sábado, 4 de junho de 2011

Araújo antecipa a volta. E mostra seus planos





Cansado de ter de encarar tantos monumentos e museus, a comida francesa e mais de mil quilômetros de estradas pelo interior da Itália, o 
presidente da Câmara de Mogi, vereador Mauro Araújo (PSDB) decidiu antecipar o retorno ao Brasil e reassumir seu lugar na Câmara Municipal, na última quarta-feira, quase uma semana antes do previsto. Com a "cabeça renovada" e "descansado", Araújo está pronto para "decidir" sua vida política. Diante de um "quase inevitável divórcio com o PSDB", Mauro está buscando cercar-se de todos os cuidados jurídicos possíveis antes de oficializar sua provável saída do partido. A tendência do vereador é seguir rumo ao PMDB, mas antes de qualquer decisão pretende conversar com o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), com o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) e alguns outros amigos e conselheiros. Entre eles, o deputado estadual André do Prado (PR). Qualquer medida que tomar, será "em conjunto de oito a dez mãos", garante o bem-humorado presidente, que não tem pretensões de voos mais altos, devendo disputar a reeleição à Câmara. E se o cavalo passar arreado, uma vice-prefeitura, desde que o candidato tenha chances evidentes de vitória. Araújo também pretende retomar, na Região, a busca de assinaturas em apoio à instalação de um centro de recuperação de dependentes químicos em Mogi. A meta é fazer com que as atuais 45 mil cheguem a 100 mil até o final do mês, quando serão entregues ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), alicerçando a solicitação que será feita em nome da Associação das Câmaras Municipais do Alto Tietê (Acat), que o vereador preside. Além da instalação do Parlamento Estudantil na Câmara, o presidente Araújo quer concluir o projeto de Câmara Verde, que prevê a utilização da luz solar para gera energia e a colocação de lâmpadas de led, de baixo consumo, nas instalações da Câmara.


Livro novo



O historiador Jurandyr Ferraz de Campos e um grupo de antigos alunos estão envolvidos num projeto audacioso: escrever a história dos 400 anos da instalação da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, ocorrida em 1º de setembro de 1611. O ponto de partida do novo projeto é a ata de instalação do Legislativo, encontrada junto ao Arquivo Histórico da Cidade. A obra deverá ressaltar os trabalhos de vereadores que contribuíram para mudar o perfil de Mogi nos últimos quatro séculos. O livro deve ficar pronto até o final do ano.




Dúvida



O presidente do Instituto Cultural e Ambiental Alto Tietê, José Arraes, filiado ao PC do B e virtual candidato a vereador nas próximas eleições, vem sendo procurado por integrantes do PT de Mogi, interessados em fazer com que ele mude de legenda a tempo de disputar o pleito do próximo ano pelo partido. Arraes avalia se fica onde está ou se muda para engrossar os quadros do partido do governo federal.



Bullying


A questão do bullying voltará a ser discutida na UMC. No próximo dia 15, às 19 horas, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, o jurista Luiz Flávio Gomes, o juiz Gioia Perini (da Vara da Infância e da Juventude de Mogi) e os professores de Direito Vitor Monacelli, Walter Vechiato Jr. e Luci Bonini participarão do debate sobre o tema "Bullying: Visão da Justiça". O acesso a acadêmicos e à comunidade é liberado.

Casarão

O artesão japonês Seiji Yoneda, de 62 anos, chegou esta semana a Mogi das Cruzes para concluir a maquete do Casarão do Chá e cumprir uma temporada de workshops em Mogi, Registro e São Carlos. Desta vez ficará por um ano para promover o intercâmbio com professores e estudantes de Arquitetura e Edificações e ensinar a técnica de reprodução de prédios históricos, quase em extinção por conta da tecnologia usada hoje na elaboração de projetos.

Fonte:O Diário de Mogi