Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação
Reunião a ser agendada em Brasília foi definida ontem durante protesto pacífico dos chacareiros
Os produtores rurais de Jundiapeba, conhecidos como chacareiros, irão apelar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para que o impasse com a Itaquareia seja resolvido. Cerca de 1.200 famílias vivem em uma área que se transformou no pivô de uma briga judicial entre empresa e produtores. A Itaquareia afirma que o terreno pertence a ela, enquanto os chacareiros contestam este posicionamento. O processo se arrasta há anos.
O encontro em Brasília será intermediado pelos deputados estaduais que formam a Frente Parlamentar em Defesa dos Chacareiros, com a ajuda do deputado federal mogiano Junji Abe (PSD), entre outros.
A reunião a ser agendada foi uma das propostas definidas durante a audiência realizada na tarde de ontem entre os produtores de Jundiapeba e o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Chacareiros na Assembleia Legislativa.
Cerca de 70 mogianos foram até à capital. A viagem foi motivada após os chacareiros voltarem a receber ações de despejo no mês passado, emitidas pela Itaquareia. A retomada das ações ocorre após quase três anos de trégua. Em 2008, um acordo entre empresa e chacareiros foi estabelecido e mais de 500 pedidos judiciais acabaram extintos. O acordo seria mantido até que Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) encontrasse uma solução para o impasse.
Os mogianos também tentarão explicar o caso aos representantes do Incra e aos juízes do Fórum Distrital de Brás Cubas.
Fonte:Mogi News