domingo, 5 de junho de 2011

Cidadania: Atitudes simples que fazem diferença

Ao adotar hábitos, como separar o lixo produzido em casa, o cidadão cumpre papel essencial na preservação
Divulgação



Uma boa solução para iniciar a coleta em casa é adotar duas lixeiras para separar lixo úmido do seco
Não há dúvidas de que a reciclagem e a coleta seletiva são importantes para a preservação ambiental. No entanto, para que haja redução do lixo nas ruas e nos aterros sanitários é necessária a adesão da população. E essa ajuda pode começar dentro de casa, com atitudes simples, como separar o lixo para a coleta seletiva. 
A sociedade, porém, ainda necessita de informação e incentivo para fazer a sua parte, além da própria conscientização. Um grupo de pessoas já despertou para esta nova realidade e promove ações que fazem, sim, a diferença.


A jornalista Ana Carolina Baili, de 29 anos, faz parte deste grupo. Ela começou a reciclar quando ainda estava na quarta série depois de uma aula sobre o assunto. No entanto, a reciclagem de todos os produtos, ocorreu aos 18 anos, quando já tinha carro e pôde levar os materiais até um hipermercado que tem lixeiras separadas: "Também levava alguns produtos que umas amigas me entregavam."




Na prática
Além de fazer o seu papel de cidadã, ela ampliou a ação, com a implantação - há dois anos - de um sistema de coleta seletiva em seu condomínio. A ideia surgiu quando uma amiga falou que no prédio dela tinha sido implantado esse sistema. Ana Carolina pesquisou na Internet e achou uma Organização Não Governamental (ONG) que dava todo o suporte para implantar o sistema: "Eu, a síndica e alguns voluntários fomos a uma reunião e começamos a fazer o trabalho". 
Ela conta que no começo foi difícil, pois muitas pessoas não gostam de mudanças, mas a ONG ajudou: "Depois, foi só fazer campanhas e, aos poucos, todos entenderam a importância da iniciativa."
A síndica faz balanço todo mês mostrando quanto foi recolhido e o valor arrecadado, o que é um incentivo a mais para os moradores. 




Atitude
O médico Paulo Eduardo Truglio Alvarenga, de 55 anos, é outro exemplo de cidadania. Ele faz a separação do lixo e do óleo de cozinha usado em casa há cerca de 20 anos por causa de sua consciência sobre reciclar. 
Ele revela que, após iniciar essa ação, sua casa ficou mais limpa e organizada e fez com que sua conscientização sobre lixo melhorasse, assim como a de seus filhos: "O exemplo é contagioso."


Fonte:Mogi News