sábado, 22 de outubro de 2011

Médicos são condenados pela venda de órgãos

O julgamento de Taubaté terminou, após quatro dias de intensos debates entre defesa e acusação, com três médicos condenados a 17 anos e seis meses de prisão e multa de R$ 1,75 mil. Eles poderão recorrer em liberdade. O mogiano Mariano Fiore Júnior, Rui Noronha Sacramento e Pedro Henrique Masjuan Torrecillas foram acusados por homicídio, após terem retirado os rins de pacientes ainda vivos, em Taubaté, no Vale do Paraíba, para usá-los em transplantes particulares na Capital. O caso ocorreu em 1986 e foi denunciado pelo médico Roosevelt Sá Kalume, na época diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté. O julgamento também teve a participação de um outro mogiano, o juiz Marco Antônio Montemor, que ganhou destaque pela forma como conduziu o rumoroso caso em sua reta final. Destaque para o momento em que a defesa dos réus solicitou que a câmera da Rede Globo – única emissora no recinto – fosse desligada para preservar a imagem dos réus. Montemor negou o pedido, argumentando que o fórum "é um ambiente público". Do lado de fora do fórum, um dos familiares de Fiore ainda tentou agredir os fotógrafos que se aglomeravam para registrar a saída dos réus já condenados. Ontem, o jornal "O Estado de S. Paulo" noticiou que o médico mogiano, legista e neurologista, foi demitido do serviço público no ano passado e teve sua aposentadoria cassada, por conta de um erro médico que deixou tetraplégico um policial militar, em 2005, após uma cirurgia de hérnia de disco.


Aeroporto
A edição de ontem do jornal "Valor" trouxe reportagem sobre os planos dos empreendedores que querem construir o novo aeroporto metropolitano em Caieiras. Na exposição, um fato chama a atenção: o estudo de tráfego aéreo apresentado por eles foi reprovado pelo departamento competente da Anac, que chegou à conclusão de que o aeroporto, se instalado naquela localidade, prejudicará o tráfego em Guarulhos, Congonhas, Viracopos e Jundiaí.


Na festa


O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) deverá comparecer à Festa do Servidor Público, que a Associação dos Servidores Municipais de Mogi realizará amanhã, entre 10 e 16 horas, em sua sede, à Avenida João XXIII, 500, em César de Souza. Funcionários da Prefeitura, Semae, Iprem, Câmara e seus dependentes participarão do evento em comemoração ao Dia do Servidor Público.


Com Lula


Uma notícia recentemente divulgada pela Agência Estado apresenta o presidente da OAB, advogado Marcos Sores, como a "proposta de renovação do PT para chegar à Prefeitura de Mogi". Na reportagem, o virtual candidato diz que tornou-se conhecido por sua atuação no episódio do lixão e assegura que terá a participação do ex-presidente Lula em sua campanha.


Visita


A reitora da UMC, Regina Coeli Bezerra de Melo, recepcionou, em seu gabinete, na última quinta-feira, um ilustre visitante: o professor João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP). Segundo informações, tratou-se de uma "visita de cortesia", mas é certo que ambos tiveram tempo para comentar sobre o atual estágio da Educação no País.


Fonte:O Diário de Mogi