quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Arigatô

Daniel Carvalho





A colônia japonesa apareceu ontem em peso no lançamento das obras da futura sede da Casa da Agricultura, na rua Braz Cubas, no centro. O consultor para Assuntos Internacionais da Prefeitura de Mogi, André Norio Hiratsuka, traduziu do português para o japonês como ficarão as novas instalações do prédio. A apresentação levou quase dez minutos.


Saudosos bailinhos
Ao discursar, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) deu bom dia em japonês. Em seguida, o presidente do Bunkyo, Kioji Nakayama, lembrou da época em que o prédio, anos atrás, era se sede de "bailinhos" na parte superior, que deixaram muitas saudades. O ex-presidente da Cooperativa Agrícola de Cotia, Haruhiko Yamamoto, também se lembrou da época, segundo ele, "muito gostosa". Hoje, Yamamoto é produtor de ovos de codorna.


Batata quente
Diante de uma plateia gigante de japoneses, Bertaiolli jogou a batata quente no colo dos vereadores da colônia, Pedro Komura (PSDB) e Olímpio Tomiyama (PSC), que terão a tarefa de indicar o nome de uma personalidade do município que batizará o prédio da Casa da Agricultura. Tomiyama não disfarçou o descontentamento com o "presente de grego".


Ruínas
Bertaiolli cancelou a tradicional vistoria que faz a prédios e instalações ou obras da Prefeitura. O motivo: falta de segurança. Ninguém percorreu internamente o antigo prédio. Havia a informação de que as vigas ameaçavam ruir. 


Homem de palavra
O vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, garantiu ontem à coluna que é homem de uma palavra só e como já tinha garantido que votaria no colega Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, para presidente da Câmara, e, inclusive, seria o seu primeiro secretário, ele só mudará de ideia se Bibo declinar do convite ou desistir.


Cargo na mesa
O outro concorrente, Nabil Nahi Safiti (PSD), que já arrematou a maioria dos apoios, procurou Geraldão e lhe ofereceu um cargo na Mesa Diretiva. 


Garantia
Já a vereadora Odete Sousa (PR), também consultada a respeito ontem durante o evento na Casa da Agricultura, disse que se não houver a intervenção do Diretório Municipal do PR, vai apoiar Nabil.




Olha a faca!
O mesmo discurso foi adotado pelo republicano Expedito Ubiratan Tobias, o sargento Tobias, sobre a disputa entre Bibo e Nabil. Ele garantiu ter mais afinidade com Nabil e o titulou como "mais democrático".


Abaixo a caneta!
Ao conversar com a repórter Noêmia Alves, o vereador Tobias também se valeu da frase "Abaixa a caneta" para pedir, de brincadeirinha apenas, que ela não tomasse nota de tudo o que ele falava. 


Poupatempo
Bertaiolli afirmou ontem que a unidade do Poupatempo em Mogi, que ainda não foi inaugurada, está funcionando em fase de testes. Com isso, está tudo certo para que o governador Geraldo Alckmin possa vir a Mogi amanhã para a entrega oficial do posto de serviços. 


Sem limite
O secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcelo Cusátis, afirmou ontem que a situação na cidade já está ficando insustentável por causa da grande quantidade de pacientes com câncer que precisam ser levados até São Paulo, já que o Hospital do Câncer de Mogi não está tendo condições de absorver todos desde que atingiu o limite do teto financeiro para o atendimento. 


Três meses
Durante a última visita de Geraldo Alckmin a Itaquaquecetuba, o governador prometeu que, em 90 dias, o problema seria resolvido após uma auditoria de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde no hospital. Ontem, o Mogi News cobrou informações da Secretaria de Estado da Saúde e a situação está na mesma: sem solução a curto prazo. 
Maurício Sumiya

Outro hospital
A Prefeitura de Mogi, segundo Cusátis, deverá cobrar o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para buscar uma solução: credencia o Centro Oncológico para cirurgias de alta complexidade para que a unidade passe a receber mais verba ou ofereça o serviço num hospital da região, como o Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, ou o Santa Marcelina, em Itaquá. O assunto foi até discutido no colegiado regional da Saúde e entra como prioridade número 1 no momento. 


Eleitos
Rosemeire Tonete de Carvalho foi a mais votada para compor o Conselho de Administração do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem). Ela recebeu 64 votos, seguida por Nicely dos Santos Campolino (27 votos), Maria das Graças Chrispino do Nascimento (24), Liliana Terezinha Gonçalves (22), Iranny Siqueira Franco (15), Hamilton Soares Ramos (14) e Geni Mariano de Oliveira Araújo (10). 


Voto em branco
As eleições foram realizadas no sábado passado, dia 15 de outubro, com 199 votos válidos, nenhum voto em branco e um voto nulo, dando um total de 200 votantes. A votação foi realizada das 8 às 17 horas no restaurante dos servidores, no prédio sede da Prefeitura. O mandato terá duração de três anos.


Fonte:Mogi News