sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Aprovado: Comerciantes e moradores visitam túnel que será inaugurado amanhã

Iniciativa da prefeitura e Associação Comercial deu oportunidade para grupo conhecer a obra antecipadamente
Foto: ACMC/Divulgação


Convidados conheceram obra que interligará as duas ruas, na área central
Os aproximadamente 30 moradores e comerciantes do centro de Mogi não esconderam a satisfação enquanto caminhavam pelo túnel da Sacadura Cabral, sentido centro/bairro, o primeiro do novo complexo viário, que será inaugurado amanhã. Os convidados puderam conhecer de perto na manhã de ontem a obra que vai fazer a interligação entre as ruas Ricardo Vilela e Hamilton Silva e Costa. A inauguração oficial será amanhã, às 10 horas, mas a visita antecipada foi planejada pela prefeitura e Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) com o objetivo de mostrar os resultados para quem sofreu com os reflexos da grande obra por cerca de dois anos.
O cabeleireiro Osni Almeida foi um dos que sofreu com o reflexo da obra, já que o imóvel onde funcionava o seu salão foi um dos desapropriados. Ele mudou para um outro ponto na mesma região e ficou satisfeito com o que viu na manhã de ontem. "Achava que ficaria mais estreito, mas está numa largura boa e a expectativa é de que essa região se desenvolva bastante", opinou. "Mogi é uma cidade muito antiga e conseguir fazer uma obra dessa, mantendo praticamente tudo como era, é mesmo um desafio. Vamos agora esperar pelos resultados", acrescentou o comerciante Marcel Dias, proprietário de uma loja de móveis na saída do túnel.
O túnel centro/bairro está pronto, recebendo apenas alguns serviços de limpeza e sinalização. A obra contempla uma pista com uma faixa de rolamento na entrada e debaixo da linha férrea e duas na saída para a Rua Hamilton Silva e Costa. Os carros deverão circular no local numa velocidade de 40 km/h, com fiscalização através de radar eletrônico já instalado. A previsão é de que o trânsito de veículos seja liberado no sábado, a partir das 14 horas.
"Pelo que vimos hoje, o túnel vai ser muito bom para o trânsito fluir no centro. É uma bela construção, que teve a importante participação dos comerciantes e moradores, os quais passaram por um bom sufoco durante todo o período da obra, mas que esperamos que agora sejam recompensados pela revitalização dessa região", ressaltou o vice-presidente da ACMC, Marco Zatsuga.
Como o túnel é restrito aos veículos, por enquanto os pedestres continuarão a fazer a travessia na passagem de nível da Rua Cabo Diogo.
Prazos
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, informou que o prazo previsto para a entrega do túnel bairro/centro é final de 2017. Porém, a expectativa é de que ainda dentro do primeiro semestre seja liberado o trânsito de veículos na avenida Governador Adhemar de Barros, permitindo a continuação do fluxo que vem da Ricardo Vilela sentido Braz Cubas, e também na rua Cabo Diogo até a Rua Américo Rodrigues.

Fonte:Mogi News