domingo, 8 de janeiro de 2012

Censo: Infraestrutura diminui criminalidade

Daniel Carvalho

Imperatriz: "A segurança também evolui com a reurbanização"
As condições sociais, como renda, desemprego, população e heterogeneidade social são indicadores muito mais importantes de variação nas taxas de crime e de resolução de crimes, explicou o autor Bayley Skolnick no livro Policiamento Comunitário: Questões e práticas através do mundo, lançado em 2006.


Da mesma opinião do autor compartilha o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPAM-12), Antonio Carlos Imperatriz.


"Quando o poder público investe em iluminação pública, asfalto e saneamento básico, as condições de vida da população melhoram e, consequentemente, baixam os índices criminais", explicou.


A Polícia Militar dispõe de um estudo que, além de mapear os bairros com os maiores índices de criminalidade, mostra também alguns aspectos sociais do bairro, que vão desde acessibilidade, até a organização das residências.


O mapeamento, por questões estratégicas, não pode ser divulgado pela polícia, mas as ações norteiam e priorizam a prevenção.
"Existe sim uma evolução no quesito segurança nos bairros que passaram por algum processo de reurbanização. Claro que isto não acontece de um dia para o outro, porque para diminuir todos os índices, também é necessário investimento", destacou Imperatriz. (J.S.)


Fonte:Mogi News