quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Apae de Arujá comemora chegada de recurso de R$ 50 mil do deputado André do Prado


APAE 1.jpgA Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Arujá comemorou a chegada de novos recursos financeiros à unidade. Os investimentos no valor total de R$ 50 mil foram destinados pelo deputado estadual André do Prado (PR) após solicitação do vereador Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho.

Quando visitou a entidade, o deputado André do Prado avaliou a viabilidade da liberação dos novos recursos. Na época, o parlamentar ficou sensibilizado com a realidade da entidade e se comprometeu a destinar o montante para a compra de novos equipamentos, já que havia urgência em investimentos na área laboratorial.

Para o deputado, a instituição cumpre papel fundamental na sociedade, pois garante cidadania e melhores condições de vida às pessoas que realmente necessitam. "A Apae, através do seu belíssimo trabalho educacional e de formação, tem garantido os direitos das pessoas com necessidades especiais. Estou honrado em poder colaborar com a ampliação das atividades pedagógicas que têm por objetivo o desenvolvimento cognitivo e a inclusão social dos alunos da entidade. Isto nada mais é do que uma parte do nosso trabalho como representante do município de Arujá e da região.”

Segundo a diretora administrativa Genilda Teixeira Carneiro Doria, a unidade atende 200 alunos de diferentes idades. "Tudo é desenvolvido de acordo com a idade, o interesse e a capacidade de cada aluno. A aquisição de equipamentos com o recurso liberado pela emenda do deputado André do Prado será utilizado nas atividades dos alunos. Isso vai facilitar muito o aperfeiçoamento técnico-profissional e programas de inclusão”, comemorou.

O deputado André do Prado, que acompanha de perto as atividades da Apae, sabe das dificuldades da instituição para prestar o serviço de qualidade aos alunos, a maioria oriunda de famílias sem recursos para buscar assistência em instituições particulares. "Saber que os equipamentos vão possibilitar que eles participem mais de atividades e programas é extremamente gratificante. Quero continuar investindo em instituições que realmente contribuem para o desenvolvimento dos alunos", concluiu. 


Fonte:Clarissa Johara 



Deputado André do Prado participa da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Santa Isabel




4.jpgDeputado André do Prado participa da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Santa Isabel

Os moradores de Santa Isabel ganharam nesta semana mais qualidade na área da saúde. Com o objetivo de desafogar a demanda nos hospitais e dar mais agilidade no atendimento de pacientes, o prefeito Hélio Buscariolli inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A cerimônia contou a com a participação do deputado estadual André do Prado, que acompanhou de perto todo o processo de construção do empreendimento e teve papel importante na concretização de mais esse benefício para a população isabelense.

Equipada para atender pequenas e médias emergências, a unidade funcionará como um serviço intermediário entre as unidades de atenção básica e os hospitais. “A população será a grande beneficiada. Será possível desafogar a demanda nas outras unidades e trazer o pacientes para esse novo prédio”, ressaltou o deputado André do Prado. O prédio tem estrutura para garantir o primeiro atendimento, a estabilização e a observação do paciente.

A unidade funcionará todos os dias da semana em horário integral. Os pacientes contarão com equipe altamente qualificada composta por clínicos gerais e pediatras. Os casos de atenção básica à saúde continuarão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A UPA será responsável pelas pequenas e médias emergências, como pessoas com dor de cabeça, febre, mal estar, crises de pressão alta e diabetes. Os casos mais simples serão atendidos nas UBSs, e os mais graves, nos hospitais.

O deputado André do Prado parabenizou o trabalho de Hélio Buscariolli em inaugurar mais uma unidade de saúde para atender com dignidade a população. Por sua vez, em seu discurso, o prefeito fez questão de agradecer o empenho do parlamentar em beneficio da cidade. “André do Prado vem trabalhando muito para trazer investimentos para Santa Isabel”, afirmou.

Como coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, o deputado André do Prado defende a prestação de serviço de qualidade na área da saúde da região. “Estamos atuando frequentemente na melhoria da saúde regional para oferecer atendimento eficiente aos moradores do Alto Tietê. A inauguração da UPA é a concretização de mais uma luta que acompanhamos desde o início. Tenho certeza que estamos contribuindo com o bem-estar da maioria da população que não tem condições para procurar o serviço privado”, disse. A unidade começou a funcionar na última terça feira. 


 Fonte:Clarissa Johara

Mensalão: Veja trechos do relatório do ministro Joaquim Barbosa


Relator do mensalão detalha ação; veja a íntegra
Mensalão: Veja trechos do relatório do ministro Joaquim Barbosa
Na primeira sessão de julgamento, na tarde desta quinta, Joaquim Barbosa lerá um resumo do documento de 122 páginas sobre a ação contra os 38 réus
02 de agosto de 2012 | 11h 57


Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, vai ler nesta quinta-feira, 2, no Plenário do Supremo Tribunal Federal, um resumo do relatório de 122 páginas que fez sobre os autos da ação penal 470. Na íntegra, o documento expõe todas as fases do processo, todas as medidas tomadas durante a instrução, trechos de acusação promovida pela Procuradoria Geral da República e trechos das argumentações das defesas dos 38 réus.


Veja também:
Leia a íntegra do documento
'Situação de Dias Toffoli é delicada', diz ministro sobre júri do mensalão
PERFIL: veja aqui quem são dos 38 acusados
Saiba como será o julgamento do processo 


Joaquim Barbosa destaca: "No julgamento desta ação penal, serão analisados apenas os supostos desvios de recursos da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil. Há outros inquéritos e ações em que se investigam possíveis ilícitos praticados pelas mesmas empresas por meio de contratos celebrados, naquele período, com os Correios, a Eletronorte, o Ministério dos Esportes e outros órgãos públicos."


O ministro relator cita nominalmente todos os acusados, como José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil no governo Lula, denunciado por formação de quadrilha e corrupção ativa.


Trechos da denúncia contra José Dirceu são transcritos pelo ministro relator. "Para o procurador-geral da República, relativamente ao réu José Dirceu, 'Provou-se que o acusado, para articular o apoio parlamentar às ações do governo, associou-se aos dirigentes do seu partido e a empresários do setor de publicidade e financeiro para corromper parlamentares. As provas coligidas no curso do inquérito e da instrução criminal comprovaram, sem sombra de dúvida, que José Dirceu agiu sempre no comando das ações dos demais integrantes dos núcleos político e operacional do grupo criminoso. Era, enfim, o chefe da quadrilha. (...) Nesse sentido, há vários depoimentos nos autos. Marcos Valério (...) confirmou que José Dirceu comandava as operações que estavam sendo feitas para financiar os acordos políticos com os líderes partidários (...)" (fls. 45.123/45.124)."


Sobre Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, o ministro também cita trechos da denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República.


"O procurador-geral da República afirma, ainda, haver provas de que o réu Delúbio Soares era "o principal elo entre o núcleo político e os núcleos operacional - composto pelo grupo de Marcos Valério - e financeiro - bancos BMG e Rural" (fls. 45.136). Seu papel seria "indicar para MARCOS VALÉRIO os valores e os nomes dos beneficiários dos recursos (...)tendo sido, também, o beneficiário final das quantias recebidas" (fls. 45.136)."


Sobre o ex-presidente do PT, à época, José Genoino. "(O procurador-geral) Sustenta, também, que o réu José Genoíno "era o interlocutor do grupo criminoso. Cabia-lhe formular as propostas de acordos aos líderes dos partidos que comporiam a base aliada do governo. Representando José Dirceu, José Genoíno, além de conversar com os líderes partidários, convidando-os a apoiar os projetos de interesse do governo, procedia ao ajuste da vantagem financeira que seria paga caso aceitassem a proposta" (fls. 45.144)."


Fonte:O Estado de S.Paulo

Trajes informais substituem ternos



VISUAL: Edgar Passos, Fernando Muniz, Jorge Paz, Mario Berti, Marco Bertaiolli e Marco Soares (sentido horário) usam trajes mais despojados / Fotos Arquivo


