quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vereador quer a Rota na Cidade. Em definitivo

Tempos atrás, cada vez que a violência se acentuava junto à zona rural de Mogi das Cruzes, o então vereador Sethiro Namie apelava ao Governo do Estado para que enviasse à Cidade algumas viaturas da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a temida Rota, com a missão de patrulhar pontos mais distantes da área central. Por diversas vezes, também por solicitação de outros vereadores, os policiais da Capital vieram a Mogi com objetivo de espantar a bandidagem cada dia mais ousada. Pois agora a Rota poderá vir em definitivo para o Município. Basta o governador Geraldo Alckmin acolher o pedido que o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) está lhe encaminhando, assim como para o secretário Antonio Ferreira Pinto, de Segurança Pública, e para o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo. Tobias, que já recebeu o apoio de outros integrantes da Câmara, está solicitando ao governo estadual que avalie a possibilidade de instalação, em caráter definitivo, em Mogi, de um grupo de policiamento especializado, como a Rota, "visando a defesa da vida e da integridade física da população da Cidade". Na defesa de sua proposta, o vereador que já foi policial militar lembra, entre outras coisas, que "dezenas de policiais militantes foram recentemente remanejados para outros municípios paulistas, desguarnecendo e diminuindo o efetivo policial necessário para a manutenção da segurança." Diz ele ainda que o quadro atual da PM "não consegue acompanhar o crescimento populacional da Cidade, com quase 400 mil moradores", além de apresentar dados estatísticos que mostram o crescimento da criminalidade em Mogi, nos últimos tempos. "Só no mês de abril, a Cidade apresentou um aumento de 120% na violência em relação ao ano passado". Ele também cita o avanço do tráfico de drogas e o aumento no número de homicídios em território mogiano.


Corrupção


O Movimento Contra a Corrupção Eleitoral de Mogi e a Procuradoria Eleitoral do Estado de São Paulo firmaram convênio de cooperação técnica. Com isso, cria-se uma via mais rápida para encaminhamento de denúncias, garante-se maior eficiência ao combate à corrupção na Cidade, segundo o presidente da OAB, Marco Soares. Os primeiros efeitos do convênio poderão ser sentidos já na próxima campanha eleitoral, garante ele.




Viagens


No mês de junho do ano passado, quando a Base Comunitária da Polícia Militar foi instalada no Pindorama, o prefeito em exercício da Cidade era José Antonio Cuco Pereira (PSDB), que substituía o titular, Marco Bertaiolli (DEM), em visita oficial ao Japão. Ontem, durante as comemorações do primeiro ano de operação do setor, Cuco lá estava, novamente como prefeito, por conta de outra viagem de Bertaiolli, agora em férias. "Quem sabe, eu possa estar aqui novamente, na celebração do segundo ano", disse Cuco, bem-humorado, ao lembrar tais fatos, em seu discurso.




Campanhas


À medida que se aproximam as próximas eleições, as sondagens do eleitorado começam a ficar indispensáveis para os futuros articuladores de campanha. Em Mogi, há notícias de pesquisas permanentes de alguns grupos políticos. A novidade, nos últimos dias, foi a presença de pesquisadores em Suzano, indagando assuntos ligados à Cidade e seus políticos. Perguntas típicas de quem sonda o terreno preparando lances futuros.







Mudança


Depois de um longo período filiado ao PTB, o médico Roberto Luiz dos Reis Zanetta pode estar muito próximo de trocar a antiga legenda pelo PR do deputado federal Valdemar Costa Neto. "Vou para lá, se me aceitarem", brinca o ex-vice-prefeito, já descartando, de imediato, qualquer hipótese de uma eventual futura candidatura.




 Fonte:O Diário de Mogi