sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

CIDADES: Guarda Municipal recebe mais 30 novos agentes

7 de dezembro de 2016  Cidades  
A cerimônia de diplomação da nova turma no hall da Prefeitura. (Foto: Edson Martins)
A cerimônia de diplomação da nova turma no hall da Prefeitura. (Foto: Edson Martins)

SILVIA CHIMELO
A Guarda Municipal de Mogi ganhou um reforço de mais 30 agentes para a segurança pública na Cidade. O aumento do número do efetivo deverá oferecer maior respaldo à corporação, que se prepara para assumir novas responsabilidades com o projeto de armamento, previsto para começar nos primeiros meses de 2017. O processo está em andamento. A Prefeitura aguarda a direção da Polícia Civil enviar 60 pistolas calibre 38 para serem utilizadas neste trabalho.

A cerimônia de diplomação da nova turma, que inicia o trabalho imediatamente, foi realizada na tarde desta terça-feira (6), no hall da Prefeitura Municipal, com a participação de familiares, representantes das policias Civil e Militar, políticos e autoridades locais. Na ocasião também foi comemorado o 14º aniversário de instalação da Guarda, que conta atualmente com 200 profissionais e possui 15 veículos para realizar as atividades.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), depois de destacar os investimentos feitos pelo seu governo no setor de segurança pública, falou sobre a efetividade da Guarda Municipal para ajudar a zelar do patrimônio público municipal e resolver situações de conflito na Cidade. “Existe um trabalho que passa imperceptível pelas pessoas e que tem que ser exercido com mãos de ferro todos os dias para combater infrações, proibir invasões de áreas, fechar bares que não cumprem a lei, muitas outras coisas”, disse Bertaiolli.

Dos 30 novos guardas municipais formados, 26 são homens e quatro mulheres. O treinamento teve 900 horas aulas de várias disciplinas de atuação da corporação, de acordo com currículo estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça. O curso foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança, com ajuda da Procuradoria do Município e das Guardas Municipais de Guarulhos e de Suzano.

Segundo explicações do secretário de Segurança Pública, coronel Eli Nepomuceno, o processo de armamento dos policiais deve começar a partir de 2017. “Houve atrasos no envio das armas por causa do processo eleitoral, mas já está sendo providenciada a contratação da psicóloga que vai fazer uma avaliação dos guardas antes de autorizar o uso por parte dos agentes, que também receberão treinamento e capacitação para lidar com arma de fogo”, explica Nepomuceno. Ele disse que em um primeiro momento, apenas 60 dos 200 guardas municipais vão usar o equipamento.

A principal atribuição da Guarda Municipal é zelar pela integridade do patrimônio público e apoiar as demais secretarias em ações como abordagem a moradores de rua, fiscalização de ambulantes, Lei Seca, segurança em feiras livres, entre outras. Além disso, ela auxilia a Polícia Militar e a Polícia Civil, por meio do videomonitoramento.

Entusiasmo com o novo trabalho, o novo GM e orador da turma, Carlos Eduardo Oliveira da Silva disse que estão “preparados para enfrentar os problemas do dia a dia, para preservar o patrimônio público e trazer paz para a sociedade”.

Fonte:O Diário de Mogi