A tradicional imagem do político engravatado está ficando para o passado. O terno, obrigatório em determinadas solenidades, confere às autoridades aspecto elitizado, um tipo de imagem cada vez mais rejeitada por quem ingressa na vida pública. Esta realidade pode ser percebida com clareza ainda maior no período eleitoral, quando o objetivo dos candidatos é se aproximar da população. Nas campanhas, o perfil dos concorrentes é cuidadosamente construído pelos profissionais de marketing, especialmente quando estão em jogo cargos altos como os de governador de Estado e presidente da República. Nas eleições municipais, algumas candidaturas também se atêm a este tipo de preocupação. Estratégia ou não, em Mogi das Cruzes todos os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito estão optando pelo uso de roupas informais. O Diário analisou os visuais escolhidos pelos prefeituráveis para aparições públicas neste início de campanha.
Quando era deputado estadual, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que neste ano concorre à reeleição, comumente usava ternos em seus compromissos. Nas eleições de 2008, ao concorrer para o Executivo pela primeira vez, abandonou a gravata e nunca mais a colocou de volta. Agora, as roupas sérias são utilizadas apenas em compromissos de muita formalidade. Na atual campanha, ele tem ido às ruas da mesma forma com que é visto corriqueiramente na Prefeitura. As camisas de mangas compridas, usadas com cinto e sapatos sociais, ganham ar descontraído ao serem combinadas com as calças jeans. Apesar de informais, as roupas bem passadas e o cabelo sempre muito aparado não tiram de Bertaiolli o visual arrumadinho de “bom moço”, que a julgar pela popularidade apontada nas pesquisas, muito agrada ao eleitorado.
O advogado Marco Antonio Pinto Soares Junior (PT) – que aguarda posição da Justiça Eleitoral sobre a situação de sua candidatura - também surgiu no cenário político mogiano usando os tradicionais terno e gravata, exigidos pela profissão. Era assim que ele comparecia aos eventos das mobilizações populares apoiadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como por exemplo, as reuniões das lutas contra o “Lixão” e o “Cadeião”.
A partir do último ano, no entanto, quando recebeu os primeiros convites para sua candidatura, o petista começou a optar por um visual mais informal e abandonou o gel no cabelo e o penteado usualmente impecável. Na atual campanha, tem adotado postura mais descontraída e é visto nas ruas de camisa, calça jeans e tênis, além do broche vermelho no formato da tradicional estrela do partido.
O candidato do PPS, Fernando Muniz, é bacharel em Direito e trabalha como assessor jurídico em São Paulo. Em suas primeiras aparições públicas nesta campanha, tirou do guarda-roupa os mesmos ternos que usava para trabalhar, como ocorreu na convenção do partido no final de junho. Em visita à sede de O Diário, alguns dias após a oficialização da candidatura, usou gravata e suéter debaixo do paletó. Em pouco tempo, no entanto, mudou de estratégia. Em julho, quando visitou o calçadão de Mogi e comeu pastel no Mercadão, estava usando camiseta polo branca por cima da calça jeans. Apenas o sapato social destoava do visual casual, bastante apropriado para o jovem candidato que tem apenas 24 anos.
O professor Jorge Leonardo Paz, do PSOL, vai para as ruas fazer campanha exatamente como é. A simplicidade das roupas que usa combina perfeitamente com seus ideais de esquerda. O candidato, que frequentemente carrega uma mochila nas costas, gosta de usar tênis e calças jeans. Boa parte das camisetas que escolhe para fazer corpo a corpo é do próprio partido, o que não indica marketing pessoal, mas simbologia evidente. A imagem de um homem pouco vaidoso, com o cabelo sem corte, reflete o discurso socialista do prefeiturável, que defende uma “inversão de prioridades” na implantação de políticas púbicas em defesa do “povo pobre”.
Edgar Luiz de Oliveira Passos, que é candidato pelo PSTU e também recorre da decisão judicial de indeferimento de seu registro, usa roupas básicas. Ele gosta dos tradicionais camiseta, calça jeans e tênis brancos (despreocupadamente sujos). Nos dias mais frios, o candidato usa jaquetas grandes. O símbolo do partido é comum nas blusas ou em broches exibidos pelo prefeiturável de ideias bastante radicais. Nada mais apropriado para um jovem de 28 anos, que defende uma Cidade governada com a priorização das classes trabalhadoras, em detrimento dos interesses da iniciativa privada e das grandes empresas.
Já o visual de Mário Berti Filho (PCB) é difícil de ser definido. Em recente entrevista a O Diário, usou camisa social azul (mal passada, diga-se de passagem) e gravata vermelha. Na ocasião, informou que pretende construir uma imagem mais séria para convencer o eleitor de que não é mais aquele candidato radical que usou chapéu de cangaceiro em eleições passadas.
Nas ruas, tem usado calças de sarja com camisa de manga curta e, nos pés, sapatos sociais. Mas, também não é difícil encontrá-lo circulando pela Cidade com visual bem menos pretencioso. O “novo perfil” do candidato parece ainda estar em construção. De certo, apenas o cabelo tingido de preto para esconder os 63 anos de idade.
Proximidade
O visual informal aproxima os candidatos dos eleitores. Esta não é uma descoberta nova e já era utilizada no passado por políticos como o ex-governador Mário Covas, que comumente dispensava o paletó para eventos com grande presença de público. A estratégia se tornou mais comum depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito e se tornou o maior fenômeno de popularidade do País com seu jeito simples de agir, falar e se vestir. Daí em diante, políticos que tradicionalmente optavam pelo uso de terno e gravata em compromissos públicos, passaram a aparecer em inaugurações e lançamentos de obras vestidos de forma mais simples. Um dos casos mais próximos desta realidade é o do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que em suas visitas ao Alto Tietê tem subido aos palanques com trajes pouco formais.
O publicitário Duda Lima explica que as roupas usadas pelos candidatos são alvo de preocupação dos profissionais de marketing durante as campanhas. Ele conta que, no passado, os políticos usavam ternos porque a intenção era passar uma imagem de seriedade, de importância, de compromisso com o trabalho. “Ninguém usa gravata para uma atividade de lazer. Então, há essa mensagem subliminar estabelecida de que o terno indica que o candidato está preparado. Acontece que ele também pode ser associado à imagem de candidatos almofadinhas, que não amassam barro, que têm pouca relação com os pobres. Então, muitos políticos rejeitam esse perfil atualmente”.
O sociólogo Afonso Pola explica que o efeito das roupas dos candidatos nas campanhas já é algo perceptível desde a década de 1980, quando os partidos começaram a investir mais pesadamente em marketing. “Faz tempo que, em campanha, os candidatos têm se apresentado de forma mais descontraída. Isso tem uma certa coincidência com a valorização do marketing. Hoje, tudo que é feito em política traz um enorme conceito mercadológico. O traje mais formal - o paletó e gravata - coloca uma distância entre os interlocutores, o que não ocorre quando o candidato usa roupa mais informais”.(REPORTAGEM: JÚLIA GUIMARÃES)

