terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Chuvas matam 11 no RJ e em MG


RIO

Pelo menos oito pessoas (seis adultos e duas crianças) morreram devido à chuva em Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro, na madrugada de hoje (9). No principal acidente, um deslizamento de terra às 3h30 soterrou oito casas no distrito de Jamapará e deixou sete mortos. Segundo os bombeiros, cerca de 15 pessoas continuam desaparecidas. As buscas continuavam na noite de hoje. Em outro bairro da cidade, uma casa desabou e matou um morador, de 45 anos. 09/01/2012 - Foto: SINDICLEI FERREIRA /FUTURA PRESS/AE
Pelo menos oito pessoas (seis adultos e duas crianças) morreram devido à chuva em Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro, na madrugada de ontem. No principal acidente, um deslizamento de terra às 3h30 soterrou oito casas no distrito de Jamapará e deixou sete mortos. Segundo os bombeiros, cerca de 15 pessoas continuam desaparecidas. As buscas continuavam na noite de ontem. Em outro bairro da cidade, uma casa desabou e matou um morador, de 45 anos.


A rapidez do deslocamento da terra surpreendeu os moradores de Jamapará, cujas casas ficam em uma encosta, separada do Rio Paraíba do Sul apenas pela BR-393 (antiga Rio-Bahia).


Outros moradores já haviam deixado as casas durante a noite de ontem, logo após o início da enxurrada, prevendo um acidente como o ocorrido em janeiro do ano passado, quando não houve vítimas. Uma família, que tentava deixar o bairro em um Fusca, foi soterrada dentro do carro.


Os mortos resgatados até a noite de hoje eram Luiz Carlos Nassifi, de 40 anos, e sua neta, Ana Maria Costa Bela Nassifi, de 3; um casal identificado como Sérgio e Solange, cujo filho de 8 anos está desaparecido; Rosiani Gomes Bastos, de 23 anos, o filho Josiel, de 3, e Tiago Carvalho, de 18 anos. A avalanche de lama e lixo desceu por toda a encosta e parou apenas na altura do km 108 da pista da BR-393, que permanece interditada.


Na tarde de ontem voltou a chover forte. No início da noite soou alarme anunciando novo deslizamento, mas o alerta era falso. A Defesa Civil não descarta novos deslizamentos de terra, pois a chuva continua.


A topografia de Sapucaia, cercada de morros e situada à margem do Rio Paraíba do Sul, além da ocupação irregular das encostas, são apontadas pelos moradores como as principais causas da tragédia.


Belo Horizonte


Um temporal na madrugada de ontem causou a morte de três pessoas em Além Paraíba, na Zona da Mata mineira, uma das regiões mais castigadas pela chuva no Estado. Com isso, chega a 13 o número de mortes causadas pela chuva em Minas apenas nos primeiros nove dias do ano. A tempestade que atingiu a região também fez com que um prédio de dois andares e quatro apartamentos desabasse em Juiz de Fora.


As primeiras informações passadas ao Corpo de Bombeiros por vizinhos era de que um dos moradores teria ficado soterrado, mas a corporação não confirmou a existência da vítima.


Em Além Paraíba, segundo os bombeiros, um homem foi vítima de soterramento e uma criança de cinco anos morreu afogada após ser arrastada pela água que invadiu a cidade com a elevação do nível do rio Paraíba do Sul.


Durante a tarde, a corporação conseguiu encontrar, após uma denúncia, o corpo de uma mulher que também havia sido arrastada pela correnteza. Ainda de acordo com os bombeiros, outra mulher que teria sido carregada pela enchente continua desaparecida.


Além das mortes, a enchente causada pela chuva ainda deixou Além Paraíba isolada e sem energia elétrica. Os principais acessos ao município, as BRs 393 e 116, foram totalmente interditadas em alguns trechos. Problemas semelhantes ocorreram em Juiz de Fora e Muriaé, na Zona da Mata.


Fonte:O Diário de Mogi