quarta-feira, 29 de junho de 2011

Zoneamento: Mudanças na Vila Moraes serão votadas hoje na Câmara

Apesar da resistência de alguns vereadores, as alterações no bairro devem ser concretizadas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Parlamentares se reuniram ontem e decidiram votar as alterações que permitirão que a multinacional Daikin se instale na Vila Moraes
Mesmo com a resistência de parte dos vereadores de Mogi das Cruzes, as mudanças no zoneamento da Vila Moraes, às margens da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), deverão ser concretizadas durante a sessão de hoje na Câmara Municipal. A alteração vai permitir que a fábrica de ar-condicionado Daikin possa se instalar no bairro. Em maio, representantes da multinacional vieram à cidade e, com o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), assinaram um protocolo de intenções para a implantação da unidade no município. 
A empresa exigiu da administração municipal uma série de benefícios para a concretização do projeto, entre eles a concessão de isenções fiscais, a liberação das licenças ambientais e a mudança na lei de uso e ocupação de solo. Todas deverão ser atendidas.


Na manhã de ontem, o presidente do Legislativo, Mauro Araújo (PSDB), se reuniu com os colegas parlamentares para chegar ao um consenso e incluir as adaptações da Vila Moraes no grupo de propostas a serem votadas hoje. 
"Alguns vereadores estavam receosos, mas apontamos os pós e os contras e chegamos à conclusão de que a geração de empregos e o nível de arrecadação de ICMS são fatores importantes para o enriquecimento da cidade", justificou Araújo. 
A Daikin é a segunda maior produtora mundial de sistemas de ar-condicionado e a expectativa é de que a unidade mogiana possa gerar até 1,5 mil postos de trabalho.


No começo deste mês, o terreno escolhido pela empresa recebeu críticas em plenário. Na ocasião, os vereadores afirmaram que a multinacional deveria se instalar no Taboão, que, até aquele momento, era o único distrito considerado industrial em Mogi.


Questionado se a cidade passará a ter mais uma área industrial, Araújo disse que o município "ganhará mais opções". 
"Naquela região, já estão instaladas empresas, como a Petrom, e o bairro tem como característica a baixa densidade demográfica", justificou. 
Além da Vila Moraes, as modificações da lei de uso e ocupação de solo propostas na semana passada e votadas hoje vão atingir os bairros Alto do Ipiran-ga, Vila São Paulo, Vila Oliveira, Parque Olímpico, Vila Mathias e Jardim Universo.

Fonte:Mogi News