Fonte:O Diário de Mogi


Morador de rua é carbonizado



Segundo o delegado Luiz Geraldo Dias, o corpo de Alvares foi encontrado totalmente carbonizado e com o rosto destruído / Foto: Matheus Urenha


O morador de rua Demilson Vicente Alvares, 53, morreu carbonizado após supostamente ter sido perseguido por um grupo de usuários de drogas, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). O caso aconteceu na noite de ontem (1º).
Testemunhas disseram, de acordo com a Polícia Civil, que Alvares tentou fugir do grupo, que tentava roubá-lo.
Ele foi dominado e os rapazes o levaram a um terreno, na rua São Francisco, no bairro Ipiranga. Alvares foi, ainda conforme a polícia, colocado entre dois sofás, com grande material de combustão. Depois, o grupo teria ateado fogo e fugido.
Segundo o delegado Luiz Geraldo Dias registrou na ocorrência policial, as labaredas consumiram o material. O corpo de Alvares foi encontrado totalmente carbonizado, com o rosto destruído.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) constatou a morte dele.
Uma irmã de Alvares reconheceu o corpo e exibiu os documentos pessoais dele. Ninguém foi preso até a manhã de hoje (2).

Fonte:O Diário de Mogi

Mogi é escolhida como subsede da Copa-2014




Prefeito Bertaiolli destacou a importância de Mogi receber a Copa do Mundo de 2014 / Foto Eisner Soares


Mogi das Cruzes está credenciada pelo Comitê Organizador Local (COL) para ser subsede da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A informação foi antecipada nesta quarta-feira pelo site de O Diário. Dos 20 centros de treinamentos indicados para a Fifa em São Paulo, dois deles ficam na Cidade – o Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba, e o Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial. Com isso, oficialmente Mogi está no páreo para abrigar pelo menos uma das 32 seleções que vão disputar o Mundial, sendo que a escolha acontecerá até o final de 2013. Para concretizar esse sonho, tanto o Paradise quanto a Administração Municipal assumiram compromissos de que farão todas as adequações necessárias nos CTs para receberem as equipes. O Nogueirão, por exemplo, passará por uma completa reforma e terá a sua capacidade ampliada para 15 mil torcedores.

A inclusão de Mogi das Cruzes na primeira lista de CTs credenciados pelo COL para receber seleções no Mundial de 2014 foi anunciada ontem pela manhã, num evento realizado em São Paulo, com as presenças do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do gerente de competições e serviços às equipes do COL, Frederico Nantes. À tarde, o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), que acompanhou o anúncio na Capital, transmitiu a notícia para os mogianos. (Mara Flôres)


Fonte:O Diário de Mogi

DP de SP inaugura nova sede em Itaquaquecetuba




A nova sede da Defensoria Pública será inaugurada nesta quinta-feira (03), em Itaquaquecetuba / Foto Divulgação


A Defensoria Pública de São Paulo inaugura nesta sexta-feira (03), às 10h, sua nova sede na cidade de Itaquaquecetuba. O espaço está localizado na Rua Vereador José Barbosa de Araújo, nº 317, Vila Virgínia. A unidade conta com 5 Defensores Públicos, que atuam nas áreas cível, família, fazenda pública e infância e juventude. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A nova sede da instituição dispõe de ambiente arejado e espaçoso, além de um fraldário e uma brinquedoteca para as crianças que aguardam o atendimento dos pais. O novo espaço também está de acordo com padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção.
A Defensoria atende pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com advogados – em regra, pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos. Para comprovar essa situação, o Defensor Público irá perguntar sobre a renda familiar, patrimônio e gastos mensais, e poderão ser pedidos documentos para comprovar as informações.


