sábado, 4 de junho de 2011

Alckmin apoia aeroporto em Mogi






O governador Geraldo Alckmin (PSDB) defendeu ontem, em visita a Guararema, a aplicação de investimentos privados para viabilização do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo. Ele afirmou que as atuais prioridades do Governo do Estado na área são as ampliações de Cumbica e Viracopos, mas defendeu a construção da nova unidade em médio prazo. Alckmin declarou que vê "com bons olhos" a possível instalação do terceiro aeroporto em Mogi das Cruzes.


Nesta semana, a presidente da República Dilma Rousseff (PT) anunciou a privatização parcial dos aeroportos paulistas de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas, como uma medida que possibilitará a ampliação das unidades até a Copa do Mundo de 2014. A intenção é entregar 51% das unidades à iniciativa privada. "Participei de uma reunião com a presidente Dilma, na terça-feira, e transmiti a ela que um dos gargalos do nosso dia a dia é a questão dos aeroportos. Se o governo optou pela concessão, ótimo. O importante é que venha o investimento".


Alckmin afirmou que as grandes "emergências" são a construção do terceiro terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do segundo terminal e segunda pista do Aeroporto Internacional de Viracopos. Ele defendeu que, depois disso, é preciso iniciar as tratativas para construção do terceiro aeroporto. O governador também comentou a possibilidade de Mogi das Cruzes receber o empreendimento. "Essas questões são técnicas e não políticas. Mas vejo com muito bons olhos (o pleito de Mogi das Cruzes)".


O governador informou que, na próxima semana, o secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, se reunirá com a Secretaria de Aviação Civil, criada em18 de março de 2011, para modernizar os aeroportos brasileiros e prepará-los para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. De acordo com Alckmin, uma das missões do secretário será iniciar as tratativas sobre o terceiro aeroporto.


Abreu Filho esteve ontem em Guararema acompanhando o governador. Em entrevista a O Diário, ele esclareceu que a concessão dos aeroportos é federal, mas que cabe ao Governo do Estado a adoção de medidas de cooperação técnica. O secretário informou que conhece o pleito de Mogi para receber a terceira unidade da Região Metropolitana de São Paulo. "Nós vamos sentar na semana que vem com a Secretaria de Aviação Civil para fazer um macroplano de integração dos 31 aeroportos do Estado e início dos estudos de mais esta unidade. Não posso dizer que o Município de Mogi está escolhido, mas também não está excluído".


Fonte:O Diário de Mogi