terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Indústrias planejam expansão de parques fabris mogianos


Pode alcançar R$ 500 milhões os investimentos que empresas mogianas apresentaram dentro do plano de expansão das suas plantas fabris, o qual deverá sair do papel no período de dois anos, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Só no Núcleo Industrial da Vila São Francisco, quatro indústrias estão buscando a ampliação das suas unidades. A Tecnocurva, do setor de autopeças, já está em construção e vai gerar 300 novos empregos com a nova área de produção. Outras três empresas vizinhas também já deram entrada ao projeto de expansão: a Bimbo do Brasil, antiga Nutrella (setor alimentício), que vai abrir 150 vagas; a Air Products (gases), com mais 150 empregos; e a Imerys (mineração), com 50 postos de trabalho. Nessa mesma Região, consta que a Rinnai também tenta vencer barreiras ambientais para investir na planta. De acordo com o apurado, os investimentos da Bimbo e da Air Products somam R$ 100 milhões. Em César de Souza, a Elgin – uma das mais tradicionais de Mogi das Cruzes - projeta a construção de um novo galpão, com oito mil metros quadrados. Mais adiante, em Sabaúna, a Fábrica de Aparelhos e Materiais Elétricos (Fame) deu entrada num projeto que vai dobrar o tamanho da área fabril – o único existente no bucólico distrito. As intervenções devem começar ainda neste semestre e incluem a implantação de um novo galpão com 15 mil m2, que vai abrigar o depósito de produtos. Com essa transferência, a área atualmente destinada ao armazenamento passará a ser usada pela linha de produção que, assim, poderá aumentar a sua capacidade em até 40%.


Liberado


Está autorizada a construção dos primeiros 4 km, de um total de 8,8 km, de pistas elevadas sobre as várzeas dos Rios Guaió e Tietê, em Suzano. A licença ambiental foi dada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) na última sexta-feira e a SPMar, empresa responsável pela implantação do Trecho Leste do Rodoanel, pode dar início ao que vai ser a segunda maior ponte do Brasil, atrás apenas da Rio-Niterói, com seus 14 km. A previsão é de que os trabalhos comecem ainda neste mês.


Apoio


As ferramentas eletrônicas, definitivamente, integram o "sistema" da Polícia Militar no Estado de São Paulo. Agora, em meio a grande repercussão em torno da ação desencadeada na região da "Cracolândia", na Capital, o comando da PM está solicitando o apoio da população à iniciativa por meio das redes sociais. Seja pelo Facebook, Flickr, Twitter, Orkut e outros, as pessoas podem dar a sua chancela à Operação Integrada Centro Legal.


Inspiração


Painéis que reproduzem fotos antigas de Suzano foram pintados por artistas plásticos locais na parede de um edifício que abrigará salas comerciais, na região central. Os retratos da antiga estação de trem, da Igreja do Baruel, do Templo Budista e a fachada da Prefeitura chamam a atenção pelas dimensões – 8 metros de largura por 4 de altura – e pela proposta de deixar a cidade mais alegre e bonita a partir da redução das áreas degradadas. Iniciativa semelhante foi adotada em Guararema, onde fotos antigas foram transformadas em grandes painéis instalados próximos de pontos turísticos. Em Mogi, a proposta só tem um exemplar no Beco do Sapo, entre a Rua Senador Dantas e a Praça Francisco Ribeiro Nogueira.




Novidade


Um grupo de travestis e transexuais de Mogi das Cruzes se mobiliza para, no próximo dia 29, Dia Nacional da Visibilidade da População de Travestis, promover um ciclo de palestras na Cidade com o objetivo de alertar para os perigos do uso indiscriminado de hormônios e da injeção de silicone, além de prevenir sobre as doenças sexualmente transmissíveis. O evento é o pontapé para a formalização da Associação dos Travestis, Transexuais e Transgêneros de Mogi das Cruzes e Região (Astra), uma organização não-governamental que iniciará as atividades no mês que vem e, entre outras atribuições, irá fazer um censo dessa população no Alto Tietê.


Fonte:O Diário de Mogi