Fonte:O Diário de Mogi

Julgamento pode chegar a outubro




Ministro do STF, Marco Aurélio, afirma que julgamento pode levar até dois meses / Foto: Gil Ferreira


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio afirmou hoje (2) que, "pelo andar da carruagem", o julgamento do mensalão poderá invadir setembro e até chegar a outubro. Segundo ele, há expectativa de votos longos e os chamados "incidentes", como questões de ordem para discutir o rito processual.
Começa hoje o julgamento no STF do caso de corrupção que marcou o governo Lula. "Há um enorme otimismo quanto à conclusão do julgamento até o fim de agosto. Mas acredito que entre em setembro e chegue até a outubro."
Hoje o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos apresentará questão de ordem para desmembramento do processo. Pela proposta, dos 38 réus, só os três deputados seriam julgados pelo STF. Os demais seriam submetidos aos tribunais de origem.
Sobre essa questão de ordem em si, Marco Aurélio acredita num "score acachapante" de 10 a 1 contra a proposta, sendo ele o único a apoiá-la.
Mais uma vez, Marco Aurélio chamou de delicada a participação do ministro José Antonio Dias Toffoli no julgamento, mas disse que o tribunal só se manifestará se provocado. "Não me cabe ser censor de um colega", afirmou o ministro.
No meio jurídico, há expectativa de que a situação de Toffoli consuma parte do debate desta quinta-feira. (Catia Seabra - Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

É pique! É pique!,Em companhia dos pais, Alessandro e Camila Silveira, dos vovôs, Dodô e Sidemir


É pique! É pique!

O primeiro ano de vida de João Victor Moraes Inácio Silveira foi comemorado em grande estilo na tarde de 29 de julho. A ocasião foi realizada no Spaço Centro Dia Ignez Thuller e contou com o tema central da dupla de palhaços Patati e Patatá. Em companhia dos pais, Alessandro e Camila Silveira, dos vovôs, Dodô e Sidemir, e dos tios Kauê Gonçalves e Dayani Carolini de Oliveira, o pequeno se divertiu a valer e encantou a todos com sua alegria

Meus parabéns para Netinho João Victor e também os Vovôs,Dodô e Sidemir.


Abraço do Luizinho da Vila.
Fonte:Mogi News

Zé Cardoso indeferido


Zé Cardoso indeferido
Erick Paiatto

A Justiça Eleitoral indeferiu, na tarde de ontem, a candidatura de José Augusto Cardoso Filho, o Zé Cardoso, à prefeitura de Suzano. Com essa decisão, Paulo Tokuzumi é oficialmente o único candidato a prefeito de Suzano pelo PSDB neste ano. A deliberação do juiz também cancela as candidaturas dos concorrentes a uma vaga na Câmara pela chapa de Zé Cardoso.


Fonte:Mogi News

Nos Estados Unidos Mogiano conhece Quentin Tarantino


Nos Estados Unidos
Mogiano conhece Quentin Tarantino
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação

Oda: "Um grande cineasta"
Edson Shundi Oda, de 30 anos, realizou o sonho de boa parte dos estudantes de cinema. Ele conheceu, no mês passado, Quentin Tarantino, um dos maiores nomes do cinema atual, conhecido por filmes como "Kill Bill", "Bastardos Inglórios" e "Cães de Aluguel". O encontro foi na Comic-Com, em San Diego, Estados Unidos, por causa da promoção "Django Emerging" realizada pela Red Bull.


Em três dias, o mogiano criou, escreveu o roteiro e gravou o vídeo vencedor do concurso. Seguindo as regras, Oda só utilizou trailer dos filmes de Tarantino ou longas que inspiraram o trabalho do diretor. "Fotografei as telas, recortei e inseri os diálogos. Soube que tinha vencido o concurso numa quinta-feira e, no sábado, já fui encontrá-lo".


Oda contou que Tarantino é uma pessoa acessível e que a conversa com o cineasta fluiu muito bem. "Ele é um dos maiores diretores da atualidade. Seu estilo e voz próprios revolucionaram o cinema. A linguagem de Tarantino é específica. Seu filme ´Cães de aluguel´ é muito diferente e admirado. Ele é um ícone. Estava com receio por causa do peso de seu nome, mas ele é muito espontâneo e simples", destacou o jovem.




Futuro
Agora, o mogiano está de malas prontas e sábado embarcará para Los Angeles. Desta vez, sua estadia será bem mais longa. Oda fará mestrado em cinema na Universidade de Southern Califórnia, local que formou diretores consagrados como George Lucas e Walter Salles. "É um curso bastante concorrido. Foi um processo que levou um ano. Tive de enviar um portfólio e um currículo para ver se meu perfil se encaixava", revelou.


