domingo, 5 de junho de 2011

Histórias dos tempos de Waldemar Costa Filho (II)

O leitor Joel Avelino Ribeiro foi um dos primeiros a encarar o desafio proposto pela coluna a seus leitores, domingo passado, para que enviassem histórias em que o ex-prefeito Waldemar Costa Filho fosse protagonista ou mesmo um simples personagem. Antigo funcionário da Eletropaulo, atual Bandeirante, o leitor também já teve seus dias de polêmica, ao devolver ao Ministério da Previdência, o valor por ele recebido como salário-família. Foi a forma que Joel encontrou para protestar contra os valores irrisórios que eram – e continuam sendo – pagos pelo governo para ajudar na manutenção dos recém-nascidos. O assunto virou polêmica nacional ao ganhar as páginas do jornal "O Estado de S. Paulo" e fazer com que o ministro da época se manifestasse sobre o assunto. Este é o Joel que relembra aquela tarde em que, ao deixar a Eletropaulo, em frente à Prefeitura, onde hoje funciona o Cartório de Registro Civil, foi até o gabinete de Waldemar, em companhia do amigo Nadir Prado. Lá chegando, encontrou um senhor fazendo algumas reivindicações e, a certa altura, disse ao Waldemar: "Olha prefeito, se a gente não resolver o problema daquela senhora, ela acabará se matando". Waldemar abriu a gaveta da mesa, puxou sua carteira, tirou uma cédula e a entregou ao senhor, emendando: "Isso dá para comprar uma lata de formicida? Assim fica tudo mais fácil". A história de Joel lembra a de um político de Braz Cubas que foi ao gabinete do prefeito, que funcionava no primeiro andar do antigo prédio da Caric, na Avenida Voluntário, numa espécie de mezanino, onde uma parede de vidro permitia que ele visse e fosse visto por todos os funcionários que trabalhavam no térreo. O político lhe fez uma série de exigências e, diante da recusa do prefeito, ameaçou se jogar do mezanino. Waldemar não pensou duas vezes: abriu a enorme janela e, em voz alta, para que todos lá embaixo ouvissem, desafiou o nervoso interlocutor a cumprir a ameaça. O que, é claro, acabou não acontecendo.





Lembranças


Outras histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho podem ser enviadas para o endereço eletrônico da coluna, para serem mostradas na edição do próximo domingo.


Até lá!


Alter ego


A possível candidatura do médico e ex-vereador Austelino Ferreira Mattos a prefeito de Mogi das Cruzes nas próximas eleições tem um padrinho polêmico: o presidente da Oscip Guerrilheiros do Itapety, Mário Berti Filho, do PCB.


Velório


O delegado de Polícia, Francisco Del Poente, chama a atenção da coluna para um problema pessoalmente constatado por ele: a ausência, no Velório Cristo Redentor, de um socorrista ou de um enfermeiro padrão que possa dar o primeiro atendimento a alguém que enfrente algum problema de saúde no local, como a autoridade teve oportunidade de constatar.


Procon


O Procon de Mogi elaborou uma cartilha com noções básicas dos direitos e deveres de comerciantes e consumidores. O trabalho será distribuído hoje no Varejão do Mogilar, em julho, no Mercado Municipal e em agosto, no Mogi Shopping Center. Iniciativa do coordenador Isidoro Dori Boucault Neto




Fonte:O Diário de Mogi