domingo, 5 de junho de 2011

Multiplicação

Saiu no Radar Político do site do Estadão esta semana um novo Buda, o Budalocci. Trata-se de uma paródia à invejável multiplicação de patrimônio do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, nos quatro anos em que foi deputado federal (2007-2010), eleito inclusive com votos de Mogi.
Manual de instruções
Segundo instruções de uso, ao obter a imagem do Budalocci, é necessário colocar notas ou moedas num furinho que tem embaixo da louça. O valor "depositado" será multiplicado por 20. Mas tem de fazer uma corrente: passar a "simpatia" a mais 20 amigos para que façam o mesmo, e assim sucessivamente.


Palocci mogiano
Em Mogi, há também gente assemelhada a Palocci na capacidade fenomenal de multiplicar patrimônio. Gente que andava de Opala dos anos 1970 até oito ou dez anos atrás e, embora assalariado, desfila hoje de carro importado. Deve ter feito, antes de todo mundo, a simpatia do Budalocci.


Caldeirão do Rocha
O jornalista Ale Rocha promete prosseguir infernizando, via redes sociais, as autoridades da Secretaria de Estado da Saúde para que ela cumpra com suas obrigações. Como noticiado aqui, ontem, Rocha cobrou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pelo Twitter sobre o bloqueio de verbas para o custeio de tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de novos pacientes do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, clínica sob a batuta competente e honesta do médico Flávio Isaías Rodrigues.


Nefrologia
Agora, Rocha anuncia, em e-mail enviado à coluna, que vai atormentar o Estado numa questão similar: a do aumento de teto para atendimento pago pelo SUS para o tratamento de diálise no Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, coordenado desde 1997 pelos médicos-nefrologistas Altair de Oliveira Lima, Silvana Kesrouani e Rui Alberto Gomes, verdadeiros abnegados na causa de quem sofre de doença renal crônica em Mogi e região.


Interdição
O Ministério Público agiu rapidamente e a UTI Neonatal da Santa Casa de Suzano foi parcialmente fechada na sexta-feira por causa da morte de 12 recém-nascidos em apenas 26 dias.
Todos os motivos
Falta de profissionais de saúde, superlotação, comissão de investigação de infecção hospitalar não-atuante, sistema de ventilação precário e falhas na higienização e limpeza foram os motivos alegados pela promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, que propôs uma ação civil pública contra o hospital, o corpo clínico e o interventor Marco Antonio Grandini Izzo.


                                      Estrela no peito




Sob intervenção da prefeitura desde 2009, o hospital, que já andava mal das pernas, ficou pior com a mão omissa do poder público suzanense, sob a batuta do prefeito Marcelo Candido (PT) e seus competentes assessores que carregam a estrela do PT no peito. Unidos, eles diziam até sexta-feira que não havia nada de errado e que o Diário do Alto Tietê, jornal do Grupo Mogi News, fazia sensacionalismo com as "fatalidades" ocorridas no hospital. Agora, vão ter de se explicar na Justiça.
Dossiê Austelino
O médico e ex-vereador Austelino Ferreira Mattos, pré-candidato a prefeito pelo PP, conforme revelou à coluna há dez dias, montou um dossiê sobre as iniciativas legais gestadas pela Câmara de Mogi e pela Prefeitura, na gestão Junji Abe, para, em tese, combater a ameaça do Lixão.


Austelino em doses
Esta semana, Austelino visitou a Redação do Mogi News trazendo debaixo do braço a lei de iniciativa popular, outra lei julgada inconstitucional na última semana, a emenda oferecida pelo Legislativo a ela, e as assinaturas de vereadores que compunham a Câmara em 2005 e 2006.
Munição pesada
Em suma: Austelino, que não manda recado, mostra um pouco do chumbo grosso que deverá ter nas mãos para a campanha de 2012, norteado que será por seus amigos e advogados Paulo Passos e Dirceu do Valle.


Jorge Moraes/Guilherme Berti/Daniel Carvalho


                                         Fogo no Soares





Passos e Valle, polêmicos como sempre, costumam questionar o presidente da OAB/Mogi, Marco Soares Júnior, que também é ligado ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Movimento "Lixão Não", bem como pré-candidato à Prefeitura, daquilo que alegam ser a incompatibilidade ética de estar em uma entidade das mais importantes da sociedade civil, como a OAB, em movimentos sociais e, ao mesmo tempo, ter interesses políticos-partidários.


Água na fervura
Os questionamentos de Passos e Valle são sempre feitos nos "Meninos da Marilei", debate das quintas-feiras, sob a apresentação de Marilei Schiavi, na Rádio Metropolitana. Soares Jr., com a calma que Deus lhe deu, costuma rebater educadamente dizendo não ver nada demais em ser tudo ao mesmo tempo.


Fonte:Mogi News