Fonte:Mogi News

Segurança Monitoramento da PM será ampliado


Segurança
Monitoramento da PM será ampliado
Comandante do CPAM-12 explicou que equipes da Força Tática garantirão maior eficácia das operações policiais
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Coronel Mesquita: "Diminuir o número de homicídios e de furtos"
O novo responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM-12), coronel Francisco Alberto Aires Mesquita, afirmou que implantará monitoramento semanal de efetivo para identificar áreas críticas da região. O emprego de equipes da Força Tática nestes locais deve garantir maior eficácia das operações. A diminuição do número de homicídios e de furtos e roubos de veículos serão as prioridades do comando. Este último registrou crescente número em Mogi das Cruzes.


Mesquita reconheceu a falta de efetivo, mas não deu previsão de quando a cidade receberá mais policiais. "Será uma reivindicação futura para poder resolver os clarões. Em breve vamos automatizar o processo administrativo e, com isso, conseguiremos liberar mais policiais para as ruas. A destinação de efetivo depende dos índices criminais e a região é tranquila em relação aos comandos da capital", afirmou.


Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgadas na última semana, 200 veículos foram roubados em Mogi somente nos seis primeiros meses deste ano, índice 100% maior que o valor registrado em 2011. "A prioridade inicial é reduzir os homicídios. Temos um aumento de furtos e roubos de veículos, umas das justificativas para o crescimento deste último podem ser os sistemas de segurança dos carros novos, com isso, os criminosos estão migrando para o roubo", avaliou o comandante.


Ele divulgou que em comparação ao terceiro trimestre de 2011, o número de homicídios teve queda de 14%. "Do primeiro trimestre ao segundo de 2012 o aumento é pequeno. De janeiro a março, foram 38, enquanto de abril a junho, 42 em toda região", justificou. 
O coronel explicou, ainda, que a intensificação do policiamento preventivo e uso de ferramentas tecnológicas serão as armas usadas pela polícia para combater os crimes. 


Fonte:Mogi News

Facilidade Eleitores podem fazer denúncias pela Internet


Facilidade
Eleitores podem fazer denúncias pela Internet
Nova ferramenta permite aos cidadãos avisar a Justiça Eleitoral sobre irregularidades de candidatos, como divulgação em locais proibidos
Jamile Santana
Da Reportagem Local

Ícone da "Denúncia On-line" fica na parte superior direita do site do Tribunal Regional Eleitoral
A Justiça Eleitoral coloca à disposição uma prática ferramenta contra as propagandas eleitorais irregulares. No site www.tre-sp.jus.br/denuncia, um eleitor que flagrar qualquer candidato fazendo divulgação em locais proibidos por lei pode enviar sua denúncia pela Internet. A acusação é encaminhada automaticamente para os juízes eleitorais das três zonas da cidade. Após receber a informação, o juiz determina que um oficial verifique se existe a irregularidade e o responsável é notificado a fazer a retirada do material em até 48 horas. Enquanto isso, o eleitor pode acompanhar as providências adotadas pelo Justiça eleitoral também on-line. 
Até ontem, Mogi das Cruzes ainda não havia registrado nenhuma denúncia por este meio. O site recebe apenas informações relacionadas à propaganda em vias e locais públicos. 
Para os juízes eleitorais da cidade, a ferramenta é muito importante, porque democratiza ainda mais o processo. "É uma forma de o cidadão fiscalizar a atuação de cada candidato", disse o juiz Marcos Alexandre Santos Ambrogi. "É um instrumento que facilita a denúncia. É o povo com os olhos da justiça", detalhou o juiz Luiz Renato Bariani Peres. 
No site, o eleitor preenche um formulário com o endereço e os detalhes sobre onde a propaganda supostamente irregular está sendo feita. No formulário, o eleitor deve informar o número de seu título. Já o endereço, o telefone e o e-mail são opcionais. 
"Também há o DivulgaCand, onde o eleitor pode conferir informações detalhadas e atualizadas de seus candidatos", detalhou Peres.


