domingo, 8 de janeiro de 2012

Perimetral custará R$ 60 milhões


MARA FLÔRES
Estimado em R$ 60 milhões, o novo trecho da Via Perimetral em César de Souza integra a lista de projetos prioritários que a Prefeitura de Mogi das Cruzes irá elaborar no decorrer deste ano para pleitear, em 2013, a liberação de recursos federais para execução, provavelmente, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O traçado da via, que inclui um viaduto para transposição da linha férrea, pode ser conferido nesta página, numa perspectiva divulgada pela Secretaria Municipal de Planejamento para O Diário.


A proposta em elaboração prevê que o novo trecho da Perimetral ocupe o leito da Avenida Vereador Dante Jordão Stoppa, a partir da fábrica da Elgin e passe pelo Conjunto Habitacional João XXIII até alcançar o Córrego dos Corvos, uma área em curva que, depois, segue paralela à linha férrea (leia mais na página 3).


No caso da Perimetral, é exatamente na altura do Córrego dos Corvos que nascerá o viaduto, o qual vai sobrepor os trilhos da ferrovia também de forma sinuosa até o lado oposto. Ali, numa área hoje não ocupada, terá origem a Avenida Projetada, exatamente a nova extensão do anel viário mogiano.


Paralela à Avenida Ricieri José Marcatto, principal sistema viário de César de Souza, a Perimetral vai passar nos fundos de edificações que são referência no Distrito, como a Cerâmica Marcatto, o ADC da Empreiteira Vidal e a Höganäs Brasil, até sair na Avenida Francisco Rodrigues Filho, onde se encontrará com o primeiro trecho da Perimetral, que faz a ligação entre César de Souza e o Rodeio. A extensão soma próximo de um quilômetro, sem contar o viaduto, que se estenderá por mais cerca de um quilômetro e meio.


"Estamos fechando estudos de contratação de projeto para o trecho entre a Dante Jordão Stoppa e a Francisco Rodrigues Filho, mais a Perimetral como um todo. Mas mesmo que os levantamentos sejam para o anel completo, essa parte de César de Souza é a prioridade, e terá de contemplar o viaduto", informa o arquiteto João Franscisco Chavedar, secretário municipal de Planejamento e Urbanismo.


Dos R$ 60 milhões estimados para esse novo trecho da Perimetral, cerca de R$ 40 milhões deverão ser aplicados apenas na transposição da linha férrea. Os outros R$ 20 milhões são para as desapropriações e abertura das pistas. "É uma obra essencial por conta do desenvolvimento dessa Região. Nós não vamos conseguir, num primeiro momento, fazer o trecho da Perimetral entre a Mogi-Salesópolis e César em razão da transposição do Rio Tietê, mas da Dante Jordão Stoppa para a Rodrigues Filho é fundamental", ressalta Chavedar.


No caso da ligação entre a Rodovia Mogi-Salesópolis e a Avenida Vereador Dante Jordão Stoppa, a Estrada do Rio Acima (divisa com Biritiba Mirim) e a Avenida Presidente Castello Branco (onde está a Bandeirante Energia) já têm feito às vezes da Perimetral. A diferença é que os veículos oriundos dessa região caem pra lá na saturada Ricieri Marcatto – uma avenida de pista simples e duas mãos de direção – a fim de atingir a Perimetral ou mesmo acessar a Rodovia Mogi-Guararema.




Mudanças


Pelo traçado proposto, o trecho novo da Perimetral vai sair na Francisco Rodrigues Filho pelo menos um quarteirão à frente da rotatória que hoje dá acesso para a Avenida Pedro Romeiro, a parte do anel viário que interliga César de Souza e o Rodeio. Por isso mesmo, o projeto em elaboração vai contemplar também o rearranjo do sistema viário neste pedaço.


Paralelo a isso, a Prefeitura negocia uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Nemo Norte SPLF, responsável pelo projeto imobiliário da Fazenda Rodeio, para viabilizar a duplicação da Perimetral na extensão da Avenida Pedro Romeiro, único trecho em que o acesso ainda possui pistas simples.


O fechamento do anel viário da Cidade – iniciado na década de 80, pelo ex-prefeito Antonio Carlos Machado Teixeira - demandará ainda a construção dos trechos entre as Rodovias Mogi-Bertioga, onde o anel viário termina hoje, e a Mogi-Salesópolis, e desta para a futura extensão da Avenida Dante Jordão Stoppa, em César, fechando assim o seu traçado para facilitar o escoamento do trânsito.




Fonte:O Diário de Mogi