sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Saúde: Paralisação no Hospital Municipal deixa pacientes sem atendimentos

Ontem, apenas um médico dava auxílio; a maioria das pessoas teve de procurar outro hospital para ser atendida
Quem precisou de atendimento médico em Poá se deparou com a paralisação dos trabalhos no Hospital Municipal Dr. Guido Guida, o único da cidade. Os pacientes que chegavam passando mal tiveram que se dirigir aos municípios vizinhos. Na unidade havia apenas um médico dando auxílio para quem estava internado. O motivo da ausência de profissionais no espaço é a falta de higiene, já que a prefeitura deixou de pagar a empresa que presta o serviço de limpeza (leia mais na matéria abaixo).
Algumas pessoas chegavam à unidade com a necessidade de atendimento imediato, como foi o caso da dona de casa Ana Lídia da Silva Maia, de 43 anos. Ela estava com falta de ar e já tem histórico de risco, pois quase infartou um dia antes no próprio hospital. "Ontem (anteontem) consegui atendimento. Cheguei com falta de ar, quase sem conseguir respirar. As enfermeiras até falaram que foi bom eu ter procurado o hospital logo. Mas hoje estou com os mesmos sintomas", contou. Ana, que mora em Poá, seguiu para o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos na esperança de conseguir ser atendida.
Na porta da recepção, as pessoas de deparavam com um aviso dizendo que o hospital está "temporariamente sem condições de atendimento". A situação deixou a catadora de recicláveis Araceli Sarai Pereira, 57, em desespero. Após receber a informação de que não haveria atendimento, ela sentou no banco do lado de fora do prédio e começou a chorar. Ela mora no bairro de Calmon Viana e seguiu à pé até o Jardim Medina, onde a unidade de saúde está instalada. "Fui pega de surpresa. Estou com problemas nas vistas e vim procurar, ao menos, um clínico que possa me ajudar", contou. Ela recebeu orientação para se dirigir ao hospital de Ferraz. "Isso é uma vergonha. Agora vou ter que continuar andando", disse.
A professora Lucimar Ribeiro Barbosa, 39, ficou revoltada com a situação. Ela chegou ao local com fortes dores de cabeça, pois sofre de sinusite crônica e não encontrou ajuda de nenhum profissional da Saúde. "É um absurdo. Falta de atendimento por falta de higiene num hospital. Nunca vi isso. Indignação total", desabafou.
A filha da dona de casa Daiane Silva, 25, tem apenas um ano e estava com infecção intestinal, porém, não encontrou auxílio no único hospital da cidade. "Mandaram eu ir para Itaquá, mas esse é o lugar mais próximo", disse. "Me falaram que o hospital está fechado por falta de limpeza".
A cabeleireira Natália Gonçalves, 32, também procurou ajuda médica na unidade para o filho de 11 anos, mas sem sucesso. "Não esperava encontrar o hospital sem atendimento. E não tem mais nenhuma opção na cidade".

Pessoas que foram ao local encontraram aviso na porta que dizia: 'Hospital está sem condições de atendimento'

Ana Lidia teve ir para o hospital de Ferraz

Natalia Gonçalves: 'Não temos outra opção'

Compartilhe

Fonte:Mogi News