terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Câmara pode ter mais um andar


SABRINA PACCA



O novo presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR), quer construir mais um pavimento no prédio onde ficam, atualmente, os gabinetes dos vereadores. A ideia, que deve ser colocada em prática já nos próximos meses, tem como objetivo ampliar o espaço para que a parte administrativa e a política fiquem juntas, em um único local, deixando o anexo separado para eventos, reuniões e encontros promovidos pela sociedade civil.


Ontem, logo pela manhã, Bibo chegou à Câmara para seu primeiro dia de expediente como presidente. No final da tarde, ainda estudava a planta do Legislativo para, além da ampliação, prever as obras necessárias dos sete novos gabinetes que, obrigatoriamente, terão de ser feitos para acomodar os eleitos, a partir de 2013, quando a casa de leis mogiana contará com um total de 23 comandantes e 115 assessores.


A ideia de um novo pavimento depende de autorização da Prefeitura Municipal para ser efetivada. "Nós precisamos saber se podemos ou não construir mais um andar aqui. Hoje são dois, mas queremos um terceiro porque poderemos fazer, na parte de cima, a presidência e a administração, e nos dois andares debaixo, os gabinetes. O anexo, onde atualmente funciona o almoxarifado, setor administrativo e assessoria de imprensa, ficaria livre para os eventos e reuniões, conforme ele foi planejado. Nós vamos pedir uma avaliação da Prefeitura com relação à proposta para conquistarmos o alvará", afirmou Bibo, que ainda não tem um orçamento das obras, mas garante que a Câmara possui verba para isso.


Além dos novos gabinetes e pavimento, Bibo pensa, ainda, em ampliar o estacionamento da casa de leis. "Tenho a intenção de deixar essa parte da frente apenas para os visitantes e construir um estacionamento elevado nos fundos, para os vereadores e assessores. Com os novos colegas, teremos, pelo menos, 40 carros a mais, contando com os automóveis dos vereadores e de seus assessores, fora os visitantes, que também aumentarão", lembrou o presidente.


Até o próximo dia 7 de fevereiro, quando a Câmara volta do recesso, Bibo garante que estará, em tempo integral, atuando no Legislativo. "Já avisei meu pessoal que meu expediente começa às 8 horas, quando farei os despachos. Por enquanto, durante o recesso, venho todos os dias para tomar pé da situação. Já conversei, inclusive, com os vereadores Pedro Komura (PSDB) e Olímpio Tomiyama (PSC) para formarmos uma comissão que modificará o regimento interno, adequando-o aos 23 membros. Tem muita coisa para ser feita", apontou o presidente.


Bibo não estava sozinho na Câmara, ontem. Alguns de seus pares também trabalhavam, normalmente, como Osvaldo Ferreira dos Santos (PP), que garante não ter "um dia de férias". "Aproveito que tem alguns gabinetes fechados e as pessoas acabam vindo no meu. Além disso, fazemos muitas visitas externas. Eu não tiro férias, nunca", afirmou.


Da mesma forma, estavam trabalhando outros vereadores como Jean Lopes (PC do B) e Geraldo Tomaz Augusto (PMDB). Alguns gabinetes abrem para o atendimento ao público, mesmo sem a presença do vereador, como é o caso das salas de Chico Bezerra (PSB) e Mauro Araújo (PMDB).


Fonte:O Diário de Mogi