quarta-feira, 19 de outubro de 2011

André do Prado: Frente Parlamentar do Alto Tietê faz vistoria no Hospital Santa Marcelina




Em visita ao Hospital, deputados que representam a região conheceram as demandas e as principais necessidades da unidade
A Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo deputado estadual André do Prado, fez hoje (19) uma vistoria no Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba. Durante visita ao Hospital, os deputados André do Prado, José Candido, Alencar Santana e Heroilma Tavares, conheceram as demandas e as possibilidades de melhoria do serviço prestado na região.


 André do Prado, articulador para a viabilização dos encontros nos hospitais, juntamente com o grupo, reuniu-se com a Diretoria do Santa Marcelina, ocasião em que a diretora Administrativa, Vivian Hart, a diretora Técnica, Marta Rocka e a gerente de Enfermagem, Glória Camargo, apresentaram a estrutura de atendimento, os serviços de referência e o volume de procedimentos. “O Município de Itaquaquecetuba e a região do Alto Tietê têm muito a ganhar com essa atuação da Frente Parlamentar, através dessas visitas, os parlamentares conhecem de perto as principais necessidades da saúde regional”, afirmou Marta.


 Aumento dos leitos de UTI (adultos e neonatal) e de psiquiatria são as principais propostas a serem pleiteadas pelos deputados que representam a região para a unidade. O parlamentar afirmou que a unidade funciona além do seu limite, necessitando de mais investimentos do Governo do Estado no sistema de saúde. Os diretores confirmaram que o número de leitos de UTI é insuficiente para o hospital. São 10 leitos para adultos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 na UTI neonatal. “Está claro que o funcionamento está além do limite, acima do teto. Existe uma demanda grande de pacientes e a unidade não consegue atender”, disse Prado ao observar que o hospital atende todas as dez cidades da região.


André do Prado questionou os atendimentos realizados por mês no Pronto Socorro, sendo informado que o hospital atende uma média de 13 a 15 mil atendimentos/mês. Desses, 1500 mil/mês correspondem às consultas feitas no ambulatório. “O número de atendimentos foi recompactuado, aumentando para 8 mil atendimentos/mês, 5 mil atendimentos já é extra teto”, argumentou.


A visita ao Hospital Santa Marcelina teve duração de 2 horas e compõe um cronograma de visitas da Frente Parlamentar junto aos hospitais do Alto Tietê. Prado ainda garantiu que nos próximos 45 dias os hospitais estaduais e as santas casas do Alto Tietê sejam todos visitados. No final das vistorias um relatório será desenvolvido para ser entregue ao secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, e ao governador Geraldo Alckmin. “Além de cobrar soluções para as estruturas dos hospitais, vamos reivindicar a ampliação de recursos e equipamentos”, apontou o coordenador do grupo.  


Após visitar todas as instituições, vamos cobrar ações concretas para a melhoria dos serviços de saúde. “Queremos conhecer de perto os gargalos, saber como está a operação, a capacidade do hospital e quais as principais necessidades”, destacou.


 Para o coordenador da Frente Parlamentar, o maior desafio na região é o financiamento de ações em prol da saúde. “Estamos trabalhando muito em cima dessa questão, pois a saúde não pode esperar, esta é uma pauta permanente, que a frente parlamentar ficará atenta constantemente”.


 PRÓXIMA VISITA O deputado André do Prado está tentando agendar para a próxima semana uma visita ao Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos. Após será agendada as visitas às santas casas de Mogi das Cruzes, de Suzano, de Salesópolis e de Guararema.



Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado