quarta-feira, 5 de junho de 2013

campanha Vacinação contra a pólio começa neste sábado

campanha
Vacinação contra a pólio começa neste sábado
Imunização deve ser dada a todas as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade até o dia 21 deste mês para protegê-las da paralisia infantil
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Secretário de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, e médicos da pasta deram coletiva ontem
A Secretaria Municipal de Saúde promove, a partir deste sábado, dia 8, mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil. A ação, que acontece das 8 às 17 horas, em 78 locais (32 postos fixos e 46 volantes, entre os quais: Largo do Rosário, escolas, instituições, além de igrejas), segue até o dia 21 deste mês. A vacinação é indicada para todas as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, independentemente de terem sido vacinadas ou não no calendário de rotina. A meta é imunizar, neste ano, 24.915 mil crianças, o que representa 95% da população desta faixa etária no município. 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, a diferença em relação às edições anteriores é que neste ano será aplicada apenas uma dose (a campanha antes acontecia em duas fases). "Nos anos anteriores, os resultados da imunização têm sido positivos, mas não podemos descuidar, porque somente por meio da vacina é que conseguiremos manter o vírus erradicado em nosso País", afirmou o secretário, informando que o último caso registrado no Brasil foi em 1979. 
A médica da Vigilância Epidemiológica municipal, Tereza Nihei, alerta sobre a apresentação da caderneta de vacinação. "É um documento importante, pelo qual o profissional da saúde poderá observar se a criança tomou a primeira dose (injetável) da vacina contra paralisia nos primeiros meses de vida. Só após essa dose é que é recomendada a vacina oral", explicou a médica, informando que a atualização da caderneta, com aplicação de outras vacinas, deve ocorrer a partir de segunda-feira, nos 21 postos de saúde e 11 unidades do Programa Saúde da Família (PSF). 
A vacina que combate a paralisia infantil é a Sabin, aplicada em gotas na boca da criança, sendo contraindicada somente para casos de pessoas imunodeprimidas, como crianças com o vírus da Aids, em tratamento contra o câncer e história de alergia grave em dose anterior. Caso contrário, a vacina pode ser ministrada até mesmo em casos de febre baixa, diarreia ou outros problemas de saúde de menor gravidade.

Vitamina A
Paralelamente à campanha contra a paralisia infantil, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a partir de sábado uma ação para expandir no município o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. 
Como o próprio nome sugere, trata-se do fornecimento de vitamina a crianças com até 5 anos de idade, por meio de um cadastro prévio.

Fonte:Mogi News