terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Planos para a Câmara Bibo quer abrir concurso público


Entre os planos, novo presidente quer formar grupo para revisar e adaptar o regimento interno da Câmara
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bibo: "Vou abrir licitação para construir mais um andar", anunciou o novo presidente da Câmara
"Vamos usar 2012 para adaptar a Câmara Municipal a fim de receber o aumento no número de vereadores", afirmou o presidente do Legislativo mogiano, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, logo no primeiro dia de trabalho à frente da mesa diretiva. Eleito por consenso, o republicano, que assumiu o posto antes ocupado por Mauro Araújo (PMDB), começou o mandato com diversos planos, todos eles voltados ao aumento de parlamentares, a partir da próxima legislatura. Os atuais 16 representantes darão lugar a 23.


Entre as iniciativas que ele pretende concluir está o de abrir concurso público, construir mais um andar no prédio político da Câmara para criar sete novos gabinetes, ampliar o número de vagas de estacionamento, comprar seis novos veículos que prestarão serviços aos vereadores e alterar, significativamente, o regimento interno. "Recursos nós teremos", garantiu Bibo. A Câmara terá à disposição um orçamento de R$ 21 milhões. Confira a seguir os principais trechos da entrevista concedida na tarde de ontem:


Regimento interno
"Assim que os vereadores voltarem do recesso, formaremos um grupo com cinco parlamentares para revisar e adaptar o regimento interno. Com 23 cadeiras não será viável permitir que cada um fale na tribuna por 10 minutos, como ocorre atualmente. Uma avaliação aprofunda será feita, mas acredito que três minutos estarão de bom tamanho e, ainda, haverá a possibilidade do líder da bancada falar, enfim, todos terão condições para se manifestar. As comissões também serão modificadas. Os assuntos estão aglutinados, como, por exemplo, a Comissão de Transporte e Segurança, dois assuntos importantes dentro de um mesmo grupo. Vamos separar os temas e, consequentemente, ampliaremos a quantidade de comissões permanentes. O Departamento Jurídico já deu início a este trabalho e atuará em conjunto com a equipe de vereadores. A quantidade de títulos de cidadão mogiano e honra ao mérito será revisada. Minha ideia é permitir que um vereador possa entregar este tipo de homenagem apenas uma vez por ano".




Novo andar
"Precisamos de mais sete gabinetes e vou abrir licitação para construir mais um andar no prédio da Câmara. Pretendo levar a sala do presidente e toda a parte administrativa, que passa do jurídico ao financeiro, para este 3º andar. Atualmente, a presidência funciona no 2º andar e a parte administrativa no prédio anexo. Logisticamente fica complicado porque os departamentos trabalham integrados. O mais caro deste projeto, o elevador, nós já temos. A questão do estacionamento precisa ser resolvida. Serão sete vereadores, todos com carro próprio, mais cinco assessores, além do aumento na quantidade pessoas com veículo que passarão a visitar o Legislativo. Vou contratar uma empresa para construir uma cobertura na atual área de estacionamento, na parte dos fundos do prédio. Será um espaço com vagas de garagem na parte térrea e no 2º andar. Todas cobertas. Temos tempo para abrir as licitações e colocar o projeto em prática".




Prédio anexo
"Quando construirmos o 3º andar as salas no prédio anexo poderão ser utilizadas para aulas de capacitação profissional tanto dos servidores públicos quanto da população em geral. Vou incentivar que o anfiteatro seja utilizado para receber palestras e exposições e que aquele local funcione aos finais de semana. Espero aproximar a comunidade e trazê-la para dentro da Câmara". 


Concurso
"Pedi um levantamento completo para conhecer o que precisaremos adquirir para mobiliar os novos gabinetes e quanto cada um consumirá de papel, combustível, entre outros gastos. Este estudo também me fornecerá informações sobre o número de profissionais que precisaremos contratar. Vou abrir concurso público para motoristas e cargos nas áreas administrativas, como jurídico, almoxarifado e financeiro". 


Fonte:Mogi News