Fonte:Mogi News

Resposta PPS esclarece desistência de candidato a vereador


Resposta
PPS esclarece desistência de candidato a vereador
Jorge Moraes

Gouvea: "Partido está unido"
O presidente do PPS, Delmiro Gouvea, negou que a candidatura da empresária Jane Hallage ao cargo de vereadora tenha causado a desistência de outros quatro candidatos ao cargo pelo partido. Na terça-feira, Silvio Marques protocolou na 74ª Zona Eleitoral de Mogi das Cruzes uma carta retirando sua candidatura. 
No documento, ele alega que deixou de participar das eleições por estar descontente com decisões tomadas por integrantes da legenda, entre elas, a desistência do deputado Luiz Carlos Gondim à concorrência pela Prefeitura e o lançamento de sua esposa Jane como candidata ao Legislativo. O presidente do partido garantiu que essa é uma atitude isolada e que os candidatos estão trabalhando para apoiar Fernando Muniz, que disputa a vaga do Executivo. 
"O Silvio decidiu retirar a candidatura porque ele viu que a campanha dele não decolou. Ele está usando esse argumento da Jane e do Gondim, mas estas afirmações não se sustentam", defendeu o presidente. 
Com exceção de Silvio, outros dois candidatos desistiram da disputa por motivos particulares e desvinculados ao partido, segundo Gouvea. "Um professor e um empresário desistiram porque isso iria comprometer seus trabalhos, já que é preciso dedicar muito tempo à campanha. O partido não está rachado, estamos todos trabalhando, unidos, em favor da campanha do Muniz. Além disso, nossa meta é eleger de dois a três vereadores".


O deputado Gondim informou que, apesar de não ser candidato, está à disposição do partido.




Resposta de Jane
Jane Hallage Gondim enviou uma carta ao Mogi News em resposta à matéria publicada na edição de ontem sobre a desistência de candidatos a vereador do PPS: "Em atenção à matéria veiculada ontem neste prestigioso jornal, dando conta que minha candidatura à Câmara Municipal teria causado "desistência em série no PPS", convém esclarecer que, contrariamente ao publicado, não foram quatro desistências, mas apenas três. Além disso, dois destes candidatos desistiram de concorrer ao cargo de vereador por motivos estritamente particulares (como pode ser verificado no Cartório Eleitoral). Cabe ressaltar que as respectivas renúncias foram ´protocolizadas´ muito antes da colocação do meu nome à disposição do PPS, tanto que ocupei a vaga de um dos que retiraram a candidatura. Evidente que a única desistência em questão foi sentida por todos os candidatos de nossa coligação, mas, independentemente do que tenha servido de embasamento para essa decisão, ingressei na disputa por uma cadeira no Poder Legislativo de Mogi das Cruzes para somar e não para subtrair. Seguirei com esse espírito até o final, unida com todos os demais 39 candidatos a vereador da Coligação "Mogi de Mãos Limpas". Rumo à vitória!", disse a carta, na íntegra. (J.S.)


Fonte:Mogi News

Crimes serão analisados por semana



Comandante do CPAM-12 disse que Polícia Militar fará mapeamento do crime / Foto Jonny Ueda


O mapeamento semanal das ações criminosas é a principal estratégia do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12) para diminuir as ocorrências de homicídios, latrocínios, tráfico de drogas, roubos e furtos de veículos na Região. A tecnologia nas viaturas, como os tablets, ajudam a otimizar o atendimento operacional em rua.
O plano de ação foi apresentado pelo coronel Francisco Alberto Aires Mesquita, que assumiu a direção do CPAM-12 há duas semanas, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (1), na sede do Comando, quando cada órgão de imprensa só teve direito a fazer duas perguntas. Há 31 anos na Polícia Militar, o oficial chegou à Cidade depois de atuar na 4ª seção do Estado Maior, na Luz, na Capital.
Segundo Mesquita, o Comando já começou a adotar um mapeamento temático semanal nas regiões sob sua supervisão, que abrange Suzano, Mogi, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis e Biritiba Mirim. O levantamento é feito a partir das patrulhas nos bairros e cidades da Região e dos registros de Boletins de Ocorrências feitos pela PM nos batalhões, companhias e bases fixas. “Antes, os dados eram mensais (por meio da Secretaria de Segurança Pública), agora será possível tê-los semanalmente. Desta forma, vai ser possível identificar em quais locais algumas ações como roubos e furtos de veículos, por exemplo, são mais comuns e, na semana seguinte, já agir para combater a ação criminosa. Isso traz muito mais agilidade. Quem sabe um acompanhamento diário no futuro...”, disse. (Lucas Meloni)
Leia matéria completa na edição impressa


Fonte:O Diário de Mogi

Lei será adequada às novas mídias




Adequações na lei foram explicadas pelo prefeito Bertaiolli / Foto Eisner Soares


Adequar a Lei Mogi Mais Viva às novas ferramentas de mídia, mas sem prejuízos para a qualidade visual da Cidade, é um dos principais desafios dos novos membros do Conselho Municipal de Proteção à Paisagem Urbana (CMPPU), empossados no final da tarde desta quarta-feira (1) para o biênio 2012/2014. Implantada pra valer no início de 2010, a Mogi Mais Viva já gerou 119 multas (a punição é de R$ 11,7 mil) e 985 notificações, ao mesmo tempo em que promoveu a despoluição visual de ruas e avenidas a partir de regras rigorosas para a publicidade. Dos 730 outdoors que o Município tinha em dezembro de 2009, por exemplo, o número foi reduzido para 63.
“O principal desafio que temos no Conselho é justamente o de continuar a mostrar o antes e o depois da Lei Mogi Mais Viva porque é muito fácil esquecer como a Cidade estava antes. Portanto, cabe ao Conselho acompanhar o regramento aprovado no final de 2009, mas ao mesmo tempo possibilitar o uso de novas mídias no Município”, adiantou a arquiteta Maria Lúcia de Freitas, que continuará a presidir o CMPPU nesta nova gestão – ela já estava à frente do Conselho no biênio anterior. (Mara Flôres)
Leia matéria completa na edição impressa


