domingo, 5 de junho de 2011

Cenário: Produção de detritos cresce 6,8%

Só em 2010 foram quase 61 milhões de toneladas de resíduos, uma média de 378 kg de lixo para cada brasileiro
Daniel Carvalho


Produção de lixo foi seis vezes maior que o crescimento populacional urbano no ano passado; o que mostra a evolução surpreendente de um problema
A quantidade de lixo produzida pela população vem aumentando a cada ano, o que se torna um grande problema para o meio ambiente, já que sua destinação, muitas vezes, é incorreta e ainda não há uma conscientização adequada da sociedade sobre reciclagem e coleta seletiva. 
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado no dia 26 de abril, durante o Fórum Brasileiro de Resíduos Sólidos, o Brasil produziu quase 61 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) em 2010, o que significa uma média de 378 quilos de lixo por ano para cada brasileiro. Este volume é 6,8% superior ao registrado em 2009 e seis vezes maior ao índice de crescimento populacional urbano apurado no mesmo período. 
A publicação apontou que, do total de 61 milhões de toneladas de RSU gerados no Brasil, 51 milhões de toneladas foram coletadas pelos serviços públicos de limpeza urbana. Houve um crescimento de 7,7% no volume coletado, o que indica um aumento na cobertura dos serviços de coleta.


Destinação
A partir das informações divulgadas, também foi possível perceber que, em termos porcentuais, houve uma ligeira melhora na destinação final dos resíduos sólidos urbanos: 57,6% do total coletado tiveram destinação adequada, sendo encaminhado a aterros sanitários, ante um índice de 56,8% no ano de 2009. 
Ainda assim, a quantidade de lixo com destinação inadequada permanece muito alta. Quase 23 milhões de toneladas de resíduos seguiram para lixões e aterros controlados no ano passado, em comparação a 21,7 milhões em 2009. Esse cenário traz consideráveis danos ao meio ambiente, pois os lixões e aterros controlados não têm qualquer mecanismo adequado de disposição e armazenamento do lixo e apresentam riscos de contaminação do solo e da água.


Construção e demolição
Ainda de acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros coletaram cerca de 31 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) no ano passado, 8,7% a mais do que em 2009. 
Esse é um dado que preocupa, já que as quantidades reais são ainda maiores, pois os municípios em geral coletam somente RCD abandonados ou indevidamente lançados em logradouros públicos. Isso porque a responsabilidade pela coleta e destinação final desse tipo de resíduo é do gerador.


Fonte:Mogi News