sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sem verba: Deputados se comprometem a ajudar

Sem verba:
Deputados se comprometem a ajudar
Daniel Carvalho
Prado: "O assunto é sério"
Deputados estaduais da região ouvidos ontem pela reportagem prometeram ajudar a resolver o problema da falta de vagas para novos atendimentos no Centro Oncológico e no Hospital do Câncer. Em plenário, o deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) afirmou que o fato dos pacientes terem de se descolar para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) é uma forma de dificultar o tratamento. Ele está questionando o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, sobre a limitação do tratamento de novos casos de cânceres no Estado de São Paulo, principalmente na região do Alto Tietê: "A família já tem gastos significativos, pois a pessoa com câncer precisa de uma alimentação saudável e equilibrada e ainda terá de arcar com as despesas para locomoção, sem contar com o desgaste do paciente".

Em documento, Gondim questiona o Estado sobre os motivos que levaram a estabelecer cotas de atendimento e ainda se o Ministério da Saúde está repassando recursos financeiros condizentes com as necessidades para o tratamento de pacientes oncológicos no Estado de São Paulo.

O deputado estadual André do Prado (PR) disse que conversou com o diretor clínico do Centro Oncológico, Flávio Isaías Rodrigues. O parlamentar contou que no início da próxima semana, se reunirá novamente com o médico e, logo em seguida, deverá encaminhar um pedido aos governos estadual e federal para que mais pacientes sejam atendidos na unidade mogiana, considerada referência no tratamento de câncer na região. "O câncer é uma doença séria e o paciente não pode esperar pelo tratamento", enfatizou Prado.
Ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) comentou a situação. "Nós já ajudamos o Centro Oncológico. Eu atendi os diretores que estão solicitando aumento no teto repassado para o tratamento dos pacientes. Isso é com o Governo do Estado, que é quem tem de analisar essa demanda; mas nós já endossamos esse pedido ao Estado", disse. (L.A.)

Fonte:Mogi News