Fonte:O Diário de Mogi

Cachoeira presta depoimento hoje




Depoimento fará parte do processo que investiga irregularidades no sistema de bilhetagem do transporte público do DF / Foto Divulgação


O empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, prestará depoimento hoje (1º) no processo que investiga irregularidades no sistema de bilhetagem do transporte público da capital federal. O depoimento está marcado para a parte da tarde na 5ª Vara Criminal de Brasília.
No processo, Cachoeira é acusado pelo Ministério Público de forçar uma dispensa de licitação para a contratação de um sistema de bilhetagem sul-coreana. Esse sistema seria operado por uma das empresas investigadas como integrante da organização criminosa liderada por ele.
A pressão feita pelo empresário para entrar na prestação do serviço no Distrito Federal foi confirmada pelo governador Agnelo Queiroz, durante seu depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, no mês de junho. Agnelo, no entanto, disse que a tentativa não obteve sucesso.
Além de Cachoeira, sete pessoas são acusadas de envolvimento no caso investigado pela Operação Saint Michel, executada pela Polícia Civil do Distrito Federal.
Cachoeira está preso desde o dia 29 de fevereiro quando foi deflagrada a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal que investigou as ações da organização criminosa e suas ligações com as esferas políticas. (Luciana Lima – Abr)


Fonte:O Diário de Mogi

Polícia detém 5 na cracolândia




Cinco pessoas foram detidas em um hotel, na região da cracolândia (centro de São Paulo), durante operação da Polícia Civil que acontece desde as 10h desta quarta-feira (1º). A ação pretende coibir o tráfico de drogas na área. Quatro homens foram detidos por porte de drogas e uma mulher por ser procurada pela Justiça. O número de presos representa um balanço parcial das 11h30.
Cerca de 20 homens da Polícia Civil participam da operação, junto com representantes do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) e a subprefeitura da Sé. Os policiais percorrem hoteis e pensões da região da cracolândia. Até as 11h30, apenas um hotel da rua Conselheiro Nébias, tinha sido vistoriado.
Os suspeitos estão sendo encaminhados para o 3º DP (Campos Elísios). (Luiz Carlos Murauskas – Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

Sarney quer julgamento de forma isenta



O presidente do Senado, José Sarney, espera que o julgamento do mensalão seja sem pressão sobre os ministros / Foto Divulgação


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje (1º) esperar que o julgamento do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ocorra de forma "isenta", sem "pressão e emoção" sobre os ministros. Sarney afirmou que a Corte deve agir sem "influência política", como esperado na democracia.
"O que toda a nação está esperando é que seja um julgamento isento, justo e que atenda às expectativas nacionais, mas ao mesmo tempo que ele seja feito sem pressão e emoção. Acho que a Justiça é feita para não ter influência política nenhuma."
Sem entrar no mérito das denúncias de compra de votos, que derrubou em 2005 o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), Sarney disse que a Justiça é "impossível sem a democracia". "Isso significa justiça com independência e que ela possa julgar todos nós cidadãos baseada nas leis e nas garantias constitucionais."
O senador retomou hoje suas atividades no Congresso depois do recesso legislativo de julho, que terminou ontem. Sarney confirmou que o Senado vai trabalhar em esquema de "recesso branco", com apenas duas semanas de votações em agosto, uma em setembro e uma em outubro, em consequência das eleições municipais.
"Nossa decisão foi realmente não fazer sessão deliberativa [com votações] para que os senadores possam participar das campanhas nos Estados. Sabemos que a eleição municipal é a base de toda eleição. É aquela que o eleitor atira mais perto do candidato", afirmou.
Votações
Entre as prioridades do Senado no segundo semestre, Sarney citou a reforma do Código Penal -elaborada por uma comissão de juristas. O pré-projeto de mudança no código vai ser analisado por uma comissão especial de senadores, depois pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), e ainda pelo plenário da Casa.
"O trabalho feito pela comissão foi excelente. Não pode ter nunca uma obra perfeita e sempre sujeita a melhorias. E acho que ele terá melhorias aqui dentro. Mas na realidade é um código que modernizou a legislação penal brasileira." (Gabriela Guerreiro – Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi