quinta-feira, 21 de março de 2013

Prefeitura é contra projeto de usina de lixo


Prefeitura é contra projeto de usina de lixo
QUI, 21 DE MARÇO DE 2013 00:00
A-A+

Prefeitura rechaça estudo de usina para o Taboão, uma área destinada a receber indústrias/ Foto Arquivo


A Prefeitura de Mogi das Cruzes se posicionou ontem (20), oficialmente, contra o funcionamento de uma usina de lixo particular que a empresa Energia Ambiental S/A pretende instalar no Taboão. O projeto do “Parque de Reciclagem Energética Alto Tietê” é apadrinhado pelo ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra, e foi protocolado na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em meados do ano passado.

Reportagem publicada ontem por O Diário revelou que a proposta não prevê restrição de área de abrangência, o que pode transformar o Taboão em um enorme ponto de recebimento de milhares de toneladas de lixo de diversas regiões do Estado. A Administração Municipal, no entanto, considera que tal empreendimento e seus diversos impactos de vizinhança podem colocar em risco o futuro do bairro com vocação industrial.

O “Parque de Reciclagem Energética Alto Tietê” – projetado para ser instalado em uma área de mais de 100 mil metros quadrados, onde funcionou a antiga fábrica de refrigerantes Milani -  terá capacidade para realizar tratamento de 500 toneladas de lixo por dia. Porém, caso haja demanda, novos módulos do mesmo tamanho poderão ser montados. As informações foram dadas a O Diário pelo ex-secretário da extinta Associação dos Municípios do Alto Tietê (AMAT), Pedro Campos, que forneceu consultoria para a Energia Ambiental na fase de elaboração do projeto. Segundo ele, a usina deverá receber os resíduos domiciliares a preço mais acessível do que os aterros sanitários (cerca de 80% mais barato) e qualquer prefeitura que considere a proposta economicamente viável poderá ser cliente do empreendimento, independentemente do raio de abrangência.

Na prática isso indica que, de repente, Mogi das Cruzes poderá começar a receber lixo da Capital e de outras cidades da Região Metropolitana, ou até mesmo de pontos mais distantes, como o Vale do Paraíba e o Litoral. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi