivos.




Temporários
Os candidatos à contratação temporária aprovados no processo seletivo realizado pela secretaria no ano passado podem atribuir aulas a partir do dia 26 de janeiro, no período da tarde.


Fonte:Mogi News