quarta-feira, 29 de junho de 2011

Resíduos sólidos: Plano de recuperação da Pajoan é negado

Os proprietários do aterro da Pajoan, em Itaquaquecetuba, perderam mais uma. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) entregou um parecer técnico reprovando o plano de recuperação da área onde houve o deslizamento no dia 25 de abril deste ano. A informação foi dada pelo gerente regional da agência ambiental, Edson Santos, durante o Seminário "Resíduos Sólidos - A responsabilidade de cada um", realizado ontem no Sesi de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes. 
A solicitação reprovada foi entregue no dia 15 de junho, de acordo com Santos. Anteontem, os responsáveis pelo aterro entraram com um novo pedido para que possam até sexta-feira, dia 1º de julho, apresentar um novo plano de recuperação do local, onde vieram abaixo 450 mil toneladas de resíduos sólidos.


Sobre a destinação atual do lixo na região, o gerente regional disse que vem sendo feito um monitoramento semanal no aterro Anaconda, em Santa Isabel. O local opera acima de sua capacidade, em caráter emergencial, atendendo as cidades de Mogi, Salesópolis, Biritiba Mirim, Arujá, Suzano e Itaquaquecetuba. Santos afirmou que esta situação deve ser mantida somente na estação seca, pois quando começarem as chuvas em setembro apenas as quatro primeiras cidades poderão recorrer ao aterro. (K.B.)


Fonte:Mogi News